
ATIVIDADE 1 - RAD - MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - RAD - MAMOGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA - 53_2025
CONTEXTUALIZANDO
Para garantirmos qualidade da imagem nos exames de mamografia, a execução segue um protocolo técnico rigoroso, baseado em normas internacionais, como as do Colégio Americano de Radiologia (ACR) e recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A padronização e o cumprimento do protocolo técnico são essenciais para garantir a detecção precoce de lesões, reduzir falsos negativos ou positivos e oferecer um exame confortável e seguro à paciente. A atuação qualificada do tecnólogo em radiologia, aliada à interpretação especializada do radiologista, forma a base de um diagnóstico mamográfico eficaz e humanizado.
Fontes: CARVALHO, D. C. N. de. Mamografia e Densitometria Óssea. Florianópolis: Arqué, 2025;
AMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY. American College of Radiology (ACR) – breast imaging resources. Disponível em: https://www.acr.org/Clinical-Resources/Clinical-Tools-and-Reference/Screening-Resources/Breast-Imaging-Resources. Acesso em: 10 jun. 2025;
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA. Sociedade Brasileira de Mastologia. Disponível em: https://sbmastologia.com.br/. Acesso em: 10 jun. 2025.
Diante do exposto, responda:
- a) COMENTE as principais incidências de rotina do exame.
