No contexto das sociedades e organizações democráticas, dado o seu caráter dinâmico e participativo, direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática

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DESCRIÇÃO

No contexto das sociedades e organizações democráticas, dado o seu caráter dinâmico e participativo, direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática

No contexto das sociedades e organizações democráticas, dado o seu caráter dinâmico e participativo, direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, que é participativa, aberta, flexível e criativa. Portanto, não são conceitos que representam condições isoladas e dissociadas. Não se trata, portanto, de um sentido normativo e imperativo de direitos e deveres e sim de um sentido interativo pelo qual se transformam continuamente e são superados por estágios sucessivos de complexidade que vão tornando mais amplas, complexas e significativas as funções sociais do grupo, ao mesmo tempo em que seus membros vão desenvolvendo a consciência do processo como um todo e de seus múltiplos desdobramentos. A construção da consciência e responsabilidade social sobre o papel de todos na promoção da aprendizagem e formação dos alunos (inclusive deles próprios com esse fim) constitui-se, pois, em condição imprescindível para a construção de escola democrática e realização de gestão democrática. Essa condição se constrói mediante uma perspectiva proativa, empreendedora, competente e orientada por elevado espírito educacional, critérios que qualificam a participação no contexto da escola.

JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.​

Sobre a Gestão Escolar Democrática, leia as assertivas a seguir 
I. A gestão democrática na escola envolve a transformação contínua e recíproca dos conceitos de direito e dever, alinhada com a prática democrática que é participativa, aberta e flexível.
II. A prática da gestão democrática exige reflexão constante sobre as relações de poder e a inclusão de todos os membros da comunidade escolar nas decisões.
III. A gestão democrática se limita à administração eficiente dos recursos, sem a necessidade de promover uma cultura escolar que valorize o compromisso social e a justiça.
IV. A construção de uma escola democrática depende de uma abordagem proativa e transparente, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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