ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

R$25,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

 

Questão 1
Análise os conceitos apresentados na imagem:

QUE 256069 583408 1

Fonte: MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. Página 229.

A partir dos conceitos apresentados na imagem sobre alta performance e autoperformance na imagem, analise o seguinte caso:

João é um estudante universitário e demonstra autoconhecimento e equilíbrio na vida acadêmica e pessoal, impulsionado por motivação intrínseca e busca constante por desafios. Ele mostra autonomia, responsabilidade e excelência acadêmica, destacando-se não apenas pelas notas, mas também pela qualidade do trabalho e habilidades de liderança. Seu envolvimento em atividades extracurriculares reflete compromisso contínuo com o aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Elaborado pelo professor, 2024.

Diante deste contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. João alcançou sua alta performance acadêmica apenas devido ao seu talento inato e habilidades naturais, sem a necessidade de um planejamento estratégico ou esforço deliberado em seu aprendizado.

PORQUE

II. A alta performance de João é resultado direto de sua autoperformance, refletida em sua capacidade de reconhecer suas habilidades e limitações, desenvolver um plano de estudo personalizado e manter um equilíbrio saudável entre trabalho, estudo e vida pessoal.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 2

Evolução é o processo de transformação e mudança contínua, caracterizado por uma progressão gradual e lenta em que certas características ou estados mais simples se tornam mais complexos, mais desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo.

EVOLUÇÃO. In: MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, c2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=evolu%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 25 mar. 2023. (Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguinte e a relação proposta entre elas:

I. Considerando que a evolução implica continuar avançando, é fundamental reconhecer tanto os ganhos quanto as perdas ao longo da vida, bem como os desafios já superados e aqueles que ainda virão. Essa consciência nos permite aprender com as experiências passadas e nos preparar para os desafios futuros, contribuindo para um crescimento pessoal contínuo.

PORQUE

II. Uma vez que somos parte de um ciclo natural de evolução do qual não podemos escapar, negligenciar esse processo seria ignorar uma oportunidade valiosa de crescimento e desenvolvimento. Ao abraçarmos nossa jornada evolutiva, podemos explorar nosso potencial máximo e alcançar níveis mais elevados de realização pessoal e profissional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Com os avanços acelerados da Indústria 4.0 e a transformação digital dos ambientes de trabalho, cresce a demanda por profissionais que, além das competências técnicas, demonstrem alta capacidade de adaptação a contextos de constante mudança. Conforme o Relatório de Empregabilidade 2025 (Gupy, 2024), as habilidades comportamentais como flexibilidade cognitiva, aprendizagem ativa e resiliência emocional se tornaram indispensáveis para navegar em cenários voláteis. Nesse contexto, o perfil profissional contemporâneo deve integrar múltiplas competências para atuar de forma estratégica, sustentável e humanizada.
​GUPY. Relatório de Empregabilidade 2025: Perspectivas, Desafios e o Futuro do Trabalho no Brasil. 2024.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
Com base nas transformações impostas pela Indústria 4.0 e nas exigências do perfil profissional contemporâneo, assinale a alternativa correta quanto a competência de adaptação em cenários de alta complexidade e transformações rápidas.
Alternativas
Alternativa 1:

Manter rotinas rígidas como estratégia de estabilidade em contextos de alta volatilidade, priorizando previsibilidade.

Alternativa 2:

Utilizar a criatividade para propor soluções disruptivas, ainda que desconsiderando padrões organizacionais existentes.

Alternativa 3:

Atuar com foco em metas e indicadores, sem se desviar de métodos previamente estabelecidos, independentemente do contexto.

Alternativa 4:

Dominar ferramentas tecnológicas avançadas e atuar de forma independente, priorizando exclusivamente os resultados operacionais.

Alternativa 5:

Demonstrar flexibilidade ao integrar novas ferramentas digitais ao trabalho, redesenhando rotinas e aprendendo continuamente frente a mudanças.

Questão 4

Lucas tem 30 anos e trabalhava em uma empresa que passou por transformações tecnológicas e acabou tendo redução de equipes. Após ser desligado, ele decidiu não esperar por uma nova oportunidade com as mesmas características e passou a explorar diferentes formas de atuação profissional. Para isso, reavaliou suas competências, reorganizou sua rotina, revisitou objetivos e procurou entender melhor as demandas emergentes do mercado.

Durante esse processo, enfrentou dificuldades financeiras, momentos de insegurança e questionamentos sobre o futuro. Ainda assim, manteve uma rotina estruturada, traçou metas realistas e buscou ampliar suas possibilidades de trabalho, oferecendo soluções alinhadas às novas dinâmicas do mundo profissional. Sua trajetória revela escolhas conscientes que favorecem sua permanência ativa em um cenário de constantes transformações.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
ANTUNES, Lucedile (org.). Soft Skills: Competências essenciais para os novos tempos. São Paulo: Literare Books, 2020.

​Considerando o caso de Lucas e os desafios da trabalhabilidade na nova economia, analise as afirmativas a seguir:

​I. A postura de Lucas revela iniciativa e capacidade de se reorganizar diante de um cenário profissional em transição, favorecendo sua permanência ativa no mercado.
II. Ao estabelecer metas e estruturar sua rotina, Lucas fortaleceu sua capacidade de tomar decisões conscientes mesmo diante de incertezas.
III. A decisão de aguardar uma recolocação com perfil semelhante ao anterior teria sido mais prudente, considerando sua experiência consolidada.
IV. A escolha de Lucas por buscar novas formas de atuação está alinhada às exigências de um mercado que valoriza autonomia, adaptabilidade e visão estratégica.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Anderson, 33 anos, sentia que sua carreira havia estagnado. Após revisar seu currículo, percebeu que o documento estava focado em responsabilidades genéricas e não evidenciava os resultados alcançados em sua trajetória. Decidiu, então, reformular seu material com foco em conquistas, habilidades desenvolvidas e dados mensuráveis. Além disso, treinou para entrevistas comportamentais e estudou as exigências das vagas de interesse. Durante os processos seletivos, apresentou-se com clareza, segurança e alinhamento entre discurso e histórico profissional. Poucos meses depois, foi contratado para um cargo com maior nível de responsabilidade e impacto.
​BOLLES, Richard N. Como fazer um currículo matador. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​

Considerando os conteúdos relacionadas à preparação para processos seletivos e estratégias de progressão profissional, bem como o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​
I. Anderson obteve êxito em sua recolocação profissional porque compreendeu que um currículo estrategicamente elaborado deve evidenciar, de forma clara e objetiva, os principais resultados alcançados, as competências desenvolvidas ao longo da trajetória e os diferenciais que o tornam competitivo, superando a prática comum de simplesmente descrever funções exercidas.
PORQUE
II. Um currículo competitivo tem como principal objetivo descrever, com o máximo de detalhamento possível, todas as atividades operacionais desempenhadas ao longo da carreira, independentemente de estarem ou não associadas a indicadores de desempenho, impacto ou valor estratégico para o empregador.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6

Cabe ao selecionador a responsabilidade de criar um ambiente adequado para as entrevistas, seja em uma sala reservada ou em um ambiente virtual. É importante receber o candidato acolhedoramente e proporcionar-lhe conforto, a fim de diminuir seu nível de tensão. Durante uma entrevista, o selecionador deve estar atento e concentrado, fazendo anotações relevantes, mas sempre mantendo contato visual com o candidato, independentemente de uma entrevista ser presencial ou realizada online.

​MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Sobre a apresentação do candidato em uma entrevista de seleção, analise as afirmativas seguintes e a relação proposta entre elas.

I. É importante que o candidato se apresente com cuidado em uma entrevista de seleção, buscando uma interação positiva com o entrevistador, mostrando-se com espontaneidade e sendo honesto em suas respostas.

PORQUE

II. Além disso, é fundamental que o candidato atente para sua comunicação verbal e não verbal, expressando de forma clara e coesa suas ideias, utilizando argumentos consistentes para evidenciar seus pontos fortes e experiências pertinentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7

O recrutamento de pessoas é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é atrair candidatos qualificados e aptos para ocupar cargos dentro da organização. Um recrutamento eficaz concentra-se na qualidade e nas habilidades dos futuros colaboradores, que podem ser avaliados em relação a um perfil profissional bem definido. Com base nisso, são determinadas as melhores formas de captação, que podem incluir recrutamento interno, externo, misto, online ou híbrido (Chiavenato, 1999).

​CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Sobre os tipos de recrutamento, analise as afirmações seguintes:

I - O recrutamento interno é caracterizado pela busca de candidatos dentro da própria organização, promovendo colaboradores existentes ou transferindo-os para novas posições.

II - O recrutamento externo envolve a busca por novos talentos fora da organização, através de anúncios de vagas, consultorias de recrutamento ou feiras de emprego.

III - No recrutamento misto, os candidatos são selecionados tanto internamente quanto externamente, mas sem considerar as competências necessárias para o cargo.

IV - No recrutamento online, as empresas utilizam no processo etapas on-line e presencial., como sites de emprego e redes sociais, para atrair candidatos.

É correto o que se afirma em: ​

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

Renata, 28 anos, decidiu mudar sua trajetória profissional após perceber que seu campo de atuação estava passando por inúmeras transformações que colocavam sua atividade em check. Diante disso e buscando se antecipar, organizou uma estratégia para conquistar Upskilling (qualificação). Porém, em vez de seguir um caminho formal e linear de formação, optou por conduzir um projeto de aprendizagem intenso e autodirigido, inspirado no conceito de Ultralearning. Ela estruturou um plano pessoal com metas, prazos e práticas deliberadas, utilizando diferentes fontes e estratégias: leitura de livros técnicos, resolução de problemas reais, simulações e feedback constante. Durante o processo, enfrentou frustrações, lidou com distrações e precisou ajustar diversas vezes sua abordagem. No entanto, manteve disciplina, flexibilidade e constância. Após seis meses, conseguiu ingressar em uma nova área, apresentando domínio técnico e clareza sobre seu desenvolvimento.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
​​YOUNG, Scott H. Ultralearning: master hard skills, outsmart the competition, and accelerate your career. New York: Harper Business, 2019.

​Com base no caso apresentado e nos princípios do Ultralearning, analise as afirmativas a seguir:

​I. A forma como Renata lidou com erros, frustrações e distrações está alinhada com práticas eficazes de quem assume responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado.
II. O sucesso de Renata evidencia que a organização pessoal, a constância e a capacidade de rever estratégias são elementos estruturantes da aprendizagem autodirigida.
III. A opção por um percurso de aprendizagem fora de instituições formais compromete a profundidade e aplicabilidade do conhecimento adquirido.
IV. A experiência de Renata demonstra que o engajamento em um projeto de aprendizagem autodirigido requer esforço contínuo de planejamento, monitoramento e revisão de metas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9

Clara tem 27 anos e iniciou recentemente sua carreira em uma organização do setor criativo. Desde o início, mostrou-se comprometida com prazos, demonstrando profissionalismo e ética em todas as suas interações. Mesmo em ambientes informais, manteve postura respeitosa, escuta ativa e coerência entre o que comunica nas redes sociais e no dia a dia corporativo.

Seu comportamento gerou confiança entre colegas e gestores, contribuindo para que fosse convidada a participar de projetos estratégicos. Clara compreendeu que sua imagem profissional é construída a partir da consistência entre valores, atitudes e comunicação, tanto no ambiente presencial quanto digital.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​

Com base no caso apresentado e nos conceitos de personal branding, integridade e etiqueta profissional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. Clara fortaleceu sua marca pessoal ao adotar uma postura coerente e consciente entre suas atitudes no ambiente presencial e sua imagem digital, demonstrando profissionalismo, ética e autenticidade em diferentes contextos, o que refletiu diretamente em sua reputação profissional.

PORQUE

II. A construção de uma marca pessoal sólida exige alinhamento contínuo e intencional entre discurso, conduta e valores, sendo esse equilíbrio um fator determinante para o fortalecimento da confiança e da credibilidade no ambiente profissional.​

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

A palavra disciplina vem de discípulo — discípulo de uma filosofia, de um conjunto de princípios, de um conjunto de valores, discípulo de um objetivo grandioso, de uma meta ambiciosa ou de uma pessoa que representa essa meta (COVEY, 2014, p. 200). A disciplina se mostra essencial em diversos aspectos da vida, abrangendo desde o ambiente educacional até o cenário profissional. No contexto laboral, ela é essencial para assegurar eficiência e produtividade, possibilitando o cumprimento de prazos e a concentração nas tarefas designadas, ao mesmo tempo, em que minimiza as distrações e a tendência à procrastinação. Além disso, a disciplina desempenha uma papel-chave, na construção e manutenção de relações saudáveis e construtivas, uma vez que fomenta o cultivo de paciência e, empatia, elementos indispensáveis no trato interpessoal.

COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

Sabendo que a disciplina é fundamental para alcançar sucesso pessoal e profissional, analise as afirmativas seguintes e a relação proposta entre elas.

I. A disciplina nos auxilia a superar obstáculos e lidar com desafios de forma mais eficiente porque nos impulsiona a desenvolver estratégias de enfrentamento e a manter uma atitude perseverante diante das dificuldades.

PORQUE
II. Ao cultivar a disciplina, somos capazes de enfrentar as dificuldades com determinação e resiliência, buscando soluções criativas e perseverando até alcançar nossos objetivos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025
ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

 

Questão 1
Análise os conceitos apresentados na imagem:

QUE 256069 583408 1

Fonte: MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. Página 229.

A partir dos conceitos apresentados na imagem sobre alta performance e autoperformance na imagem, analise o seguinte caso:

João é um estudante universitário e demonstra autoconhecimento e equilíbrio na vida acadêmica e pessoal, impulsionado por motivação intrínseca e busca constante por desafios. Ele mostra autonomia, responsabilidade e excelência acadêmica, destacando-se não apenas pelas notas, mas também pela qualidade do trabalho e habilidades de liderança. Seu envolvimento em atividades extracurriculares reflete compromisso contínuo com o aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Elaborado pelo professor, 2024.

Diante deste contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. João alcançou sua alta performance acadêmica apenas devido ao seu talento inato e habilidades naturais, sem a necessidade de um planejamento estratégico ou esforço deliberado em seu aprendizado.

PORQUE

II. A alta performance de João é resultado direto de sua autoperformance, refletida em sua capacidade de reconhecer suas habilidades e limitações, desenvolver um plano de estudo personalizado e manter um equilíbrio saudável entre trabalho, estudo e vida pessoal.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 2

Evolução é o processo de transformação e mudança contínua, caracterizado por uma progressão gradual e lenta em que certas características ou estados mais simples se tornam mais complexos, mais desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo.

EVOLUÇÃO. In: MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, c2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=evolu%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 25 mar. 2023. (Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguinte e a relação proposta entre elas:

I. Considerando que a evolução implica continuar avançando, é fundamental reconhecer tanto os ganhos quanto as perdas ao longo da vida, bem como os desafios já superados e aqueles que ainda virão. Essa consciência nos permite aprender com as experiências passadas e nos preparar para os desafios futuros, contribuindo para um crescimento pessoal contínuo.

PORQUE

II. Uma vez que somos parte de um ciclo natural de evolução do qual não podemos escapar, negligenciar esse processo seria ignorar uma oportunidade valiosa de crescimento e desenvolvimento. Ao abraçarmos nossa jornada evolutiva, podemos explorar nosso potencial máximo e alcançar níveis mais elevados de realização pessoal e profissional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Com os avanços acelerados da Indústria 4.0 e a transformação digital dos ambientes de trabalho, cresce a demanda por profissionais que, além das competências técnicas, demonstrem alta capacidade de adaptação a contextos de constante mudança. Conforme o Relatório de Empregabilidade 2025 (Gupy, 2024), as habilidades comportamentais como flexibilidade cognitiva, aprendizagem ativa e resiliência emocional se tornaram indispensáveis para navegar em cenários voláteis. Nesse contexto, o perfil profissional contemporâneo deve integrar múltiplas competências para atuar de forma estratégica, sustentável e humanizada.
​GUPY. Relatório de Empregabilidade 2025: Perspectivas, Desafios e o Futuro do Trabalho no Brasil. 2024.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
Com base nas transformações impostas pela Indústria 4.0 e nas exigências do perfil profissional contemporâneo, assinale a alternativa correta quanto a competência de adaptação em cenários de alta complexidade e transformações rápidas.
Alternativas
Alternativa 1:

Manter rotinas rígidas como estratégia de estabilidade em contextos de alta volatilidade, priorizando previsibilidade.

Alternativa 2:

Utilizar a criatividade para propor soluções disruptivas, ainda que desconsiderando padrões organizacionais existentes.

Alternativa 3:

Atuar com foco em metas e indicadores, sem se desviar de métodos previamente estabelecidos, independentemente do contexto.

Alternativa 4:

Dominar ferramentas tecnológicas avançadas e atuar de forma independente, priorizando exclusivamente os resultados operacionais.

Alternativa 5:

Demonstrar flexibilidade ao integrar novas ferramentas digitais ao trabalho, redesenhando rotinas e aprendendo continuamente frente a mudanças.

Questão 4

Lucas tem 30 anos e trabalhava em uma empresa que passou por transformações tecnológicas e acabou tendo redução de equipes. Após ser desligado, ele decidiu não esperar por uma nova oportunidade com as mesmas características e passou a explorar diferentes formas de atuação profissional. Para isso, reavaliou suas competências, reorganizou sua rotina, revisitou objetivos e procurou entender melhor as demandas emergentes do mercado.

Durante esse processo, enfrentou dificuldades financeiras, momentos de insegurança e questionamentos sobre o futuro. Ainda assim, manteve uma rotina estruturada, traçou metas realistas e buscou ampliar suas possibilidades de trabalho, oferecendo soluções alinhadas às novas dinâmicas do mundo profissional. Sua trajetória revela escolhas conscientes que favorecem sua permanência ativa em um cenário de constantes transformações.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
ANTUNES, Lucedile (org.). Soft Skills: Competências essenciais para os novos tempos. São Paulo: Literare Books, 2020.

​Considerando o caso de Lucas e os desafios da trabalhabilidade na nova economia, analise as afirmativas a seguir:

​I. A postura de Lucas revela iniciativa e capacidade de se reorganizar diante de um cenário profissional em transição, favorecendo sua permanência ativa no mercado.
II. Ao estabelecer metas e estruturar sua rotina, Lucas fortaleceu sua capacidade de tomar decisões conscientes mesmo diante de incertezas.
III. A decisão de aguardar uma recolocação com perfil semelhante ao anterior teria sido mais prudente, considerando sua experiência consolidada.
IV. A escolha de Lucas por buscar novas formas de atuação está alinhada às exigências de um mercado que valoriza autonomia, adaptabilidade e visão estratégica.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Anderson, 33 anos, sentia que sua carreira havia estagnado. Após revisar seu currículo, percebeu que o documento estava focado em responsabilidades genéricas e não evidenciava os resultados alcançados em sua trajetória. Decidiu, então, reformular seu material com foco em conquistas, habilidades desenvolvidas e dados mensuráveis. Além disso, treinou para entrevistas comportamentais e estudou as exigências das vagas de interesse. Durante os processos seletivos, apresentou-se com clareza, segurança e alinhamento entre discurso e histórico profissional. Poucos meses depois, foi contratado para um cargo com maior nível de responsabilidade e impacto.
​BOLLES, Richard N. Como fazer um currículo matador. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​

Considerando os conteúdos relacionadas à preparação para processos seletivos e estratégias de progressão profissional, bem como o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​
I. Anderson obteve êxito em sua recolocação profissional porque compreendeu que um currículo estrategicamente elaborado deve evidenciar, de forma clara e objetiva, os principais resultados alcançados, as competências desenvolvidas ao longo da trajetória e os diferenciais que o tornam competitivo, superando a prática comum de simplesmente descrever funções exercidas.
PORQUE
II. Um currículo competitivo tem como principal objetivo descrever, com o máximo de detalhamento possível, todas as atividades operacionais desempenhadas ao longo da carreira, independentemente de estarem ou não associadas a indicadores de desempenho, impacto ou valor estratégico para o empregador.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6

Cabe ao selecionador a responsabilidade de criar um ambiente adequado para as entrevistas, seja em uma sala reservada ou em um ambiente virtual. É importante receber o candidato acolhedoramente e proporcionar-lhe conforto, a fim de diminuir seu nível de tensão. Durante uma entrevista, o selecionador deve estar atento e concentrado, fazendo anotações relevantes, mas sempre mantendo contato visual com o candidato, independentemente de uma entrevista ser presencial ou realizada online.

​MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Sobre a apresentação do candidato em uma entrevista de seleção, analise as afirmativas seguintes e a relação proposta entre elas.

I. É importante que o candidato se apresente com cuidado em uma entrevista de seleção, buscando uma interação positiva com o entrevistador, mostrando-se com espontaneidade e sendo honesto em suas respostas.

PORQUE

II. Além disso, é fundamental que o candidato atente para sua comunicação verbal e não verbal, expressando de forma clara e coesa suas ideias, utilizando argumentos consistentes para evidenciar seus pontos fortes e experiências pertinentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7

O recrutamento de pessoas é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é atrair candidatos qualificados e aptos para ocupar cargos dentro da organização. Um recrutamento eficaz concentra-se na qualidade e nas habilidades dos futuros colaboradores, que podem ser avaliados em relação a um perfil profissional bem definido. Com base nisso, são determinadas as melhores formas de captação, que podem incluir recrutamento interno, externo, misto, online ou híbrido (Chiavenato, 1999).

​CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Sobre os tipos de recrutamento, analise as afirmações seguintes:

I - O recrutamento interno é caracterizado pela busca de candidatos dentro da própria organização, promovendo colaboradores existentes ou transferindo-os para novas posições.

II - O recrutamento externo envolve a busca por novos talentos fora da organização, através de anúncios de vagas, consultorias de recrutamento ou feiras de emprego.

III - No recrutamento misto, os candidatos são selecionados tanto internamente quanto externamente, mas sem considerar as competências necessárias para o cargo.

IV - No recrutamento online, as empresas utilizam no processo etapas on-line e presencial., como sites de emprego e redes sociais, para atrair candidatos.

É correto o que se afirma em: ​

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

Renata, 28 anos, decidiu mudar sua trajetória profissional após perceber que seu campo de atuação estava passando por inúmeras transformações que colocavam sua atividade em check. Diante disso e buscando se antecipar, organizou uma estratégia para conquistar Upskilling (qualificação). Porém, em vez de seguir um caminho formal e linear de formação, optou por conduzir um projeto de aprendizagem intenso e autodirigido, inspirado no conceito de Ultralearning. Ela estruturou um plano pessoal com metas, prazos e práticas deliberadas, utilizando diferentes fontes e estratégias: leitura de livros técnicos, resolução de problemas reais, simulações e feedback constante. Durante o processo, enfrentou frustrações, lidou com distrações e precisou ajustar diversas vezes sua abordagem. No entanto, manteve disciplina, flexibilidade e constância. Após seis meses, conseguiu ingressar em uma nova área, apresentando domínio técnico e clareza sobre seu desenvolvimento.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​
​​YOUNG, Scott H. Ultralearning: master hard skills, outsmart the competition, and accelerate your career. New York: Harper Business, 2019.

​Com base no caso apresentado e nos princípios do Ultralearning, analise as afirmativas a seguir:

​I. A forma como Renata lidou com erros, frustrações e distrações está alinhada com práticas eficazes de quem assume responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado.
II. O sucesso de Renata evidencia que a organização pessoal, a constância e a capacidade de rever estratégias são elementos estruturantes da aprendizagem autodirigida.
III. A opção por um percurso de aprendizagem fora de instituições formais compromete a profundidade e aplicabilidade do conhecimento adquirido.
IV. A experiência de Renata demonstra que o engajamento em um projeto de aprendizagem autodirigido requer esforço contínuo de planejamento, monitoramento e revisão de metas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9

Clara tem 27 anos e iniciou recentemente sua carreira em uma organização do setor criativo. Desde o início, mostrou-se comprometida com prazos, demonstrando profissionalismo e ética em todas as suas interações. Mesmo em ambientes informais, manteve postura respeitosa, escuta ativa e coerência entre o que comunica nas redes sociais e no dia a dia corporativo.

Seu comportamento gerou confiança entre colegas e gestores, contribuindo para que fosse convidada a participar de projetos estratégicos. Clara compreendeu que sua imagem profissional é construída a partir da consistência entre valores, atitudes e comunicação, tanto no ambiente presencial quanto digital.

​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​

Com base no caso apresentado e nos conceitos de personal branding, integridade e etiqueta profissional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. Clara fortaleceu sua marca pessoal ao adotar uma postura coerente e consciente entre suas atitudes no ambiente presencial e sua imagem digital, demonstrando profissionalismo, ética e autenticidade em diferentes contextos, o que refletiu diretamente em sua reputação profissional.

PORQUE

II. A construção de uma marca pessoal sólida exige alinhamento contínuo e intencional entre discurso, conduta e valores, sendo esse equilíbrio um fator determinante para o fortalecimento da confiança e da credibilidade no ambiente profissional.​

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

A palavra disciplina vem de discípulo — discípulo de uma filosofia, de um conjunto de princípios, de um conjunto de valores, discípulo de um objetivo grandioso, de uma meta ambiciosa ou de uma pessoa que representa essa meta (COVEY, 2014, p. 200). A disciplina se mostra essencial em diversos aspectos da vida, abrangendo desde o ambiente educacional até o cenário profissional. No contexto laboral, ela é essencial para assegurar eficiência e produtividade, possibilitando o cumprimento de prazos e a concentração nas tarefas designadas, ao mesmo tempo, em que minimiza as distrações e a tendência à procrastinação. Além disso, a disciplina desempenha uma papel-chave, na construção e manutenção de relações saudáveis e construtivas, uma vez que fomenta o cultivo de paciência e, empatia, elementos indispensáveis no trato interpessoal.

COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

Sabendo que a disciplina é fundamental para alcançar sucesso pessoal e profissional, analise as afirmativas seguintes e a relação proposta entre elas.

I. A disciplina nos auxilia a superar obstáculos e lidar com desafios de forma mais eficiente porque nos impulsiona a desenvolver estratégias de enfrentamento e a manter uma atitude perseverante diante das dificuldades.

PORQUE
II. Ao cultivar a disciplina, somos capazes de enfrentar as dificuldades com determinação e resiliência, buscando soluções criativas e perseverando até alcançar nossos objetivos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025
ATIVIDADE 3 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho