Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do desenvolvimento psicomotor, visto que

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do desenvolvimento psicomotor, visto que

Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do
desenvolvimento psicomotor, visto que, assegura a postura, atitudes, emoções, mímicas, sendo responsável
pelas manifestações motoras do sujeito.
Fonte: FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores
psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
Texto 2: A função tônica, é definida como um comportamento e tem por função manter, a todo instante, o
músculo num grau de tensão ótimo, que prepare a ação ajustada. Esta função exerce-se em todos os
músculos do corpo, regulando a todo instante as diferentes atitudes. As variações do tônus que são devidas
aos estados de hipo ou hipertonia, ou de espasmo, estão na base das emoções (BASTOS, 2007, p.15).
Fonte:BASTOS, A. C. F. H. Tônus e equilíbrio: os distúrbios psicomotores na visão da fisioterapia.
Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Centro de Treinamento de desenvolvimento -CETREDE,
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, p.49, 2007).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao final de uma brincadeira na quadra, onde as crianças correram, saltaram e jogaram bola, a professora
solicitou que os alunos deitassem no chão, fechassem os olhos e ouvissem a música. Ela colocou uma
música calma e pediu para que respirassem devagar. Logo todos estavam bem relaxados. Nesta situação
podemos dizer que os músculos das crianças saíram de um estado de hipertonia para uma hipotonia.
PORQUE
II. A hipertonia pode desencadear a extensão tanto do tronco quanto dos membros, sendo uma das
alterações importantes da tonicidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho