
Leia os textos e analise-os Texto I uma obra de arte só pode definir-se dentro de si, porque existe um a priori à matéria – há que a transformar na sua linguagem específica se quisermos libertá-la da institucionalização histórica e ideológica.
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DESCRIÇÃO
Leia os textos e analise-os Texto I uma obra de arte só pode definir-se dentro de si, porque existe um a priori à matéria – há que a transformar na sua linguagem específica se quisermos libertá-la da institucionalização histórica e ideológica.
Leia os textos e analise-os
Texto I
uma obra de arte só pode definir-se dentro de si, porque existe um a priori à matéria – há que a transformar na sua linguagem específica se quisermos libertá-la da institucionalização histórica e ideológica. Portanto, a emancipação da arte não virá do seu conteúdo, do assunto, seja ele ou não político.
(vidaL, Carlos, “Jeff Wall, arte contemporânea e vida quotidiana”. In: aguiar, João Valente; LoPeS, João Teixeira & BaStoS, Nádia (orgs.). A literatura como objecto sociológico. Lisboa, Apenas Livros (col. Arte e Sociedade.) 2012, p. 106).
Texto II
“Porque, em se mantendo a atual estrutura de nossas escolas, a arte ali se torna apenas uma disciplina a mais entre tantas outras. O que está em jogo é a própria estrutura escolar em que a educação é percebida como absolutamente irrelevante pelos educandos”.
(DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação?.-6.ed.Campinas,Sp:Papirus,2007., p.74)
Após a leitura e entendendo a escola como um local de formação do aluno e cidadão, isto é, uma responsabilidade que ultrapassa os limites do conhecimento científico para atingir uma consciência cidadã, a disciplina de Arte deve contribuir com esse processo. Sobre isso, é correto afirmar que:
Texto I
uma obra de arte só pode definir-se dentro de si, porque existe um a priori à matéria – há que a transformar na sua linguagem específica se quisermos libertá-la da institucionalização histórica e ideológica. Portanto, a emancipação da arte não virá do seu conteúdo, do assunto, seja ele ou não político.
(vidaL, Carlos, “Jeff Wall, arte contemporânea e vida quotidiana”. In: aguiar, João Valente; LoPeS, João Teixeira & BaStoS, Nádia (orgs.). A literatura como objecto sociológico. Lisboa, Apenas Livros (col. Arte e Sociedade.) 2012, p. 106).
Texto II
“Porque, em se mantendo a atual estrutura de nossas escolas, a arte ali se torna apenas uma disciplina a mais entre tantas outras. O que está em jogo é a própria estrutura escolar em que a educação é percebida como absolutamente irrelevante pelos educandos”.
(DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação?.-6.ed.Campinas,Sp:Papirus,2007., p.74)
Após a leitura e entendendo a escola como um local de formação do aluno e cidadão, isto é, uma responsabilidade que ultrapassa os limites do conhecimento científico para atingir uma consciência cidadã, a disciplina de Arte deve contribuir com esse processo. Sobre isso, é correto afirmar que:

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