MAPA - OMNICHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2025

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DESCRIÇÃO

MAPA - OMNICHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2025

MAPA - OMNICHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2025

 

Olá, estudante!

Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Omnichannel e Inbound Marketing. Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Leia com atenção o enunciado do exercício e não se esqueça: qualquer dúvida, consulte seu professor mediador.

​No cenário do marketing digital, as empresas enfrentam o desafio de integrar múltiplos canais para criar uma jornada de cliente coesa e personalizada. Com a crescente utilização da Inteligência Artificial, surge a oportunidade de aprimorar estratégias de Inbound Marketing por meio de uma abordagem Omnichannel.

Como profissionais de marketing, como podemos utilizar esses conceitos de forma integrada para aumentar a eficácia das campanhas e melhorar a experiência do cliente?

 

O marketing atual exige uma abordagem centrada no cliente que integre todos os pontos de contato. Segundo Kotler et al. (2021), a estratégia omnichannel vai além da multicanalidade, pois proporciona uma experiência contínua e consistente, independentemente do canal utilizado pelo cliente. O Inbound Marketing, conforme definido por Halligan e Shah (2020), concentra-se em atrair clientes por meio de conteúdo relevante e experiências adaptadas às suas necessidades, em vez de interrompê-los com mensagens promocionais. Este modelo se baseia na construção de relacionamentos de longo prazo, oferecendo valor antes de solicitar algo em troca. A Inteligência Artificial vem transformando essas práticas. De acordo com Davenport e Ronanki (2018), a IA permite personalização em escala, previsão comportamental e otimização de conteúdo em tempo real, elementos fundamentais para o sucesso das estratégias omnichannel e inbound. A convergência dessas três vertentes cria um cenário onde as empresas podem identificar as necessidades dos clientes, oferecer conteúdo relevante e acompanhá-los de forma consistente por meio de múltiplos canais, utilizando IA para otimizar cada etapa do processo.

Fontes:

DAVENPORT, T.; RONANKI, R. Artificial intelligence for the real world. Harvard Business Review, v. 96, n. 1, p. 108-116, 2018.

HALLIGAN, B.; SHAH, D. Inbound marketing: attract, engage, and delight customers online. Hoboken: Wiley, 2020.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: technology for humanity. Hoboken: Wiley, 2021.

 

Agora, você faz parte de uma equipe de consultoria de marketing contratada por uma rede de varejo de moda que opera tanto com lojas físicas quanto com e-commerce, mas que ainda não possui uma estratégia digital integrada. A empresa deseja implementar uma estratégia omnichannel apoiada por IA para fortalecer seu inbound marketing e melhorar a experiência do cliente. Desse modo, você deverá realizar as seguintes atividades:

 

1) Análise Situacional e Diagnóstico:

- Identifique os principais pontos de contato do cliente – entre 6 e 8 pontos – com a marca (canais físicos e digitais).

- Analise como a integração entre esses canais ocorre atualmente e identifique lacunas na experiência do cliente.

 

2) Desenvolvimento da Estratégia Omnichannel:

- Proponha uma estratégia de integração entre os canais físicos e digitais.

- Defina como será a jornada do cliente através desses canais integrados.

 

3) Aplicação de IA no Inbound Marketing:

- Desenvolva três aplicações específicas de IA para otimizar a estratégia de inbound marketing da empresa.

- Explique como cada uma dessas aplicações melhorará a experiência omnichannel.

 

4) Mensuração de Resultados:

- Defina KPIs para mensurar o sucesso da implementação.

- Proponha uma metodologia para avaliação contínua e aprimoramento da estratégia.

Bom MAPA!

Atenção:

Envie suas respostas no formulário padrão da atividade, que se encontra em ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.

Ao utilizar materiais como base para responder ou trechos de materiais, não se esqueça de inserir as referências.

Bons estudos!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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