ETAPA 2: levantamento de dados Esta atividade propõe a reprodução das cenas de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais, em específico, para área de estudo, cozinha e área de serviço, cujo propósito é possibilitar a experimentação do(a) estudante em relação ao uso do espaço em suas funções específicas. Em soma com a etapa anterior, o objetivo é afinar ainda mais a percepção sobre os espaços e as suas necessidades de uso para suas funções e a sua relação com o corpo humano.

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DESCRIÇÃO

ETAPA 2: levantamento de dados Esta atividade propõe a reprodução das cenas de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais, em específico, para área de estudo, cozinha e área de serviço, cujo propósito é possibilitar a experimentação do(a) estudante em relação ao uso do espaço em suas funções específicas. Em soma com a etapa anterior, o objetivo é afinar ainda mais a percepção sobre os espaços e as suas necessidades de uso para suas funções e a sua relação com o corpo humano.

 



ETAPA 2: levantamento de dados

Esta atividade propõe a reprodução das cenas de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais, em específico, para área de estudo, cozinha e área de serviço, cujo propósito é possibilitar a experimentação do(a) estudante em relação ao uso do espaço em suas funções específicas. Em soma com a etapa anterior, o objetivo é afinar ainda mais a percepção sobre os espaços e as suas necessidades de uso para suas funções e a sua relação com o corpo humano.

Entregar: as fotografias da reprodução das cenas (disponibilizadas a seguir) de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais comentadas, isto é, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações/descrever sobre a ação realizada, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, entre outras observações existentes durante a atividade.

Obs.: neste momento, não se preocupe tanto com as medidas, o que importa para a atividade é a percepção das proporções, dos alcances e dos espaços para a ação desenvolvida para fotografia. Imagens a serem reproduzidas na casa do aluno a partir de registros fotográficos. Se o aluno não estiver em casa ou não possuir algum dos espaços indicados na atividade, pode realizar o registro das ações na casa de amigos, parentes, entre outros:

1. ÁREA DE ESTUDO

Obs.: a imagem representa as duas atividades ao mesmo tempo, você deverá fotografar e observar separadamente.

Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

2. COZINHA
Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

3. ÁREA DE SERVIÇO

Uso do tanque e uso de tábua ou bancada para passar roupa.

Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

ETAPA 3
Produção de um texto reflexivo sobre as atividades exercidas e a sua percepção a respeito das atividades propostas. Escrever sobre como era sua relação com os espaços, da área de estudo, a cozinha e a área de serviço antes dessas etapas, e quais são as alterações percebidas posteriormente a elas. Pontuar como foi reproduzir as cenas e como o espaço foi percebido (relação espaço/corpo) durante a sua reorganização corporal para as fotografias. Avaliar pela visão do estudante e do futuro profissional, como você agora, percebe os espaços e como será a sua postura sobre esses espaços em um possível projeto de interiores residencial.

Você deverá entregar:

- As suas respostas ao questionário.
- Fotos suas reproduzindo as poses anteriormente exibidas, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações sobre a ação, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, dentre outras observações existentes durante a atividade.
- Texto de reflexão sobre as atividades exercidas e a sua percepção acerca das atividades propostas.


Instruções para envio do arquivo final:
Reunir as imagens (imagens de você reproduzindo as poses anteriormente exibidas) dentro do arquivo Slide_Mestre, que estará disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.
Escreva as respostas ao questionário, os comentários das fotos e o texto de reflexão dentro do próprio arquivo Slide_Mestre.
Salvar o arquivo de PowerPoint em formato PDF (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.
Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em FINALIZAR QUESTIONÁRIO.


Referências:
BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.
BOUERI FILHO, J. J. Sob Medida: antropometria, projeto e modelagem. In: DESIGN de Moda: olhares diversos. [S. l.: s. n.], 2008.
MENDES, A. P.; BERTOLINI, S. M. M. G.; SANTOS, L. A. Análise ergonômica em ambiente doméstico. Journal of Physical Education, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 1-10, 2006.

 

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