Estratégia de conteúdo com calendário e editorial (utilize, como base, o framework de estratégia dispo-nibilizado no livro e lembre-se de utilizar o tripé de conteúdo - Conteúdo, Relacionamento e Dados);

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DESCRIÇÃO

Estratégia de conteúdo com calendário e editorial (utilize, como base, o framework de estratégia dispo-nibilizado no livro e lembre-se de utilizar o tripé de conteúdo - Conteúdo, Relacionamento e Dados);

MAPA - MKT - MARKETING DIGITAL E SOCIAL MEDIA - 54_2024

 

Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Marketing Digi-tal e Social Media. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discuti-mos na teoria.

 

Então vamos lá?

 

O objetivo desta atividade é que você experimente o processo de criação de um planejamento completo de marketing digital, que utilize todos os conceitos e conhecimentos estudados nesta disciplina, para planejar uma ação para um cliente real: a nova marca Vic Beauté.

 

TÍTULO: PLANEJAMENTO DIGITAL

 

PROBLEMATIZAÇÃO

Como criar ações assertivas e criativas para uma marca que acabou de iniciar sua presença nas mídias so-ciais, mas sua idealizadora já possui uma influência relevante no meio digital? Em um mercado tão con-corrido e com tantas marcas consolidadas, como chamar a atenção do público para esta nova marca? A relevância ou influência da idealizadora, como uma influencer, é positiva ou negativa para a consolidação da sua nova marca?

 

SIGNIFICAÇÃO

A Vic Beauté é uma marca de beleza idealizada pela produtora de conteúdo Vic Ceridono. Os primeiros produtos da linha chegaram ao mercado oficialmente no dia 09 de agosto de 2022 com dois itens: o Stick Tudo, que possibilita multiusos (face, boca e olhos); e o Batom Facinho, uma espécie de hidratante labial com 5 cores disponiveis.

 

Segundo a diretora, Vic Ceridono, a proposta é atender a um público amplo: aqueles que não tem tanta intimidade – nem tempo – com maquiagem, e os que buscam algo mais elaborado. Vic possui uma carreira consolidada no mercado de beleza, já foi jornalista de beleza da Vogue e desde 2007 está a frente do seu próprio site, o Dia de Beauté. No entanto, sua expertise na criação da nova linha de produtos está muito além do conhecimento técnico: ela também foi responsável pela busca de investimento, montagem de toda equipe da nova empresa. 

 

A Vic Beauté tem fórmula livre de crueldade animal e não utiliza glúten, parabenos, talco e silicone D5 em seus produtos, reforçando valores sociais e sustentáveis.

 

 

ORÉFICE, Gerovana. Do blog à marca própria: os negócios da carreira de Vic Ceridono. Disponível em https://www.meioemensagem.com.br/home.... Acesso em 02 fev 2023.

 

REFLEXÃO

A marca Vic Beauté já nasce com uma estrutura fortalecida pela imagem e influência da jornalista Vic Ceridono. Seu conhecimento profundo no mercado de beleza e a sua comunidade já estruturada, criam um cenário positivo para o sucesso de vendas de seus produtos. No entanto, até que ponto a influência da jor-nalista é suficiente para consolidação da sua marca em um mercado tão competitivo?

 

Segundo a diretora, ainda que as vendas aconteçam, neste primeiro momento via comércio eletrônico, há a vontade de expandir para um espaço físico com um potencial de relevância a longo prazo. Reforçando o desejo de expansão e estruturação no mercado.

 

É importante ressaltar que sua nova linha de produtos não é uma parceria com uma outra marca já estrutu-rada ou estabelecida no mercado de produtos de beleza, mesmo com sua vasta experiência, a sua presença neste tipo de mercado ainda é recente. 

 

EXPERIMENTAÇÃO

Segundo um levantamento da Neotrust, tanto em 2020 quanto em 2021, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde foi a segunda com o maior volume de vendas online. Durante o primeiro trimestre de 2021, a cate-goria somou 15,2% do total de pedidos, enquanto a campeã, Moda e Acessórios, teve 16,6%.

 

O cenário é positivo para a criação e consolidação de novas marcas no mercado. Assim, como a marca Vic Beauté pode aproveitar este interesse do consumidor para despertar sua atenção nos novos produtos da sua linha? Como utilizar a influência da jornalista Vic Ceridono como uma criadora de conteúdo que é autori-dade no tema de beleza? Como utilizar a sua comunidade já estruturada, mas também conseguir criar uma nova para que a venda de seus produtos não fiquem 100% relacionados à imagem da jornalista, ampliando suas possibilidades de mercado e atuação? 

 

 

GIANONI, Mayra. Beleza e cosméticos: um mercado 24×7. Disponível em https://www.ecommercebrasil.com.br/ar.... Acesso em 02 fev 2023.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Os conceitos relacionados às estratégias e formatos para a elaboração de um planejamento digital, podem ser encontrados em nosso livro, assim como o framework (p. 29) para a elaboração do mapa.

 

AÇÃO

 

Você foi contratado como consultor de marketing digital da Vic Beauté. Desta forma, precisa desenvolver uma campanha de lançamento da marca nas mídias sociais que tenha:

 

  1. Objetivo (defina um objetivo para sua campanha);

 

  1. Público-alvo (defina o público a ser atingido com a sua campanha);

 

  1. Canais (você precisa destacar quais canais você utilizará para a divulgação da campanha e deverá justi-ficar sua escolha de canal ou canais);

 

  1. Brand persona (crie uma persona para a marca utilizando o modelo de arquétipos);

 

  1. Estratégia de conteúdo com calendário e editorial (utilize, como base, o framework de estratégia dispo-nibilizado no livro e lembre-se de utilizar o tripé de conteúdo - Conteúdo, Relacionamento e Dados);

 

  1. Ação com influenciadores (justifique como será feita a ação com os influenciadores).

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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