Para implantar esse projeto, o investimento total inicial é de R$ 200.000, que inclui a aquisição de equipamentos, despesas legais, marketing inicial e capital de giro. Dessa quantia, R$ 50.000,00 serão obtidos com recursos próprios a um custo de 13% a.a. Os outros R$ 150.000,00 serão oriundos de capital de terceiros, por meio de uma linha subsidiada do governo a um custo de 7,5% a.a.

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DESCRIÇÃO

Para implantar esse projeto, o investimento total inicial é de R$ 200.000, que inclui a aquisição de equipamentos, despesas legais, marketing inicial e capital de giro. Dessa quantia, R$ 50.000,00 serão obtidos com recursos próprios a um custo de 13% a.a. Os outros R$ 150.000,00 serão oriundos de capital de terceiros, por meio de uma linha subsidiada do governo a um custo de 7,5% a.a.

  1. Para implantar esse projeto, o investimento total inicial é de R$ 200.000, que inclui a aquisição de equipamentos, despesas legais, marketing inicial e capital de giro. Dessa quantia, R$ 50.000,00 serão obtidos com recursos próprios a um custo de 13% a.a. Os outros R$ 150.000,00 serão oriundos de capital de terceiros, por meio de uma linha subsidiada do governo a um custo de 7,5% a.a.
  2. No primeiro ano será lançado o primeiro aplicativo, e o faturamento será R$ 350.000,00. No segundo ano a empresa projeta um crescimento dos usuários, passando a faturar R$ 450.000,00. No terceiro ano inicia-se a expansão do portfólio e a empresa faturará R$ 580.000,00. Todo o valor do faturamento será recebido dentro do ano da venda, não havendo valores a receber nos anos seguintes.
  3. No primeiro ano a empresa pagará uma alíquota de imposto de 18% sobre as vendas. Por conta do aumento do faturamento, no segundo e terceiro ano a alíquota de imposto passará para 19,5% sobre o valor da venda de cada ano. O pagamento do imposto é realizado dentro do mesmo ano das vendas, ou seja, no mesmo ano que o imposto foi gerado.
  4. Para o ano um a empresa ainda pagará R$ 72.000,00 com Desenvolvimento de Software, R$ 72.000,00 com Salário da Equipe, R$ 36.000,00 com Marketing Digital e R$ 36.000,00 referente a Despesas Gerais. Todos os valores serão pagos dentro do ano, não havendo saldos remanescentes para os anos seguintes.
  5. Para o ano dois a empresa pagará R$ 102.000,00 com Desenvolvimento de Software, R$ 96.000,00 com Salário da Equipe, R$ 36.000,00 com Marketing Digital e R$ 48.000,00 referente a Despesas Gerais. Todos os valores serão pagos dentro do ano, não havendo saldos remanescentes para os anos seguintes.
  6. Para o ano três a empresa pagará R$ 96.000,00 com Desenvolvimento de Software, R$ 140.000,00 com Salário da Equipe, R$ 42.000,00 com Marketing Digital e R$ 54.000,00 referente a Despesas Gerais. Todos os valores serão pagos dentro do ano, não havendo saldos remanescentes para os anos seguintes.

 

Com base na situação hipotética e nas informações apresentadas, responda:

 

  1. a) Calcule o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) obtido com a captação dos R$ 200.000,00 necessários para o investimento inicial. Para encontrar o CMPC utilize, no mínimo, 5 (cinco) casas decimais após a vírgula.
  2. b) Construa o fluxo de Caixa projetado para os três anos e calcule o Valor presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Índice de Lucratividade (IL) e o Payback do projeto.
  3. c) A partir do cálculo dos indicadores VPL, TIR e IL, faça um breve relatório, de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, explicando se o projeto possui viabilidade financeira.

 

OBSERVAÇÃO:

A memória de cálculo deverá ser apresentada.

 

TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
  2. Todas as contas realizadas para chegar ao resultado final deverão ser apresentadas.
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
  6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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