
ATIVIDADE 3 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA I - 53_2024
ATIVIDADE 3 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA I - 53_2024
QUESTÃO 1
As palavras da língua portuguesa se dividem em dez classes, conforme suas características. Essa classificação, no entanto, nem sempre é tão rígida, tendo em vista que, em alguns casos, o mesmo vocábulo pode não funcionar de forma prototípica.
Educar é um ato de coragem. |
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:
- “Educar”, prototipicamente, classifica-se como verbo, no entanto, na propaganda, funciona como substantivo.
- “Coragem”, isoladamente, classifica-se como substantivo, mas, na propaganda, funciona como locução adjetiva, junto à preposição “de”.
III. “Um”, normalmente, classifica-se como artigo indefinido, no entanto, na propaganda, funciona como numeral cardinal.
- Embora “ato” esteja caracterizando a palavra “educar”, morfologicamente, no texto, classifica-se como substantivo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - II e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Fonte: RAMOS, Ricardo. Circuito Fechado. In: Contos brasileiros contemporêneos. São Paulo: Moderna, 1991.
“[...] à primeira leitura, parece apenas uma série de palavras justapostas, que nem mesmo chegam a formar frases completas devido à ausência de elementos coesivos. No entanto, ao observar o texto de maneira mais cuidadosa, é possível estabelecer relações semânticas entre os vocábulos encadeados e perceber, por meio da organização vocabular, aparentemente caótica, a coerência do texto, mesmo estando ausentes os elementos coesivos. Tal fato ocorre porque a associação dos mecanismos internos com os fatores contextuais e sócio-históricos ajuda na construção da significação desse texto, já que faz parte da memória um conjunto de ações diárias relativas às situações descritas no texto, como acordar, fazer a higiene pessoal, vestir-se para o trabalho, tomar o café da manhã, dentre outras. Dessa maneira, esse aglomerado de substantivos passa a fazer sentido e torna o texto coerente”.
Fonte: LUDOVICE, C. de A. B.; BATISTA, J. S. Circuito Fechado: Um Olhar Semiótico. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras. Franca, v. 5, n. 5, p. 43-58, jan./dez. 2009.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
- É possível observar que há uma articulação entre as palavras do texto “Circuito Fechado”, com predominância de substantivos que são compreendidos à medida que o texto avança, demonstrando que existe um significado implícito que explica a ausência dos conectivos.
- Existe uma predominância de substantivos próprios no texto.
III. A palavra lápis que se encontra no texto é uma exceção à regra geral da língua portuguesa, pois é um termo que não muda sua forma no plural, permanecendo com a mesma grafia do singular.
- Podemos compreender que o substantivo cumpre o papel de nomear objetos, como xícara e guardanapo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Observe o alfabeto internacional de fonética:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%A9tica#/media/Ficheiro:Ipa-chart-consonants-pulmonic.png
Sobre fonética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A Fonética se ocupa dos estudos dos sons da fala humana, particularmente, fora do sistema linguístico,
PORQUE
- Seu objetivo é descrever os sons fônicos de uma determinada língua, no nosso caso o Português Brasileiro.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Pronomes são palavras variáveis ou invariáveis, que se dividem em sete classificações, cuja função é retomar ou se referir a alguém/algo.
Nesse sentido, leia a propaganda a seguir:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=828259762673566&set=pb.100064686489100.-2207520000&type=3. Acesso em: 24 jun. 2024.
- O pronome presente em “algumas ocorrências” classifica-se como indefinido e é variável, uma vez que flexiona em número e gênero.
- O pronome presente em “você esteja”, conforme a gramática normativa, classifica-se como de tratamento, embora seja usado, no Brasil, como pessoal.
III. Os pronomes presentes nos trechos “sua rotina pode ser impactada” e “Nossas equipes” classificam-se como possessivos e se refere, respectivamente, à terceira pessoa do singular e à primeira do plural.
- O pronome “algumas”, em “algumas ocorrências” poderia ser substituído pelo pronome “possíveis” sem prejuízo de sentidos para o texto, pois ambos se referem a algo não definido.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 5
A D Joana
(No dia do seu aniversário)
SENHORA, eu vos dou versos, porque apanho
Das flores dahna um ramalhete agreste
E são versos a flora perfumada,
Que de meu seio a solidão reveste.
E vós que amais a parasita ardente,
Que abre como um suspiro em pleno maio,
E o aroma que anima o cálix rubro
— Talvez de uma alma perfumoso ensaio,
E esse vago tremer de níveas pétalas,
Que faz das flores meias borboletas,
O escarlate das malvas presumidas,
A modéstia infantil das violetas,
E essa linguagem transparente e meiga
Que a natureza fala nas campinas
Pelas vozes das brisas suspirosas,
Pela boca rosada das boninas ...
Hoje, na vossa festa, em vosso dia,
Em meio aos vossas íntimos amores...
Juntai aos ramalhetes estes versas,
Pois versas de afeição... também são flores!
Fonte: ALVES, C. In: IVO, L. (org.). Os Melhores Poemas de Castro Alves 2. ed. São Paulo: Global Editora. 1983.
Ao observar o poema, observamos a utilização do pronome vós. Acerca o tema, avalie as asserções a seguir:
- A utilização do pronome vós é bem rara na linguagem coloquial do Brasil.
PORQUE
- É utilizado apenas em discursos cerimoniosos, textos religiosos e no Sertão Nordestino.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 6
Observe o cartaz do filme: Que horas ela volta:
Fonte: https://www.aicinema.com.br/wp-content/uploads/2015/09/QUE-HORAS_Display.png
Ao analisar o cartaz, percebe-se que na frase “Que horas ela volta?”, houve a supressão da preposição “a”. Portanto, formalmente, deveria ser escrita desta maneira: “A que horas ela volta?” ou “Ela volta a que horas?”.
Sobre as preposições, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- As preposições relacionam dois termos de uma oração para explicar ou completar o sentido do primeiro, se classificando em essenciais e acidentais,
PORQUE
- É capaz de unir palavras estabelecendo uma relação de dependência, além de expressar valores semânticos. Do ponto de vista morfológico, são invariáveis, sintaticamente, relacionam uma palavra a outra para completar ou explicar o sentido da primeira e, semanticamente, podem indicar noções de sentido como tipo, lugar, instrumento, posse, etc.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Sabe-se que os sentidos dos textos são construídos a partir de escolhas linguísticas adequadas a partir da intencionalidade discursiva do autor. Com base nisso, veja a imagem a seguir:
Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=816568120502459&set=pb.100064478358680.-2207520000. Acesso em: 1 maio 2024.
Amparado em tal constatação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O autor optou, na construção do texto, pela prevalência dos substantivos concretos e comuns, adjetivos e advérbios de modo e lugar.
PORQUE
- Aqueles nomeiam, de forma clara, os objetos e locais em que podem ser descartados, enquanto essas últimas classes de palavras, respectivamente, especificam os substantivos, como em “resíduos arbóreos” e “orgânicos”, e marcam, entre outros, o lugar em que são jogados os materiais de modo errado, apresentando à população as informações necessárias, de acordo com seu objetivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analise morfologicamente as palavras que constroem o texto a seguir, sobretudo, no que se refere às suas estruturas e formações e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=835208888644436&set=pb.100064659970832.-2207520000&type=3. Acesso em: 24 jun.2024.
Alternativas
Alternativa 1 - A palavra "sustentabilidade" tem como base o radical "sustent", do qual também se origina o vocábulo "insustentável".
Alternativa 2 - A palavra "sustentabilidade" é formada por derivação parassintética, pois apresenta um sufixo, ou seja, um afixo após o radical.
Alternativa 3 - A palavra "sustentabilidade" é formada por derivação sufixal, pois apresenta o afixo antes do radical.
Alternativa 4 - A palavra "sustentabilidade" é formada por composição, mais especificamente por justaposição.
Alternativa 5 - A palavra "sustentabilidade" é formada por derivação prefixal, pois apresenta um afixo após o radical.
QUESTÃO 9
As conjunções são vocábulos que ligam palavras ou orações, colaborando à construção de sentidos. No que se refere a essa classe morfológica, analise o texto a seguir e as assertivas que o seguem:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=817223593770245&set=pb.100064478358680.-2207520000&type=3. Acesso em: 1 maio 2024.
- A conjunção coordenativa alternativa “ou”, em “alagamentos ou deslizamentos” foi utilizada de forma equivocada, tendo em vista que ela exclui uma das opções (alagamento/deslizamento), sendo que ambas colocam em risco a população.
- A conjunção “em”, em “Abrigue-se em local seguro”, apresenta sentido de lugar, marcando o espaço em que o leitor deve se proteger.
III. As duas conjunções “e”, em “Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias”, marcam o mesmo sentido, ou seja, de adição, pois acrescentam os objetos ou locais dos quais se deve manter distância.
- A locução conjuntiva “No caso de” poderia ser substituída por “se”, pois a intenção é estabelecer o sentido de condição ao leitor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10
No texto a seguir, os sentidos são construídos por várias classes diferentes de palavras. Dessa forma, analise todas elas, no que se refere à classificação e valor semântico:
Disponível em: https://www.facebook.com/PrefSP/photos/1610086705856427. Acesso em: 20 jan. 2021.
Considerando o texto analisado, leia as assertivas que seguem:
- Tanto a contração “nas” (nas calçadas) quanto “sobre” (sobre áreas de risco) apresentam o sentido de lugar, diferentemente da contração “neste” que indica tempo.
- O advérbio “enfrente” (não enfrente) marca a circunstância de lugar, uma vez que se refere à palavra “correnteza”.
III. Como trata-se de uma propaganda com valor instrucional, a qual visa à conscientização e orientação da população, há a recorrência de verbos no imperativo, como, por exemplo, “fique”, “pare” e “consulte”.
- Na terceira orientação, a mesma conjunção adverbial aparece duas vezes, construindo um sentido de condição, ou seja, o leitor deve segui-la apenas se a situação descrita acontecer.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV.

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