
O IDEB planeja monitorar a qualidade da educação básica em todo o país, fornecendo uma ferramenta para avaliar o progresso das escolas e redes de ensino em relação às metas educacionais estabelecidas. A partir dos resultados do IDEB
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DESCRIÇÃO
O IDEB planeja monitorar a qualidade da educação básica em todo o país, fornecendo uma ferramenta para avaliar o progresso das escolas e redes de ensino em relação às metas educacionais estabelecidas. A partir dos resultados do IDEB
O IDEB planeja monitorar a qualidade da educação básica em todo o país, fornecendo uma ferramenta para avaliar o progresso das escolas e redes de ensino em relação às metas educacionais estabelecidas. A partir dos resultados do IDEB, gestores educacionais, professores e autoridades podem identificar áreas de melhoria e implementar políticas públicas mais eficazes para elevar o nível da educação no Brasil. Além disso, o IDEB serve como um parâmetro para a sociedade acompanhar o desempenho do sistema educacional, permitindo uma maior transparência e responsabilização das instituições de ensino. O índice é atualizado periodicamente e se tornou uma referência importante para a formulação de políticas educacionais e a alocação de recursos. Metas são estabelecidas para cada escola, rede de ensino e para o país na totalidade, com o intuito de incentivar o contínuo aprimoramento da qualidade da educação básica. Assim, o IDEB não apenas mensura o desempenho atual, mas também orienta o planejamento estratégico para o futuro, visando uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros (Jorge, 2021).
Fonte: JORGE, W. J. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: UniCesumar, 2021.
No que se refere ao IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), analise as seguintes afirmativas:
I. O Ideb foi criado em 2007 pelo INEP e é calculado com base na aprovação dos alunos e nas médias de desempenho em português e matemática.
II. O Ideb utiliza os dados da Prova Brasil, SAEB e do Censo Escolar para calcular o índice de qualidade educacional das escolas e redes de ensino.
III. O Ideb é uma escala de zero a dez que avalia exclusivamente o desempenho dos alunos em exames nacionais, sem considerar a taxa de aprovação escolar.
IV. O Ideb serve como ferramenta para monitorar a qualidade da educação básica no Brasil, estabelecendo metas e orientando políticas educacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
Fonte: JORGE, W. J. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: UniCesumar, 2021.
No que se refere ao IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), analise as seguintes afirmativas:
I. O Ideb foi criado em 2007 pelo INEP e é calculado com base na aprovação dos alunos e nas médias de desempenho em português e matemática.
II. O Ideb utiliza os dados da Prova Brasil, SAEB e do Censo Escolar para calcular o índice de qualidade educacional das escolas e redes de ensino.
III. O Ideb é uma escala de zero a dez que avalia exclusivamente o desempenho dos alunos em exames nacionais, sem considerar a taxa de aprovação escolar.
IV. O Ideb serve como ferramenta para monitorar a qualidade da educação básica no Brasil, estabelecendo metas e orientando políticas educacionais.
É correto apenas o que se afirma em:

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