ATIVIDADE 2 - ECO - HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL - 53_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - ECO - HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL - 53_2024

ATIVIDADE 2 - ECO - HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Fonte: IORI (2021)

A figura 1 apresenta uma montagem com três formas de trabalho ao longo da história da humanidade. A Figura (a) é representada por uma pintura egípcia. A Figura (b) apresenta numerosos criados que cuidam de um jardim elaborado, tratam as ovelhas, cortam as vinhas e as rosas sob os olhos vigilantes de mestres bem vestidos. Essa pintura faz parte da série Season que reúne quatro painéis de pequeno porte de Pieter Brueghel (1564- 1638), o jovem. A Figura (c) traz uma das cenas do filme Tempos Modernos, de 1936, escrito e dirigido por Charles Chaplin, em que ele está com outro homem ao lado de uma máquina.

A partir da interpretação da imagem, analise as afirmativas a seguir.

 

  1. A figura (a) faz alusão ao trabalho escravo relativo à Antiguidade clássica, representado pelo Império Egípcio.
  2. A figura (b) é referente ao modelo feudal na qual o modo de produção tem como articulação fundamental as relações de servidão.

III. A figura (c) é característica do novo formato de trabalho, a partir da Revolução Industrial, o trabalho assalariado.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 2

Fonte: Wikicommons

Sua grande obra surgiu da Depressão e, foi nessa época, bem como da lenta recuperação econômica entre as duas guerras mundiais, que se deu a revolução keynesiana. John Maynard Keynes exerceu influência na economia mundial.

YUEH, Linda. Os grandes economistas: e como suas ideias podem nos ajudar hoje. Porto Alegre: L&PM, 2020. [recurso eletrônico] (adaptado)

 

Considerando essas informações analise as asserções abaixo:

 

  1. O aumento do desemprego, a deflação e a crise da agricultura, da época, resultaram em um projeto global, o New Deal baseado no keynesianismo.

PORQUE

  1. O modelo de Bem-Estar Social, elaborado por Keynes, falhou haja vista, estava pautado na defesa pela intervenção estratégica do Estado na economia.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 3

Figura: A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, 1830. Óleo sobre tela, 2,60 m x 3,25 cm. Museu do Louvre, Paris, França.

Fonte: WIKIMEDIA COMMONS. Eugène Delacroix – La liberté guidant le peuple. 2019. Disponível em: https://bityli.com/x8XvX. Acesso em: 19 mai. 2023.

Provocados por contestações da ciência e da exploração à sabedoria convencional, informados sobre o banho de sangue das guerras religiosas recentes e apoiados na facilidade de movimentação de ideias e pessoas, buscaram uma nova compreensão da condição humana. Foi uma era exuberante em ideias, algumas contraditórias, mas todas envolvidas por temas como razão, ciência, humanismo e progresso.

O primeiro desses elementos levou a maioria desses indivíduos a repudiar a crença em um Deus antropomórfico e atento aos assuntos humanos. Tinham, portanto, em comum, a aplicação do critério da racionalidade para entender o mundo.

PINKER, Steven. O novo iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. Editora Companhia das Letras, 2018. (adaptado)

Considerando as informações do texto, bem como o período histórico, é possível afirmar que os estudiosos que primavam pela razão, ciência, humanismo e progresso eram os

Alternativas

 Alternativa 1 - pensadores romanos.

 Alternativa 2 - pensadores do iluminismo.

 Alternativa 3 - teólogos da Igreja Católica.

 Alternativa 4 - cientistas do período feudal.

 Alternativa 5 - filósofos da revolução agrícola.

 

QUESTÃO 4

Charge faz alusão ao Congresso de Berlim, onde a África é dividida em fatias entre os países da Europa.

Fonte: Wikimedia Commons (2023, on-line)

A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. Esse episódio histórico, também conhecido como partilha da África, oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus. Essa movimentação, que endereça ao imperialismo, como definido por Lênin, foi importante para o contexto da Primeira Guerra Mundial, haja vista, o aumento das rivalidades e o fortalecimento do nacionalismo culmiram no conflito armado.

HERNANDEZ, L. L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008(adaptado)

Sobre esse contexto analise as afirmações abaixo.

  1. O imperialismo intensificou o comércio internacional e global.
  2. O termo imperialismo possui elementos em comum com o neocolonialismo.

III. O imperialismo foi, principalmente, um movimento de conquista e criação de colônias em vastas áreas do mundo.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 5

O livre comércio só pôde florescer graças à legitimação teórica, oposta ao mercantilismo generalizado, produzida por David Ricardo, John Stuart Mill, David Hume, Adam Smith e outros beneméritos do iluminismo escocês, e em consequência da relativa estabilidade oferecida pelo Reino Unido, a única superpotência ou hegemonia relativamente benévola da segunda metade do século XIX (Chang, 2004).

 

Fonte: adaptado de: CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Unesp, 2004.

O liberalismo econômico desenvolveu-se nos séculos XVIII e XIX e ainda hoje constitui uma das principais doutrinas filosóficas e econômicas já formuladas. Sobre essa temática, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. O liberalismo econômico é uma doutrina representada por Adam Smith, pautada, entre outros elementos na ideia de poucas barreiras aos fluxos internacionais de bens, capital e trabalho.

 

PORQUE

 

  1. O livre mercado já desenvolvido no período feudal, bem como no mercantilismo, foi aperfeiçoado dentro dos moldes da política laissez-faire.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 6

Com certeza, nessa primeira metade do século XIX, as atividades urbanas haviam perdido qualquer vínculo com o tempo da natureza; de há muito se encontram subordinadas ao tempo abstrato, ao dia implacavelmente dividido em 24 horas. A introjeção dessa específica noção de tempo é, indispensável para a constituição da sociedade. Ela arranca o homem da lógica da natureza, dos dias de duração variada de acordo com as tarefas a cumprir no decorrer das diversas estações do ano, e o introduz ao tempo útil do patrão, o tempo abstrato e produtivo, o único concebido como capaz de gerar abundância e riqueza, e, mais importante ainda, o único capaz de constituir a sociedade disciplinada de ponta a ponta. Em obediência ao seu contínuo e irreversível fluxo, à repetição diária dos mesmos percursos em direção às mesmas tarefas em momentos previsíveis desse evolver linear, a sociedade do trabalho se institui e elabora sua própria imagem (Bresciam, 1982).

Fonte: BRESCIANI, M. S. M. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. Brasiliense, 1982, p.18.

 

O fragmento textual nos remete ao cenário da revolução industrial implicado na configuração espacial urbana. Sobre essa temática, analise as afirmações a seguir:

 

  1. A revolução industrial pleiteava o aumento da produtividade da zona rural e com isso buscava fixar a população nesse meio.
  2. O cenário econômico da época era de trabalho disciplinado dentro das características do regime servil, assim como no feudalismo.

III. A revolução industrial trouxe consigo desenvolvimento das zonas urbanas bem como novas relações de trabalho pautadas no assalariamento.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 7

O rótulo de Idade das Trevas foi aplicado por seus adversários na época do Renascimento, os quais contrastavam a cultura medieval com a da antiguidade clássica da Grécia e de Roma. Essa noção, de certo modo, foi transposta para a forma de organização econômica caracterizada pela estagnação, pelo reduzido dinamismo tecnológico, por uma produtividade muito baixa e estável (Saes; Saes, 2013).


Fonte: adaptado de: SAES, F. A. M.; SAES, A. M. História Econômica Geral. São Paulo: Saraiva, 2013.


Diante do exposto, é possível afirmar que o excerto trata da economia:

Alternativas

 Alternativa 1 - Feudal.

 Alternativa 2 - Tribal.

 Alternativa 3 - Capitalista industrial.

 Alternativa 4 - Capitalista comercial.

 Alternativa 5 - Capitalista concorrencial.

 

QUESTÃO 8

De forma geral, cada modo de produção pode ser definido por um certo nível de desenvolvimento das forças produtivas e por determinadas relações sociais de produção. Por forças produtivas entende-se o conjunto de elementos que estabelecem a capacidade de produção e a produtividade de uma sociedade (recursos naturais, população, nível de conhecimento e habilidade dessa população, desenvolvimento técnico, meios de produção disponíveis etc.); e relações sociais de produção seriam as relações estabelecidas entre os homens a partir de sua posição no processo de produção.


Fonte: adaptado de: SAES, F. A. M.; SAES, A. M. História Econômica Geral. São Paulo: Saraiva, 2013.


Considerando as relações sociais de produção, analise as afirmações a seguir:

I. No feudalismo o trabalhador não é livre. Há um vínculo entre ele e seu senhor.
II. No capitalismo os trabalhadores são livres e assalariados, ou seja, recebem uma remuneração pela sua produção.
III. Assim como no capitalismo, no escravismo, o trabalhador não é livre. Ao contrário, ele é propriedade de seu senhor.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 9

O historiador Eric Hobsbawm caracteriza o século XIX como um século “longo”, em oposição ao século XX, compreendido pelo autor como “breve”. Essa disparidade percebida no século XIX é descrita pelo autor em termos de transformações sociais, culturais, econômicas e, em especial, políticas, e este século foi iniciado com a Revolução Industrial, a Revolução Americana e a Revolução Francesa, eventos ocorridos ainda no século XVIII (Hobsbawm, 2021).

Fonte: HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 598 p. apud LIMA, Hezrom Vieira Costa et al. História contemporânea. revisão técnica: Willian Bonete. – Porto Alegre : SAGAH, 2021. [recurso eletrônico].

Entre as transformações que se iniciaram no século XVIII e foram determinantes nos séculos seguintes é possível destacar o nacionalismo, enquanto movimento político que culminou em conflitos mundiais. Sobre essa corrente política desenvolvida na Europa ao longo do século XIX, analise as afirmações a seguir.

 

  1. O nacionalismo na Europa do final do século XIX foi um fenômeno indissociável do militarismo.
  2. A Revolução Francesa (1789-1799) é um ponto de inflexão importante na história do nacionalismo moderno.

III. Os revolucionários franceses foram implicados pela Revolução Americana (independência dos EUA), que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento do nacionalismo.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 10

O Estado pode atuar como um agente econômico relevante, desempenhando um papel importante tanto na sua intervenção direta na economia, por meio de investimentos públicos e empresas estatais, quanto intervindo indiretamente, mediante políticas fiscais, monetárias e industriais, ajudando a melhorar a alocação dos recursos realizada pelo mercado, não ficando somente como responsável em garantir segurança material para todos os indivíduos ou preocupado somente com metas sociais.

ANTUNES, Felipe da Silva. A importância do Papel do Estado na Atividade Econômica. A Economia em Revista, v. 22, n. 1, p. 15-30, 2014.

 

O Estado surgiu no contexto do absolutismo e foi se ressignificando ao longo da história. Sobre algumas características dessa trajetória analise as afirmações a seguir.

 

  1. O objetivo principal da política mercantilista era a promoção do poder do Estado.
  2. O ideário iluminista criticava o mercantilismo principalmente por conta da excessiva intervenção do Estado nas políticas.

III. A história do capitalismo revela que o Estado precisou intervir na economia em vários momentos de crise.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

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