[...] O passado, portanto, é elaborado, pensado e tratado na sua relação diferencial com o presente; ele existe nessa escavação que se faz a partir do contemporâneo buscando a construção das fronteiras que separam as duas temporalidades.

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

[...] O passado, portanto, é elaborado, pensado e tratado na sua relação diferencial com o presente; ele existe nessa escavação que se faz a partir do contemporâneo buscando a construção das fronteiras que separam as duas temporalidades.

Acerca dos cuidados com o anacronismo e julgamentos no ensino de história, considere o texto a seguir:

“[...] O passado, portanto, é elaborado, pensado e tratado na sua relação diferencial com o presente; ele existe nessa escavação que se faz a partir do contemporâneo buscando a construção das fronteiras que separam as duas temporalidades. Uma das funções sociais da história é construir o passado, dotando a sociedade de uma visão do tempo que vá além daquilo que se define e se pensa como presente. A história serve para que possamos realizar, no plano do conhecimento, do pensamento, do imaginário, da memória, aquilo que não podemos fazer no plano do conhecimento, do pensamento, do imaginário, da memória, aquilo que não podemos fazer no plano da realidade e da empiria: sair do presente, ausentar-nos desta temporalidade que nos cerca, olhar este tempo de fora e ter com ele uma relação de distanciamento, de estranhamento, ter, dele, uma visão perspectiva [...].”

ALBUQUERQUE Junior, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Marcia de Almeida et alii. “Qual o valor da história hoje?” Rio de Janeiro: FGV, 2012, p. 30.
Baseado no texto anterior, avalie as afirmaçõesa seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. A escolha de um objeto de estudo histórico não possui relação com o presente.
II. O estudo do passado implica automaticamente em um juízo de valor acerca deste.
III. A busca do passado ocorre para observar suas semelhanças para com o presente.
IV. O estudo histórico deve ser visto em perspectiva, afastando o julgamento por nossa familiaridade para com os objetos ali encontrados.

As afirmações I, II, III e VI são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, F e V.

Alternativa 2:

F, F, F e V.

Alternativa 3:

V, V, F e V.

Alternativa 4:

F, V, F e V.

Alternativa 5:

V, F, F e F.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho