ATIVIDADE 2 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

ATIVIDADE 2 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

 

QUESTÃO 1

O empreendedorismo é um fenômeno objetivo, que expressa uma “cultura de negócios”, e, nesse sentido, poderia ser ensinado, difundido e cultivado. Para isso serviriam os manuais com práticas programáticas e métodos prescritos, elaborados e aperfeiçoados a partir da experiência empreendedora acumulada.

MOCELIN, D. G.; AZAMBUJA, L. R. Empreendedorismo intensivo em conhecimento: elementos para uma agenda de pesquisas sobre a ação empreendedora no Brasil. Sociologias, n. 46, p. 30-75, 2017.

 

Diante disso, negociar é um processo no qual duas ou mais partes buscam um acordo para determinar o que cada uma delas deverá dar ou ganhar, ou fazer e receber, numa transação entre elas. A partir das informações apresentadas no texto e no livro da disciplina, com base no tema negociação, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. Estágio inicial baseia-se na coleta de informações e planejamento.

 

  1. Estágio de fechamento envolve o processo de dar e receber de forma competitiva e colaborativa.

 

III. Os estágios da negociação envolvem estágio de preparação, estágio inicial, estágio de barganha e estágio de fechamento.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 2

Os processos de recrutamento e de seleção constituem um procedimento que mobilizam os funcionários não somente para dentro da organização, como também em seu interior, de modo a determinar um conjunto de pessoal da dimensão e da especificidade desejada. Quanto mais ampla é a quantidade de candidatos, maior é a probabilidade de que seja selecionado um funcionário bom, salienta. O recrutamento é negativo, todavia, caso haja um candidato para uma vaga, não havendo seleção possível.

FERREIRA, F. S.; VARGAS, E. C. A importância do processo de recrutamento e seleção de pessoas no contexto empresarial. Macapá, v. 4, n. 2, p. 21-39, 2014.

 

A literatura traz o seguinte texto: partir de critérios específicos é feito o detalhamento do cargo, o mapeamento das competências, recursos financeiros disponíveis, situação do mercado de trabalho, tempo disponível para preenchimento da vaga, entre outros aspectos. Considerando as informações apresentado acima, o texto se refere a qual etapa do processo de recrutamento.

Alternativas

 Alternativa 1 - Coleta de dados.

 Alternativa 2 - Processo de planejamento.

 Alternativa 3 - Resposta a execução de projetos.

 Alternativa 4 - Verificação econômica da avaliação.

 Alternativa 5 - Processo de renovação de ascensão organizacional.

 

QUESTÃO 3

Na gestão financeira, o conceito se divide em planejamento, organização e controle, cabendo às áreas financeiras e operacionais da empresa a execução das ações planejadas. É de muita importância para o pequeno empresário conhecer os principais conceitos da gestão financeira, como analisar corretamente uma demonstração contábil, como organizar o setor de contas a pagar e receber, qual a melhor linha de crédito. Tudo deve ser levado em consideração na hora de definir as melhores estratégias.

OLIVEIRA, D. M. de.; SPENGLER, F. N.; COSTA, L. R. da.; FREITAS, L. F. H. F. de.; ARMÂNCIO, A. J. A gestão financeira nas micro e pequenas empresas. Memorial TCC – Caderno da Graduação, p 11-54, 2019.

 

A literatura traz a seguinte informação: corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor. Conforme a informação apresentada, é correto afirmar que ele se refere a(ao):

Alternativas

 Alternativa 1 - Amortização.

 Alternativa 2 - Prazo de credor.

 Alternativa 3 - Prazo de carência.

 Alternativa 4 - Prazo de utilização.

 Alternativa 5 - Sistematização de devedor.

 

QUESTÃO 4

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente. (KOTLER, 2003).”

Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

  1. O marketing orientado a vendas tem enfoque no produto e serviços com características ou desempenho de alta qualidade.
  2. O marketing com orientação ao marketing tem o enfoque na eficiência do produto, pois com um bom produto os clientes são atraídos até você.

III. O marketing pode ser definido com uma atividade que junta a arte e ciência, uma vez que o gestor deve estudar, analisar, escolher o mercado, conquistar e fidelizar clientes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 5

Conhecer o próprio empreendimento, seus pontos fortes e suas limitações, já não é suficiente em um mercado em constante mudança e de crescentes exigências. Em um ambiente de incertezas, o empreendedor necessita inovar e perseguir as oportunidades e, assim, desenvolver um elo entre a organização e o ambiente externo, por meio de rede de relações e alianças para a troca de informações e para a formação de uma inteligência de negócios, capaz de vir a se constituir em fonte de vantagem competitiva para a empresa.

BARROS, F. S. de O.; FIÚSA, J. L. A.; IPIRANGA, A. S. R. O empreendedorismo como estratégia emergente de gestão: histórias de sucesso. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 33, p. 209-128, 2005.

 

Dessa maneira, a gestão de processos busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Com base no texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre o tema gestão de processos, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. A introdução de processos de negócio nas organizações trouxe um novo desafio à administração clássica.

 

  1. A gestão por processos está correlacionada aos aspectos principais da operação do negócio e apresenta grande potencial para agregação de valor e alavancagem do negócio.

 

III. A gestão por processos pode ser considerada uma metodologia para gerenciamento sistemático centrado no cliente, objetivando medição e melhoria de todos os processos da organização por meio de times multifuncionais e com delegação de autonomia aos funcionários.

 

  1. A fundamentação teórica da gestão por processos se baseia no princípio de correlação entre o marketing e o empreendedorismo do setor a que se destina, sendo uma metodologia centralizada no gestor ou liderança da companhia.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 6

Para uma negociação ocorrer, desde o princípio dela é necessário estar familiarizado com os quatros estágios ou etapas: o estágio de preparação, o estágio de início, o estágio da barganha e o estágio do fechamento. (Lewicki, Hiam, 2003).

Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Observando o estágio a seguir, sinale o estágio com a definição correta:

  1. Estágio Inicial – Essa fase consiste em apresentar seus objetivos, que você quer alcançar com a negociação.
  2. Estágios da preparação – Consiste em coletar informações para definir objetivos e ter conhecimento específico sobre a negociação envolvida.

III. Estágio de fechamento – Rever o acordo feito, escrever o contrato, esclarecer algumas dúvidas que podem ter ocorrido e formalizar tudo que foi negociado.

  1. Estágio de Barganha – Fazer a negociação: mostrar que suas necessidades são mais importantes, para tentar fechar um acordo com o máximo de vantagens.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II e IV, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 7

A competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.

Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

  1. O nosso padrão de comportamento emocional forma um conjunto de elementos que guiam os relacionamentos e determinam um relacionamento duradouro e satisfatório com as pessoas envolvidas.
  2. Competências interpessoais são necessárias para lidar com todas as pessoas, a sua volta, sejam elas, amigos, funcionários, chefes ou clientes.

III. Para baixar o tempo de turnover é necessário ter habilidades interpessoais dos gestores de equipes para atrair e reter talentos.

A alternativa com as definições corretas são:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 8

O papel do indivíduo empreendedor na economia tornou-se indiscutível. Assim como os grandes negócios e as empresas multinacionais, ele passou a ser tratado como um relevante gerador de emprego e renda, fonte de arrecadação de impostos, corresponsável pela criação de produtos e serviços capazes de gerar desenvolvimento.

BEYDA T. T.; CASADO, R. U. Relações de trabalho no mundo corporativo: possível antecedente do empreendedorismo?. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, 2011.

 

Diante disso, a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação. Com base no texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre os critérios da competência interpessoal, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. Percepção acurada da situação, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.
  2. Habilidade de resolver os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões.

III. Alcance de soluções reais, para que as pessoas evoluam no relacionamento e continuem trabalhando juntas tão melhor, como quando o conflito surgiu.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

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