
ATIVIDADE DE ESTUDO - IFPC - PERÍCIA TOXICOLÓGICA - 53_2025
ATIVIDADE DE ESTUDO - IFPC - PERÍCIA TOXICOLÓGICA - 53_2025
“A toxicologia forense é a análise de amostras biológicas para detectar a presença de toxinas, incluindo drogas. O relatório toxicológico pode fornecer informações importantes sobre o tipo de substâncias presentes em um indivíduo e se a quantidade dessas substâncias é consistente com uma dosagem terapêutica ou está acima de um nível prejudicial. Esses resultados podem ser usados para fazer inferências ao determinar o efeito potencial de uma substância na morte, doença ou comprometimento mental ou físico de um indivíduo”.
Fonte: https://nij.ojp.gov/topics/forensics/forensic-toxicology#:~:text=Toxicologia%20forense%20%C3%A9%20a%20an%C3%A1lise,presen%C3%A7a%20de%20toxinas%2C%20incluindo%20drogas. Acesso em: 24 jun. 2025.
O texto anterior define e explica a importância da Toxicologia Forense para a investigação e elucidação de crimes. Como mencionado no texto, a análise das amostras é parte central da toxicologia forense, com os procedimentos utilizados baseados, quase na totalidade, na química analítica. Por essa razão, esse ramo da toxicologia é também denominado Toxicologia Analítica. Com base no que foi exposto, responda:
- a) Explique como funciona a Cromatografia em Camada Delgada.
- b) Explique como funciona a Cromatografia Gasosa.
- c) Explique como funciona a Espectrometria de Massas.
