
MAPA - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2025
MAPA - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2025
Olá, estudante de Análise Criminal e Tecnologias. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
O objetivo dessa atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Inteligência de Segurança Privada e no uso da tecnologia como suporte desta prática.
NOÇÕES DE AÇÕES PREVENTIVAS PARA GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
As ações preventivas para gerenciamento de riscos são essenciais para o bom funcionamento da segurança, seja em âmbito público ou privado. Antecipar um problema é sempre mais prudente do que agir depois que ele ocorre, principalmente por permitir maiores oportunidades de planejamento por parte da autoridade de segurança e evitar imprevistos que possam prolongar o tratamento de uma crise. Assim, você, como Gestor de Segurança, sabe qual a importância de ações preventivas para proteger a organização que representa? Em seu dia a dia, como as medidas de prevenção podem aprimorar a proteção de pessoas e do patrimônio nas organizações?
O gerenciamento de crises e a prevenção de riscos são essenciais para garantir a segurança em vários ambientes, seja em âmbito público ou na esfera privada. Saber identificar possíveis conflitos é o passo inicial para combater um conflito, isto é, estar atento a ele antes mesmo que ele ocorra. Neste sentido, este tipo de habilidade não está restrito à Segurança Pública, mas também pode ser aplicado na esfera privada, uma vez que a colaboração entre agentes públicos e privados é uma tendência de mercado e atende às necessidades da sociedade contemporânea.
Um exemplo claro dessa situação é na esfera da educação, em escolas, colégios e faculdades. Não importa se se trata de uma instituição pública ou privada, o que está em jogo é a segurança de várias pessoas em um ambiente muito particular, em que se deve proteger a vida dos estudantes, ao mesmo tempo em que se respeita a intimidade e os direitos individuais. Por esse motivo, agir de forma preventiva é a maneira mais eficiente de evitar riscos e até mesmo tragédias. Não são raros os casos de ataques em escolas, mas, cada vez mais, esses atacantes são interceptados antes mesmo que ocorram, graças ao monitoramento preventivo.
Considerando suas experiências pessoais, você já se deparou, em seu dia a dia, com situações em que a falta de cuidados com a prevenção de riscos trouxe consequências impactantes para sua vida profissional? Presenciou situações em que o desleixo com a proteção de possíveis situações adversas se tornou um dos pontos negativos em sua rotina? Já precisou realizar ações para suprir tais necessidades? Conheceu casos em que a falta de cuidado adequado ao analisar eventuais situações de perigo prejudicou a execução das atividades operacionais ou trouxe algum prejuízo para a organização?
Vejamos a notícia a seguir:
Comitê de Proteção às Escolas é apresentado em reunião com foco na segurança e prevenção de conflitos
Na tarde de ontem, o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos, e a secretária adjunta, Dévorie Guerra, conduziram uma reunião de apresentação do Comitê de Proteção às Escolas, iniciativa criada com base no Decreto Municipal nº 14.389/2023. O encontro contou com a presença do prefeito Paulo Ney e do vice-prefeito Eduardo Januzzi, reforçando o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar no ambiente escolar.
A apresentação teve caráter diretivo e foi voltada para a análise do cenário atual, com foco na articulação de possíveis ações de prevenção e resposta a situações de risco. Na ocasião, foi apresentado o relatório de ações desenvolvidas em 2024, além dos projetos e estratégias previstas para o ano de 2025, demonstrando o planejamento contínuo e o esforço conjunto para aprimorar a proteção das comunidades escolares.
O Comitê tem como missão articular medidas de segurança, prevenção de conflitos e violências nas escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada.
Composto por órgãos multissetoriais, como as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, além do Ministério Público, Conselhos Tutelares e equipe técnica especializada, o Comitê atua como facilitador da integração entre diferentes setores, promovendo estratégias conjuntas de proteção aos estudantes, educadores e demais profissionais da educação.
Durante a reunião, foi destacada a complexidade do fenômeno da violência contra a escola, que exige respostas colaborativas, integradas e contínuas. O Comitê nasceu justamente com essa proposta: garantir que as políticas públicas de segurança escolar sejam pensadas de forma transversal, envolvendo diversos saberes e áreas de atuação.
A consolidação do Comitê representa mais um passo na construção de uma cidade mais segura, acolhedora e comprometida com a educação de qualidade para todos.
Fonte: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/comite-de-protecao-as-escolas-e-apresentado-em-reuniao-com-foco-na-seguranca-e-prevencao-de-conflitos/. Acesso em: 24 jun. 2025.
O nosso livro didático, as aulas, os materiais extras e projetos de ensino, bem como o texto acima, poderão auxiliar na realização dessa atividade.
Com base no texto apresentado e no conteúdo estudado nos três primeiros temas do livro de Análise Criminal e Tecnologias, verificamos que é extremamente necessário conhecer os aspectos básicos sobre a prevenção e o gerenciamento de crises.
Dessa forma, a atividade MAPA consiste em você, como um Gestor de Segurança, em forma de texto dissertativo, discorrer a resposta das questões, com base nos seguintes elementos:
- Questão – Levando em consideração o exemplo trazido na notícia, qual o mapeamento de riscos que poderia ser aplicado a uma escola no que diz respeito à proteção do patrimônio? Enumere ao menos três situações de risco que poderiam ser mapeadas.
- Questão – Levando em consideração o exemplo trazido na notícia, qual o mapeamento de riscos que poderia ser aplicado a uma escola no que diz respeito à segurança das pessoas? Enumere ao menos três situações de risco que poderiam ser mapeadas.
- Questão – Considerando a notícia sobre o Comitê de Proteção às Escolas, como você avalia a importância da articulação entre diferentes setores da sociedade para a prevenção de riscos e conflitos em ambientes coletivos? Cite exemplos de como essa integração pode ser aplicada em outros contextos, especialmente envolvendo a colaboração entre agentes de segurança pública e agentes privados.
- Questão – A partir da proposta do Comitê de Proteção às Escolas, discorra sobre como a abordagem preventiva e integrada contribui para a construção de ambientes mais seguros. Em sua resposta, relacione os princípios apresentados na notícia com os conceitos de prevenção e gestão de riscos abordados nas aulas e nos materiais complementares.
Bons estudos!
