É possível notar que o componente curricular de matemática é um dos que os alunos apresentam maior dificuldade nos objetos de conhecimentos; fato que acontece, muitas das vezes, devido à falta de contextualização destes objetos

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DESCRIÇÃO

É possível notar que o componente curricular de matemática é um dos que os alunos apresentam maior dificuldade nos objetos de conhecimentos; fato que acontece, muitas das vezes, devido à falta de contextualização destes objetos

É possível notar que o componente curricular de matemática é um dos que os alunos apresentam maior dificuldade nos objetos de conhecimentos; fato que acontece, muitas das vezes, devido à falta de contextualização destes objetos de conhecimentos com a realidade do aluno.
Nesse sentido, uma maneira de auxiliar com o ensino e aprendizagem é fornecer aos alunos um embasamento sobre os aspectos que serão trabalhados, aproximando os objetos de conhecimentos à realidade dos alunos, para que com isso haja engajamento e consequentemente a construção dos conhecimentos. Um dos estudos que podem auxiliar neste processo é o da simetria e assimetria que facilita a aprendizagem em diversos objetos de conhecimentos de matemática, entre eles, os números.

Assim, com base neste tema, analise as asserções abaixo:

I. É preciso iniciar o ensino com atividades do dia a dia do aluno, e apresentar, por exemplo, que um objeto simétrico possui um dos lados tamanho maior que o outro. Para isso, é preciso observar o eixo da simetria, sendo uma linha, real ou imaginária, que divide o centro do elemento. Já um objeto assimétrico possui as duas partes ou os dois lados divididos ao meio terão partes iguais.

PORQUE

II. Trabalhando com contexto real do aluno oferece mais sentido ao ensino e aprendizagem de Matemática, contextualizando a simetria com assimetria que é a base para o aprendizado do número, pois a noção de número é produto da síntese das relações simétricas e assimétricas, isto é, do domínio prévio das relações de classes lógicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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