
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante, na infância, principalmente as habilidades
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante, na infância, principalmente as habilidades
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante,
na infância, principalmente as habilidades básicas: andar, chutar, correr e rebater. Entretanto, este
desenvolvimento não ocorre de modo linear, sendo fundamental que a escola possibilite a criança um
ambiente variado, que proporcione situações inéditas e desafiadoras, estimulando a resolução de problemas
(HAYWOOD e GETCHELL, 2010).
Fonte: HAYWOOD K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5a ed. Porto Alegre:
Artmed; 2010.
Texto 2: “No entanto, há momentos no desenvolvimento das crianças em que há necessidade de avaliar seus
aspectos, sobretudo quando o desenvolvimento delas não apresenta uma condição favorável,
demonstrando dificuldades em sua aprendizagem motora e em se desenvolvimento psicomotor (GABALDO
e BEZERRA, 2019, p.37).
Fonte: GABALDO, D. Y.; BEZERRA, J. P. D. Avaliação dos aspectos de psicomotricidade: uma revisão
bibliográfica. In: PAULA, E. F. et al (org.) Educação: interlocuções, diálogos e reflexões na
contemporaneidade. São Paulo: Pimenta cultural, 2019, p. 33 – 43.
Considerando os excertos acima, analise as afirmativas a seguir:
I. No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação,
dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos
psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
II. No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança
referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns
dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o
equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e
seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


