O currículo escolar pressupõe processos de constituição de hegemonias, que ocorrem no âmbito da produção, distribuição e consumo do conhecimento histórico escolar em meio a um sistema de diferenças, no qual são travadas diversas disputas

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DESCRIÇÃO

O currículo escolar pressupõe processos de constituição de hegemonias, que ocorrem no âmbito da produção, distribuição e consumo do conhecimento histórico escolar em meio a um sistema de diferenças, no qual são travadas diversas disputas

Sobre a prática de ensino em história no contexto atual, leia a colocação a seguir:

“O currículo escolar pressupõe processos de constituição de hegemonias, que ocorrem no âmbito da produção, distribuição e consumo do conhecimento histórico escolar em meio a um sistema de diferenças, no qual são travadas diversas disputas pelo estabelecimento da verdade e pelo estabelecimento daquilo que deve ser ensinado nas escolas. O currículo de História tende a significar o conjunto de conteúdos que compõem a grade curricular dessa disciplina nos diferentes níveis de Ensino. De acordo com a autora, em geral, esses conteúdos são percebidos como prescrições, como naturalizações, não sendo indicadas suas imbricações com as relações assimétricas de poder. Há, assim, uma visão instrumental do currículo e do ensino de História que legitima o status quo, reforçando o silenciamento ou o apagamento de narrativas de minorias culturais, sociais, étnicas e de gênero historicamente excluídas das práticas curriculares de História.”

RALEJO, A. S.; MELLO, R. A.; AMORIM, M. O. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021, p. 04. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4jVvMMkVMzjLGYRrrBnKnft/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 jul. 2023
Com base no que foi exposto anteriormente, sobre o ensino de história atual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O currículo da disciplina de história pode reforçar ou modificar o silenciamento das minorias culturais, sociais, étnicas e de gênero das sociedades.

PORQUE
II. O conhecimento histórico acontece de um modo natural, sem a necessidade de uma diretriz educacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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