
QUESTÃO 01. As lutas representam um dos componentes da cultura corporal dentro da educação física
QUESTÃO 01. As lutas representam um dos componentes da cultura corporal dentro da educação física
MAPA - BEDU - LUTAS - 54_2024
QUESTÃO 01. As lutas representam um dos componentes da cultura corporal dentro da educação física e atualmente compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não devendo ser negligenciada dentro da escola. Ao incluir as lutas em suas diretrizes a BNCC compreende sua importância na formação de valores como “respeito, disciplina e trabalho em equipe, além de contribuir para a consciência corporal e o condicionamento físico dos alunos” (ROSA, 2023, p.46).
Apesar de fazer parte do currículo escolar, o ensino do conteúdo lutas ainda se encontra limitado aulas extracurriculares, equipes esportivas ou convidados externos ao meio escolar. A negligência com essa temática, de acordo com professores de educação física, ocorre devido à poucas vivências e experiências, falta de materiais e espaços adequados, assim como o receio de tornar os alunos mais agressivos. Seja no contexto escolar ou fora desse ambiente para trabalharmos o conteúdo lutas, é necessário realizar um trabalho inicial de conscientização apresentando ao aluno, aos seus responsáveis e para a equipe de trabalho, a sua essência, seus objetivos e sua importância na formação dos valores e do caráter do ser humano.
Fonte: adaptado de ROSA, J. L.. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.
A partir das informações acima, responda o que é solicitado a seguir:
- a) Quais as diferenças entre “lutas” e “brigas”? (Descreva no mínimo três elementos que diferenciem).
- b) Descreva quais estratégias (vídeo, imagem, roda de conversa, slides, etc.) e como VOCÊ explicaria a diferença entre “Lutas” e “Brigas” para alunos (de escola ou de projetos sociais) com idade entre 10 e 14 anos. (Observação: Esta pergunta requer uma resposta pessoal).
QUESTÃO 02. As lutas contribuem com a formação integral dos alunos, valorizando a segurança e respeitando suas limitações ao ensinar o conteúdo lutas, o professor poderá trabalhar seus aspectos históricos, culturais e pedagógicos. Assim como, utilizar a ludicidade, os jogos e brincadeiras como recurso de ensino e aprendizagem. Ao ensinar de forma lúdica podemos utilizar os jogos de lutas como recurso, trabalhando modalidades de agarre (e mantendo o contato corporal constante), modalidades de média distância (o contato ocorre no momento da aplicação do golpe) ou longa distância (utilizando implementos como espadas, bastões, dentre outros).
Fonte:ROSA, J. L.. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.
TERLUK, M. G.; ROCHA, R. E. R. Metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma revisão integrativa. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 49-54, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26445. Acesso em: 29 ago 2024.
Considerando a importância dos jogos para aprendizagem das lutas, escolha UMA das três modalidades de jogos de lutas (agarre, média distância e longa distância) e desenvolva DUAS atividades que auxiliem no processo de iniciação. Cada atividade deve atender aos seguintes tópicos:
- Tema (jogos de agarre, média distância, longa distância)
- Objetivos (direcionar para o aluno: o que o aluno deverá ser capaz de realizar/alcançar com a atividade)
- Nome do Jogo (atribua um nome ao jogo escolhido).
- Idade (Qual faixa etária será atendida?)
- Materiais necessários (quais materiais serão necessários para a realização de cada atividade, quantas unidades de cada material).
- Número de participantes (necessários para realizar cada atividade).
- Apresentação do Jogo (descrever passo-a-passo como o jogo será realizado).
- Avaliação (apresentar como será realizada a avaliação de cada atividade com os alunos).
ORIENTAÇÕES GERAIS
- Baixe o arquivo MODELO MAPA (disponível no material da discipliina) para realizar a atividade.
- Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.
- O arquivo deve ser postado em formado WORD (doc. ou docx.) ou em PDF. Outros formatos não serão aceitos.
- Utilize o livro da disciplina como principal fonte de apoio.
- Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Evite deixar para fazer a postagem de última hora para não haver imprevistos. NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE REABERTURA, APÓS FINALIZAR O PRAZO.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


