
ATIVIDADE 1 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024
ATIVIDADE 1 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024
Em 2007, o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), propõe o conceito para Tecnologia Assistiva, como sendo: [...] uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, 2007, on-line).
Gustavo é um menino de 9 anos que se encontra matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), no período da manhã, e frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno, na mesma escola. Ele apresenta indicativo de deficiência múltipla, é ativo e bastante alegre. Em relação ao seu processo de ensino e aprendizagem, não está alfabetizado e a maior dificuldade está no fato de não escrever nenhuma letra, e, por ter a coordenação motora fina comprometida, ele não consegue recortar papéis, apesar de pegar a tesoura da maneira correta. Em relação a sua comunicação, ele fala pouco e utiliza gestos, porém nem sempre é compreendido, causando um grande desconforto emocional. A professora do atendimento educacional especializado relatou que ele se recusa a utilizar pranchas de comunicação alternativa e, nas atividades que envolvem o estímulo da motricidade, demonstra pouco interesse e desvia a atenção para outros objetos na sala. Apresenta um pouco mais de interesse quando trabalha em grupo, com outros alunos.
a. Um encaminhamento que você enquanto psicopedagogo institucional fará para a professora da sala de aula comum e da sala de recursos para auxiliar o aluno em seu processo de ensino e aprendizagem. Justifique a sua resposta levando em consideração que o encaminhamento precisa estar articulado a uma das dificuldades apresentadas pelo aluno.
b. Proponha uma estratégia de trabalho com o aluno utilizando uma Tecnologia Assistiva para auxiliá-lo na escola. Justifique a relação entre a estratégia proposta e a tecnologia assistiva a ser utilizada pelo aluno.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


