ATIVIDADE 2 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

ATIVIDADE 2 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

 

QUESTÃO 1

A Ginástica Artística chegou ao Brasil por meio da colonização alemã no Rio Grande do Sul em 1824. Devido ao “Bloqueio Ginástico”, que ocorreu no período de 1820-1842, o Brasil foi um dos países que recebeu alemães e, consequentemente, a Ginástica.

 

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

Com relação à chegada da GA no Brasil, analise as afirmativas:

 

  1. Inicialmente, foram criadas sociedades, fundações e federações de ginástica no Rio Grande do Sul.
  2. As primeiras instituições a terem aulas de Ginástica Artística, estavam localizadas nas regiões norte e nordeste do país.

III. O estatuto da Confederação Brasileira de Ginástica foi aprovado e a Ginástica Artística passa a receber orientações desse órgão, o que ocorre até os dias de hoje.

  1. Os primeiros campeonatos oficiais de Ginástica, foram organizados e dirigidos pelo Conselho de Assessores de Ginástica da Confederação Brasileira de Desportos (CAG-CBD).

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, III e IV, apenas

Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 2

A história da ginástica é ampla e variada, envolvendo diferentes períodos históricos e influências culturais. Desde suas origens antigas até sua formalização como uma prática esportiva moderna, a ginástica desempenhou um papel significativo na promoção da saúde, na educação física e até mesmo como forma de expressão artística. Ao entender essa trajetória histórica, podemos apreciar melhor o desenvolvimento e a importância dessa atividade ao longo do tempo.

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.

 

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. Foi durante período histórico moderno que a ginástica começou a ganhar destaque como uma prática formalizada.

PORQUE

  1. A ginástica como atividade formalizada começou a ganhar destaque durante o século XIX, com a influência de figuras como o Friedrich Ludwig Jahn na Alemanha, que fundou o movimento conhecido como Turnen, promovendo a prática de exercícios físicos como parte da formação nacionalista e militar.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 3

Ao longo da história da Ginástica, percebe-se que todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos ao assistir a uma apresentação nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.

 

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir do excerto acima e do conhecimento sobre os elementos constitutivos da Ginástica, relacione as duas colunas:

 

  1. Manejo de aparelhos
  2. Elementos Corporais
  3. Exercícios Acrobáticos
  4. Exercícios de Condicionamento Físico

 

( ) Passos, corridas, saltos, saltitos, giros, equilíbrios, ondas, poses, marcações, balanceamentos, circunduções. Pode ser com/sem/em aparelhos.

( ) Rotações, apoios, reversões, suspensões. Pode ser com/sem/em aparelhos.

( ) Desenvolvimento da força, resistência, flexibilidades, entre outros. Pode ser com/sem/em aparelhos.

( ) Tradicionais e Adaptados.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - 1, 2, 3 e 4.

 Alternativa 2 - 2, 3, 4 e 1.

 Alternativa 3 - 4, 3, 2 e 1.

 Alternativa 4 - 3, 4, 1 e 2.

 Alternativa 5 - 4, 2, 3 e 1.

 

QUESTÃO 4

A Ginástica Artística (GA), é dividida em masculina e feminina. A GA feminina possui quatro tipos de aparelhos: mesa de salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, sendo que este último possui acompanhamento musical. Já na masculina são seis aparelhos: solo (sem acompanhamento musical), cavalo com alças, argolas, mesa de salto, paralelas simétricas e barra fixa. Cada aparelho da modalidade possui uma medida específica oficial, e essas medidas são usados para as competições e treinamentos dos atletas de alto nível.

 

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

Com relação às características da GA, analise as afirmativas:

 

  1. A modalidade chama a atenção pela característica de colocar os corpos em voo.
  2. As acrobacias e coreografias destacam-se pelo nível de dificuldade e precisão de movimentos.

III. A presença de figuras acrobáticas (ou seja, montagem de figuras com o corpo) é a sua principal característica.

  1. Força, equilíbrio, concentração, agilidade são elementos básicos e que, em qualquer apresentação de Ginástica Artística, estarão presentes.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV

.

QUESTÃO 5

Para um programa de treinamento ser bem planejado, deve-se considerar alguns princípios básicos, resultantes de estudos científicos sobre o treinamento esportivo. São cinco os princípios básicos: da individualidade biológica; da sobrecarga; da progressão e da continuidade; do uso e desuso; e da especificidade. Este último é o que irá diferenciar um treino de uma modalidade para outra, pois trata-se de exercícios específicos de cada modalidade. No caso da Ginástica Rítmica, predominam exercícios de alongamento muscular, para a melhora da flexibilidade, bem como exercícios com os manejos de aparelhos.

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.

 

A partir do texto, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio da especificidade da Ginástica de Trampolim:

Alternativas

 Alternativa 1 - Exercícios de manejo de aparelhos.

 Alternativa 2 - Exercícios de flexibilidade.

 Alternativa 3 - Exercícios de impulsão.

 Alternativa 4 - Exercícios de equilíbrio.

 Alternativa 5 - Exercícios de giros.

 

QUESTÃO 6

Quando se olha para a história da Educação Física e sua sistematização em métodos, no final do século XVIII e início do XIX, percebe-se que o Método Inglês, de Thomas Arnold (1795-1842), Desportivo Generalizado, estava relacionado ao esporte; os demais, que eram três, estavam relacionados à ginástica. Merece destaque o fato de a Inglaterra possuir uma posição geográfica isolada e, no século XIX, uma poderosa marinha, o que colaborou para que não houvesse ênfase na disciplina e no treinamento físico visando à defesa nacional, fator que em alguns países europeus estimulou o desenvolvimento não do esporte, mas de outra atividade física: a ginástica.

Fonte: GAIO, Roberta. O lúdico na iniciação esportiva: o caso da Ginástica Rítmica Popular. Conexões, Campinas, v. 22, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675319. Acesso em: 12 jun. 2024.

A partir do excerto, assinale a alternativa correta que possui os métodos/escolas que influenciaram diretamente o surgimento da ginástica:

Alternativas

 Alternativa 1 - Método Inglês, Francês e Sueco.

 Alternativa 2 - Método Francês, Alemão e Sueco.

 Alternativa 3 - Método Português, Sueco e Inglês.

 Alternativa 4 - Método Alemão, Sueco e Dinamarquês.

 Alternativa 5 - Método Escandinavo, Inglês e Português.

 

QUESTÃO 7

Todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos, ao assistir a uma apresentação, nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.

 

A partir do excerto, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Esses movimentos naturais ou habilidades específicas do ser humano passam a ser considerados como movimentos construídos (exercícios).
  2. Um movimento próprio do homem como o saltar foi sendo estudado, transformado e aperfeiçoado através dos tempos.

III. Os movimentos foram sendo alterados para alcançar os objetivos de cada um dos esportes onde ele aparece.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 8

O solo é um dos aparelhos mais clássicos da Ginástica Artística. Ele chama a atenção pelas diferentes possibilidades de execução realizadas pelos atletas. É no solo onde normalmente tudo começa, onde os atletas aprendem os movimentos básicos que depois serão utilizados nos demais aparelhos.

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

Com relação às características do solo, avalie as afirmações a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:

 

  1. A ginasta tem acompanhamento musical e o tempo de 70 a 90 segundos para a execução da série.
  2. Neste aparelho, que mede 12x12, o atleta realiza movimentos de aterrissagens, movimentos estáticos, deslocamentos, rotações e saltos.

III. A série masculina apresenta mais elementos de flexibilidade do que força, e por não ter música não possui movimentos que remetam à dança ou expressão corporal.

  1. É muito importante que o atleta use todo o espaço do tablado, o uso das diagonais acontece para que o atleta tenha mais espaços de corrida, preparação e execução dos movimentos.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V, V.

 Alternativa 2 - F, F, F, F.

 Alternativa 3 - V, V, F, V.

 Alternativa 4 - V, F, F, V.

 Alternativa 5 - F, F, V, V.

 

QUESTÃO 9

Observe a imagem:

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

Na Ginástica, alguns elementos corporais sem deslocamentos, apesar de serem realizados com o corpo parado, podem ser executados com um pequeno deslocamento ou transferência do peso de corpo de um segmento a outro, como é o caso das ondas.

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir do excerto exposto e do livro didático da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente o elemento corporal onda:

Alternativas

 Alternativa 1 - São movimentos específicos que partem do centro do corpo e irradiam para as extremidades.

 Alternativa 2 - É um movimento de rotação com a mesma intensidade executado no mesmo lugar ou com deslocamentos.

 Alternativa 3 - É uma posição estática que deve ser executada durante um curto período de tempo sobre um ou mais apoios.

 Alternativa 4 - É uma rotação de um segmento corporal, o qual tem que executar uma volta de 360 graus, tendo como ponto fixo uma articulação.

 Alternativa 5 - Possui três fases: o impulso, que é onde se dá o início da trajetória do movimento, energia que impulsiona o movimento; o acento, que é a fase de evidência do movimento; e o relaxamento, que é a fase final do movimento.

 

QUESTÃO 10

Na Educação Física escolar, uma aula deve estar planejada de acordo com os conteúdos programáticos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos legislativos. A Educação Física é o componente curricular que, na BNCC, tem como tema as diversas práticas corporais em suas diversas formas de codificação e relevância social, e elas são divididas em seis unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.

 

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

 

A partir dos seus estudos sobre a BNCC, assinale a alternativa correta sobre a divisão dos conteúdos da Ginástica:

Alternativas

 Alternativa 1 - Ginástica competitivas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e as ginásticas de condicionamento físico e de demonstração para os anos finais do Ensino Fundamental.

 Alternativa 2 - Ginástica de conscientização corporal e competitivas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral e condicionamento físico para os anos finais do Ensino Fundamental.

 Alternativa 3 - Ginástica de condicionamento físico e conscientização corporal para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral (e as demais modalidades competitivas) para os anos finais do Ensino Fundamental.

 Alternativa 4 - Ginástica de condicionamento físico para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e a ginástica geral (e as demais modalidades competitivas) e conscientização corporal para os anos finais do Ensino Fundamental.

 Alternativa 5 - Ginástica Geral (e as demais modalidades competitivas) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e as ginásticas de condicionamento físico e conscientização corporal para os anos finais do Ensino Fundamental.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho