Para quem atua na educação sempre se ouve falar sobre a Didática. Uma disciplina, um campo de saber, que se tornou essencial na vida dos educadores. Muitos de nós, em nossa formação, tivemos uma disciplina com este nome. Mas, o que ela representa?

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Para quem atua na educação sempre se ouve falar sobre a Didática. Uma disciplina, um campo de saber, que se tornou essencial na vida dos educadores. Muitos de nós, em nossa formação, tivemos uma disciplina com este nome. Mas, o que ela representa?

Para quem atua na educação sempre se ouve falar sobre a Didática. Uma disciplina, um campo de saber, que se tornou essencial na vida dos educadores. Muitos de nós, em nossa formação, tivemos uma disciplina com este nome. Mas, o que ela representa?
O que conhecemos como didática já foi discutido ao longo da história e ganhou atenção especial no Século XVII. O pensador que se reporta como fundador do campo de conhecimento com especificidade no que considerava como a Arte de Ensinar, foi Comenius. Em sua obra “Didática Magna: Tratado da Arte de Ensinar Tudo a Todos”, ele vai buscar definir um comportamento necessário do educador para com o educando.
Nesta concepção de Comenius e na origem da concepção do que é a Didática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

O professor deve se preocupar em tratar o aluno de forma generalizada. Além do controle disciplinar, da postura e dos castigos como uma condição vital para que a educação se dê da melhor forma, o aluno deve ser visto com uma extensão da vontade do professor.

Alternativa 2:

Um educador severo e com uma formação militar, ele acreditava que a disciplina rígida, de controle do corpo e submissão da vontade a razão era o fator de qualificação da educação e de sua eficiência. Educar é disciplinar o corpo e a mente, reproduzir gestos, gravar conteúdos através da repetição.

Alternativa 3:

Didática é comparada a uma arte por Comenius. Para ele, educar é moldar a mente do aluno e lhe ?talhar? a compreensão da realidade marcando profundamente sua vida. De certa forma, educar é uma arte do educador construída na relação do aluno obedecendo determinadas condutas.

Alternativa 4:

Didática é a condição de atuação do professor junto ao aluno, na prática o ambiente escolar. Hoje, esta definição está mais relacionada aos arquitetos. Se considera que a disposição dos alunos em relação ao espaço físico onde vai se ministrar a aula deve obedecer a critérios arquitetônicos orientados pela didática.

Alternativa 5:

Comenius, assim com Rousseau, valorizava a liberdade e não defendia critérios rígidos ou definitivos sobre a forma de relacionamento dos alunos. Um precursor das teses anarquistas, ela considerava que o aprendizado era mais eficiente na proporção que os alunos se sentiam livres para aprender o que desejassem, o que fosse de seu interesse.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho