
Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998)
Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998)
MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025
O processo de ensino no ambiente escolar deve conter sempre um conteúdo rico e adequado, para favorecer o desenvolvimento esportivo e aumentar o repertório motor dos alunos. Por isso, o futuro profissional de educação física deve compreender cada fase do desenvolvimento e suas características, além de ter o entendimento de como elaborar atividades que englobem alunos de ambos os sexos na sua prática escolar.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar. Maringá, 2024.
Assim, para realizar esta Atividade Mapa, você deverá responder às questões relacionadas aos conteúdos abordados nas Unidades III e IV do livro da disciplina:
Questão 01. Garganta (1998) apresenta o desenvolvimento do jogo como um processo progressivo, dividido em quatro fases, que se diferenciam a partir de três indicadores fundamentais: a estruturação do espaço, a comunicação na ação e a relação com a bola. Esses aspectos evoluem gradualmente, desde um estágio inicial mais desorganizado até um nível avançado de elaboração tática e coordenação coletiva. Com isso, descreva, de forma breve e com suas palavras, quais são essas quatro fases e suas características:
Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998), elabore duas atividades práticas para estimular o desenvolvimento dos jogadores, sendo uma para a Fase Anárquica e outra para a Fase de Elaboração.
No livro há exemplos dessas atividades, mas você deve criar propostas diferentes das apresentadas.
Itens obrigatórios para cada atividade:
Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.
Material – Liste os itens necessários para a realização.
Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.
Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.
Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.
Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente.
Questão 03. As mulheres enfrentaram barreiras no esporte, sendo desencorajadas ou proibidas por décadas. Com a luta por direitos, conquistaram espaço, mas ainda há desafios. Na educação física, estratégias pedagógicas inclusivas garantem a participação equitativa, promovendo respeito e adaptação das regras, incentivando a integração e colaboração entre todos os alunos. Desta forma, você deverá criar uma atividade esportiva que promova a inclusão e a participação de todos de forma equitativa. A atividade precisa ser original e não pode ser igual às propostas no livro.
Itens obrigatórios para a atividade:
Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.
Material – Liste os itens necessários para a realização.
Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.
Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.
Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.
Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente.
Segue um exemplo da representação gráfica, página 97 do livro didático:
A representação gráfica pode ser criada da forma que o aluno entender necessário. Pode ser feita à mão e anexado foto (desde que seja legível), ou criados a partir de aplicativos de desenho.
Orientações finais - Importante:
- É obrigatório a utilização do MODELO MAPA, disponível em Material da Disciplina, em seu Studeo, para realizar a atividade.
- Leia com atenção as unidades indicadas e responda às questões de forma clara e objetiva.
- É importante entender o conteúdo de cada unidade, para conseguir responder às questões.
- Cópias parciais ou totais serão zeradas (incluindo cópias das atividades do livro).
- Poste seu arquivo em formato Word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
- Certifique-se se o arquivo enviado está correto.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar decréscimo em sua nota.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


