ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 53_2024

ATIVIDADE 3 - LOG - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Armazenagem é definida como a parte do sistema de logística de uma empresa que abriga produtos (matérias-primas, mercadorias em andamento, mercadorias acabadas) em certos nós da cadeia de suprimento de uma empresa, e informa situação, condição e disposição de itens armazenados. Armazéns podem ser usados para dar apoio a operações de produção nas instalações da empresa, compor o mix ou montar produtos originários de várias unidades de produção e que serão expedidos para um único cliente, subdividir ou “desconsolidar” uma grande remessa de produtos em muitas remessas menores e combinar várias pequenas remessas em apenas uma de maior volume.

GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.

 

Sobre as principais características de um armazém, avalie as afirmativas a seguir.

 

  1. Receber e conferir as remessas de mercadorias, para organizar de acordo com as especificidades do produto.
  2. Realizar algumas ações que venha agregar valor aos serviços, dando mais celeridade ao processo.

III. Despachar os pedidos de compras, para que seja entregue ao cliente da empresa.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 2

Uma das questões que mais interessa os consumidores no momento da compra, certamente é se de fato a empresa tem o produto para entregar, pois não adianta ter um excelente serviço de entrega, preço muito atrativo ou um produto de qualidade se a empresa não tem produto em estoque, aliás ofertar um produto e não ter em estoque é uma das maiores reclamações dos consumidores é quase que imperdoável, pois gera uma insatisfação muito grande, por exemplo, de um pedido cancelado.

Elaborado pelo professor, 2021.

 

Em relação aos níveis de serviços assinale a alternativa correta, no que se refere o contexto acima citado.

Alternativas

 Alternativa 1 - Desempenho operacional.

 Alternativa 2 - Maturidade da empresa.

 Alternativa 3 - Imagem da empresa.

 Alternativa 4 - Disponibilidade.

 Alternativa 5 - Confiabilidade.

 

QUESTÃO 3

Just in Time (JIT) funciona puxando materiais por toda a cadeia de suprimento, ao contrário dos métodos tradicionais Manutenção, Reparos e Operações (MRO/MRO II), que os empurram pela cadeia. A demanda do cliente aciona operações por meio de uma mensagem enviada de trás para a frente por toda a cadeia de suprimentos por meio de kanbans, um termo japonês que significa cartão ou registro. Há muitas formas e meios diferentes de utilizar kanbans, mas as etiquetas eletrônicas são as mais utilizadas. O estoque total de qualquer item depende do número de kanbans e do tamanho dos contêineres usados.

GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.

 

Entre as características da utilização do JIT, avalie as afirmativas a seguir.

 

  1. Relação com poucos fornecedores de modo que a operação se torne colaborativa.
  2. As informações são compartilhadas em tempo Real, para ajudar no ressuprimento.

III. Os custos são compartilhados com todos os integrantes da cadeia de suprimento, de forma cooperativa.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e II, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III.

 

QUESTÃO 4

A fabricante de pneus recebe os produtos em final de vida útil. Os pneus usados passam pelo processo de trituração e picotagem, resultando em fragmentos que são reutilizados. Com esses fragmentos de pneu, é possível obter matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição a brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e, peças de reposição para indústria automobilística.

OLIVEIRA, Adriano Aparecido de; ALVES, Júlio Cesar Bueno; PAPPA, Marcia Fernanda. Administração de materiais e logística. Maringá: Unicesumar, 2018.

Sobre o processo supracitado na logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Logística de meio ambiente.

 Alternativa 2 - Supply Chain Management.

 Alternativa 3 - Logística empresarial.

 Alternativa 4 - Logística Integrada.

 Alternativa 5 - Logística Reversa.

 

QUESTÃO 5

A integração da Tecnologia da Informação (TI) na gestão da cadeia de suprimentos tem sido fundamental para reduzir os custos logísticos entre empresas, ao consolidar a base de fornecedores e clientes. Nesse contexto, o conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR), aliado à tecnologia de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), tem impulsionado a eficiência operacional e aprimorado as estratégias de marketing e produção.

 

Fonte: Adaptado de OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Maringá: Unicesumar, 2020.

 

Sobre o sistema de Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR), analise as afirmativas a seguir

 

  1. Um dos aspectos mais notáveis é quando os varejistas organizam os produtos em suas lojas por categorias.
  2. O objetivo do ECR é assegurar o fluxo eficiente dos produtos nas prateleiras dos varejistas.

III. No Brasil, não há muitas experiências positivas em relação à utilização do ECR, principalmente quando utilizadas por grandes players de mercado.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e II, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 6

A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado. Para que ele existe. O empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões diferentes. Algumas dessas razões são positivas e construtivas: prestar um novo e diferente serviço à sociedade, satisfazer novas expectativas dos consumidores, aproveitar e incrementar novas tecnologias, ajudar a comunidade em determinados setores mais carentes, expressar criatividade e inovação ou investir a poupança em um negócio rentável. Assim, você empreendedor que vai empreender na área de Recursos humanos, precisa entender o que é a visão, missão etc.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2013.

 

Escolha a alternativa correta que apresenta o que significa a visão de negócio.

Alternativas

 Alternativa 1 - A visão é um objetivo que já foi alcançado pelo empreendedor.

 Alternativa 2 - A visão são os riscos enfrentados pelos empreendedores.

 Alternativa 3 - A visão representa a realidade institucional da empresa.

 Alternativa 4 - A visão é a situação que a empresa deseja alcançar.

 Alternativa 5 - A visão é a razão da existência da empresa.

 

QUESTÃO 7

O transporte é considerado um elemento muito importante para a economia, senão o mais importante do custo logístico das empresas. O transporte é um sistema muito importante para o desenvolvimento de uma nação. Normalmente, nas nações menos desenvolvidas, a produção e o consumo ocorrem no mesmo lugar, não dando chance para o transporte participar da transação. Quando, porém, o transporte tem preço bom, disponibiliza seus produtos para outras localidades com grande chance de desenvolvimento.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2015.

 

Considerando o modal de maior expressão no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Rodoviário. 

 Alternativa 2 - Hidroviário.

 Alternativa 3 - Ferroviário.

 Alternativa 4 - Dutoviário.

 Alternativa 5 - Aéreo.

 

QUESTÃO 8

Essencialmente, logística reversa é o processo de movimentar mercadorias de seu ponto de consumo ou uso até o elo adequado na cadeia de suprimentos com a finalidade de capturar qualquer valor residual por meio de remanufatura ou restauração, ou para dar-lhes um fim adequado. Assim, gestão de logística reversa representa um modelo de negócio sistemático para fechar com lucratividade o circuito da cadeia de suprimentos.

GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.

 

Sobre as principais atividades da logística reversa, avalie as afirmativas a seguir.

 

  1. Devolução de produtos que possuem algum tipo de defeito identificado pelo cliente.
  2. Remanufatura de produtos que chegaram ao final do seu ciclo de vida.

III. Sistemas de informação de logística inversos para rastrear as devoluções e medir os tempos de ciclo de descarte

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e II, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III.

 

QUESTÃO 9

No Brasil, temos alguns cases famosos mundialmente em termos de Supply Chain na indústria automobilística, e isto se dá ao relacionamento colaborativo entre as empresas e fornecedores que conseguem desenvolver um ambiente propício para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos.

Elaborado pelo professor, 2021.

 

Neste sentido, sobre os fatores que influenciam positivamente a cadeia de suprimentos no Brasil. Avalie as afirmativas a seguir.

 

  1. Estabilidade.
  2. Diversificação da economia.

III. Extenso mercado interno.

  1. Mão de obra flexível entre outros.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 10

O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) surgiu da necessidade de otimizar as trocas de informações de materiais dentro de armazéns, depósitos e centros de distribuição (CDs), visando reduzir os custos de armazenagem e aprimorar a eficiência e a qualidade do serviço oferecido aos clientes. A implementação do WMS possibilita uma melhoria na precisão das informações de estoque e nas operações de movimentação dentro do CD, além de aumentar a produtividade dos colaboradores na utilização dos equipamentos. Esse avanço se deve, em grande parte, ao desenvolvimento contínuo de novas tecnologias tanto em software quanto em hardware.

 

Fonte: Adaptado de OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Maringá: Unicesumar, 2020.

 

Sobre as atividades de um sistema de gerenciamento de armazéns- SGA (Warehouse Management System — WMS), analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Recebimento.
  2. Armazenagem.

III. Controle de estoques.

  1. Processamento de pedidos.
  2. Expedição ou despacho.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho