
MAPA - MUSIC - HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO - 52_2025
MAPA - MUSIC - HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO - 52_2025
MAPA - MUSIC - HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO - 52_2025
As fontes de pesquisa de dados históricos podem ser acessadas de diversas formas. Entre as mais tradicionais, destacam-se os museus e livros, que catalogam cada período histórico e suas principais características. No ambiente online, é possível realizar visitas virtuais a alguns dos mais renomados museus do mundo, como o Louvre, em Paris, e o Metropolitan Museum of Art, em Nova York:
https://www.louvre.fr/en/online-tours
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
No campo da música, esses acervos oferecem acesso a instrumentos musicais históricos, manuscritos e partituras rudimentares, que evidenciam as características artísticas de cada período.
A atividade MAPA deverá ser realizada em duas partes. Realize cada uma delas com bastante cuidado, atenção e capricho. Lembre-se, posteriormente você poderá precisar dela na sua trajetória profissinal:
PARTE 1. Escolha um instrumento musical abordado no livro didático e nas aulas conceituais. Apresente três imagens que ilustrem sua evolução ao longo dos períodos históricos estudados na disciplina. Para cada imagem, escreva um comentário de até três linhas, destacando as principais características do instrumento em cada período.
Exemplo:
Instrumento: Violão
Imagem 1: instrumento de origem arábica e que se estabeleceu na europa com a invasão dos mouros na idade média. Numero de cordas, formato, primeiros protótipos. A imagem deve apresentar o modelo mais antigo que deu origem ao instrumento.
Imagem 2: Instrumentos da mesma família que auxiliaram no seu desenvolvimento: alaúde, bandolim, outros instrumentos da família das guitarras.
Imagem 3: Instrumento moderno atual apontando suas mudanças e o por quê. No caso do violão, o modelo moderno contém 6 cordas. Não se usa mais cordas extras de vibração simptática devido a sua melhor capacidade de ressonância.
Observe que as 3 imagens serão uma LINHA DO TEMPO do instrumento, mostrando sua evolução e modificações ao longo da história.
PARTE 2.
Elabore um planejamento para uma aula de 15 minutos destinada a crianças de 9 a 12 anos, tendo como TEMA um dos três instrumentos apresentados na Parte 01 da atividade. No formulário MAPA, descreva os seguintes tópicos:
- a) tema
b) conteúdo programático
c) 3 objetivos
d) metologia da aula
e) referências
COMO FAZER?
- Utilize o formulário padrão MAPA - disponível no material da disciplina em WORD, para realizar a atividade, preenchendo os campos conforme indicado.
- Assista ao vídeo de orientação da atividade disponível no material da disciplina;
- Salve o arquivo em PDF para inserir no campo da atividade mapa no studeo;
- Confiram o arquivo antes do envio e prazo de finalização.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


