
Para que a educação inclusiva ocorra de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias
Para que a educação inclusiva ocorra de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias
MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 54_2024
É evidente que sem diferenciação pedagógica não podemos falar de inclusão. No entanto, se a diferenciação não for inclusiva, isto é, se o trabalho que o aluno com necessidades educativas especiais ou mesmo com dificuldades de aprendizagem realiza é marginal relativamente ao que se passa com o resto da turma, esse aluno está inserido na sua turma mas não está incluído. Isto significa que estes alunos, ainda que tenham problemáticas muito complexas, devem, de acordo com as suas capacidades, participar nas atividades em que essa participação é possível. Para tal, é desejável que os professores criem ambientes de trabalho facilitadores desta interação e que a promovam, tendo em conta, no entanto, que a diferenciação não é um método pedagógico, é uma forma de organização de trabalho na aula, no estabelecimento e no meio envolvente. Não se limita a um procedimento particular, nem pode atuar apenas por grupos de nível ou de necessidade: Deve ter em conta, todos os métodos, todos os dispositivos, todas as disciplinas e todos os níveis de ensino.
SILVA, Maria Odete Emygdio da. Educação Inclusiva: um novo paradigma de Escola. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 19, p. 119-134, 2011.
Para que a educação inclusiva ocorra de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias voltadas à inclusão de caráter interativo e interdisciplinar, em salas comuns do ensino regular, valorizando a organização do trabalho pedagógico sob a perspectiva inclusiva.
Partindo de tais premissas,sua tarefa nessa atividade MAPA é elaborar um texto dissertando a respeito das possibilidades do trabalho que o psicopedagogo pode realizar no espaço escolar para auxiliar no processo educacional e inclusivo dos alunos com deficiência. Em seu texto, você também deverá inserir uma proposta de internveção relacionada ao trabalho do psicopedagogo e o processo educacional inclusivo, inserindo qual o objetivo da proposta a ser apresentada.
Para auxiliar na elaboração da resposta utilize como material de apoio a Unidade 2 do livro didático ou outras fontes confiáveis como artigos científicos, jornais, revistas, etc. O texto deve conter entre 20 a 30 linhas e estar nas normas cultas da língua portuguesa, respeitando as terminologias de acordo com o livro-didático base desta disciplina. Fundamente seu texto teoricamente, seguindo as normas da ABNT.
ORIENTAÇÕES
- O formulário padrão em que as respostas deverão ser digitadas está disponível no ambiente da disciplina, na pasta “Material da disciplina” e vídeo explicativo, na Sala do Café.
- Após concluir o MAPA, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.
- Antes de finalizar sua atividade certifique-se de que o arquivo anexado corresponde ao arquivo correto. Para não correr o risco de encaminhar o arquivo errado renomeie o formulário com um nome específico e fácil de identificar.
- Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.

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