Os Custos da Qualidade são classificados em duas principais categorias: custos da qualidade e custos da não qualidade.

R$40,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Os Custos da Qualidade são classificados em duas principais categorias: custos da qualidade e custos da não qualidade.

MAPA - GQ - CUSTOS DA QUALIDADE - 54_2024

 

Olá, estudante!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Custos da Qualidade, este é o momento para você aplicar os conhecimentos adquiridos. Como futuro gestor, você terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes da gestão dos custos voltados para a qualidade. Por isso, leia atentamente o texto de apoio a seguir e analise a situação da empresa antes de seguir com o que se pede.

Atualmente, um dos principais objetivos das organizações é a busca constante pela melhoria contínua da qualidade, sem que haja um aumento nos custos. Isso ocorre porque os clientes não estão dispostos a pagar por produtos ou serviços defeituosos, ou que necessitem de retrabalho. Caso esses gastos ocorram, eles não podem ser incorporados ao valor final dos produtos ou serviços, o que pode resultar em um aumento nos custos de produção e, consequentemente, em uma redução da competitividade, evidenciando uma má gestão dos custos da qualidade.

Há, ainda, alguns conceitos errôneos em torno da qualidade, como a ideia de que a obtenção de produtos e serviços de alta qualidade é cara, e que as empresas que investem nesses aspectos terão que aumentar seus preços para recuperar os investimentos, buscando assim um lucro maior.

Para corrigir essas ideias, é fundamental compreender que os custos da qualidade não são custos adicionais. Pelo contrário, sua gestão adequada pode reduzir e melhorar os custos de forma contínua, garantindo uma vantagem competitiva para a empresa. Para alcançar isso, é necessário implantar um Sistema de Gestão da Qualidade focado nos Custos da Qualidade, visando identificar a parcela dos custos que não agregam valor aos produtos e serviços e os custos incorridos devido a falhas que geram desperdícios.

Os Custos da Qualidade são classificados em duas principais categorias: custos da qualidade e custos da não qualidade. Cada uma dessas categorias é subdividida em duas categorias específicas: custos da qualidade são divididos em custos de prevenção e custos de avaliação; custos da não qualidade são divididos em custos com falhas internas e custos com falhas externas.

De forma geral:

Custos de Prevenção: referem-se aos gastos para evitar defeitos e não conformidades, englobando investimentos para assegurar que produtos e serviços atendam aos padrões de qualidade desejados.

Custos de Avaliação: incluem os custos relacionados à manutenção dos níveis de qualidade por meio de análises formais dos produtos e serviços.

Custos com Falhas Internas: são os custos associados à qualidade insatisfatória detectada dentro da empresa.

Custos com Falhas Externas: representam os custos decorrentes do desempenho insatisfatório do produto ou serviço e das reclamações dos clientes.

Fonte: adaptado de: GRIESANG, L.; BAUM, M. S. Custos da qualidade. São Paulo: Atlas, 2012.

Diante do contexto apresentado e de todo o conhecimento adquirido ao longo da disciplina, reflita: a qualidade realmente custa caro? O que realmente custa são as questões desprovidas de qualidade, como desperdícios, execução incorreta, erros de produção e processos mal planejados? A qualidade é, na verdade, gratuita e lucrativa, pois cada gasto desnecessário representa uma oportunidade de ganho para a empresa.

Portanto, para esta atividade MAPA, como Gestor da Qualidade de uma grande empresa no Brasil, sua missão é mensurar os Custos da Qualidade e elaborar um relatório para a alta administração com base nas evidências encontradas. A seguir, você encontrará a situação da empresa na qual atua.

SITUAÇÃO DA EMPRESA

A empresa é um centro de excelência da indústria médica brasileira, renomada nacionalmente por seu investimento em pesquisa e por ser um avançado polo fabricante de produtos médico-cirúrgicos e hospitalares. A empresa desenvolve e fabrica produtos nas áreas de Cardiovascular, Biológica & Soluções, Eletromédicos, Endovascular e Oncologia, sendo seus produtos resultado da aplicação de tecnologia avançada à Medicina. Sua missão é aplicar Ciência, Inovação, Liderança e Tecnologia na criação e fabricação de produtos e equipamentos médicos.

Muitos dos produtos fabricados estão associados a procedimentos de circulação extracorpórea (CEC). A CEC é controlada por um profissional chamado perfusionista e consiste em desviar o sangue para tubos, reservatórios, oxigenadores descartáveis e uma máquina com bombas propulsoras que substituem as funções do coração e pulmão, isolando esses órgãos da circulação e permitindo que o cirurgião realize os procedimentos cirúrgicos necessários.

A bomba de propulsão é um dos componentes críticos do sistema de CEC. Sua função é impulsionar o sangue do paciente para a membrana oxigenadora, gerando fluxo para o sistema. A empresa fabrica duas modalidades de bombas de propulsão: a de rolete e a centrífuga. A bomba centrífuga gera propulsão sanguínea por meio de um campo magnético gerado a partir da rotação de um eixo acoplado a um disco, proporcionando um fluxo de sangue unidirecional e contínuo.

A eficácia e a eficiência da bomba de propulsão são cruciais para o funcionamento da CEC. Falhas nesse produto podem ser fatais, o que gera uma grande preocupação com a qualidade de cada unidade produzida. Diante disso, a diretoria da empresa solicitou ao departamento de qualidade um overview financeiro dos custos envolvidos na qualidade deste produto. Você, como responsável pela área de qualidade da empresa, solicitou um levantamento dos dados relacionados à gestão da qualidade do produto e obteve o resultado apresentado na Tabela 1.

 

Agora, para colocar a “mão na massa” e partir para a ação, diante da experimentação da situação profissional apresentada, e desenvolver sua habilidade enquanto profissional qualificado da área, você deve:

 

ETAPA 1:

Preencher a tabela disponível no formulário padrão com a classificação correta dos custos da qualidade em suas respectivas categorias, de modo a preencher corretamente seus valores e o somatório total de cada categoria e dos custos totais da qualidade, referente aos dados levantados dos últimos 2 (dois) anos, conforme ilustra a Tabela 1.

 

Atente-se para a classificação dos custos da qualidade; considere a Figura 1 como informação auxiliar para a categorização.

 

ETAPA 2:

Calcular o percentual de custos de cada categoria em relação ao total dos custos da qualidade, conforme levantamento feito na Etapa 1, preenchendo corretamente a tabela disponível no formulário padrão.

 

Atente-se: para o cálculo do percentual de cada categoria. Você poderá seguir o exemplo tratado no vídeo de explicação da atividade MAPA, disponível no ambiente Sala do Café.

 

ETAPA 3:

Descrever qual categoria é responsável por apresentar o maior percentual do custo da qualidade encontrado, com base na Etapa 2.

 

ETAPA 4:

Propor duas ações de melhoria para tentar reduzir os custos da qualidade da categoria evidenciada na Etapa 3.

 

Feito isso, seu relatório estará pronto e você poderá entregá-lo à alta administração.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Acesse o link do vídeo gravado pelo professor com explicações e diretrizes para a realização dessa atividade, disponível no ambiente Sala do Café.

- Faça o download do formulário padrão no ambiente Material da Disciplina; redija sua resposta neste formulário; e, depois, o salve no seu computador ou instrumento de realização.

- Vá até o ambiente da atividade MAPA e anexe o formulário padrão, não se esquecendo de finalizar sua atividade. Dessa forma, qualquer dúvida, envie pelo Fale com Mediador.

 

Bons estudos!

Professor Maurilio e Equipe Pedagógica.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho