
PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE BANCO DE DADOS - 53_2025
PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE BANCO DE DADOS - 53_2025
Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?
Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de pedidos para uma pequena loja. Após conversar com o cliente, você levantou os requisitos necessários para estruturar o banco de dados do sistema. Com base nas informações abaixo, crie um script SQL contendo os comandos de criação (CREATE TABLE) de todas as tabelas necessárias, incluindo os tipos de dados adequados para cada campo e o uso de chaves primárias e estrangeiras onde for necessário.
Estrutura do Sistema
- Tabela: Categoria
ID da Categoria
Descrição da Categoria
- Tabela: UF
ID da UF
Sigla
Descrição da UF
- Tabela: Cidade
ID da Cidade
ID da UF (referência à tabela UF)
Descrição da Cidade
- Tabela: Produtos
ID do Produto
Descrição do Produto
ID Categoria (referência à tabela Categoria)
Preço Unitário
Quantidade em Estoque
Observações do Produto
- Tabela: Clientes
ID do Cliente
Nome Completo
CPF/CNPJ
Telefone
E-mail
Endereço
ID da UF (referência à tabela UF)
ID da Cidade (referência à tabela Cidade)
CEP
- Tabela: Pedidos
ID do Pedido
ID do Cliente (referência à tabela Clientes)
Data do Pedido
Total do Pedido
- Tabela: Pedidos_Produtos
ID
ID do Pedido (referência à tabela Pedido)
ID do Produto (referência à tabela Produto)
Referência
Descrição
Quantidade
Valor Unitário
Valor Total
Instruções:
- Use nomes adequados para as tabelas e colunas (evite acentos e espaços).
- Escolha tipos de dados apropriados como INTEGER, VARCHAR, DATE, DECIMAL etc.
- Defina as chaves primárias (PRIMARY KEY) e chaves estrangeiras (FOREIGN KEY) corretamente.
- Inclua NOT NULL onde fizer sentido.
- Caso necessário, utilize relacionamentos do tipo 1:N ou N:N conforme o contexto.
- Você pode criar os scripts em um SGBD de sua escolha e depois printar as telas para enviar ou digitar os scripts diretamente no formulário do mapa.
IMPORTANTE:
1. Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: MATERIAL DA DISCIPLINA.
2. Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Envie em formato doc, docx ou pdf.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.
