E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024

 

O professor de História da Educação Básica precisa organizar suas aulas de acordo com as turmas que possui. Para isso, é necessário realizar um planejamento que atenda a Base Nacional Comum Curricular, o PPP da escola, os materiais didáticos disponíveis e ainda levar em consideração os recursos tecnológicos que a instituição de ensino possui. Além destas questões pedagógicas, é de suma relevância que o docente contemple em seu planejamento os diferentes tipos de documentos históricos existentes, buscando tornar o ensino e a compreensão dos conteúdos atrativa e significativa aos seus alunos. Nessa premissa, enquanto futuro professor de História, analise o excerto documental em destaque:

 

[...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobrepente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeição branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar. [...] Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram. E depois de acabada a missa, quando nós sentados atendíamos a pregação, levantaram-se muitos deles e tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e dançar um pedaço. E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam, não se afastando quase nada da terra, só até onde podiam tomar pé. [...] Terça-feira, depois de comer, fomos em terra, fazer lenha, e para lavar roupa. Estavam na praia, quando chegamos, uns sessenta ou setenta, sem arcos e sem nada. Tanto que chegamos, vieram logo para nós, sem se esquivarem. E depois acudiram muitos, que seriam bem duzentos, todos sem arcos. E misturaram-se todos tanto conosco que uns nos ajudavam a acarretar lenha e metê-las nos batéis

 

Fonte: https://portalabel.org.br/images/pdfs/carta-pero-vaz.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

 

 

A partir da leitura do excerto documental, da compreensão das temáticas discutidas no livro da disciplina e tendo por referência os primeiros contatos estabelecidos entre os naturais da terra e os integrantes da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral, disserte acerca dos itens a seguir:

 

  1. a) Quais elementos podemos extrair deste excerto.
  2. b) Levando em consideração a narrativa construída neste relato, quais cuidados precisamos ter ao manejar este tipo de documentação.
  3. c) Enquanto futuro professor de História, como você desenvolveria esta temática com seus alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, priorizando o uso deste tipo de documento, mas de forma significativa e criativa.

Orientações:

- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.

- Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.

- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho