ATIVIDADE 1 – PSICO – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

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ATIVIDADE 1 – PSICO – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

ATIVIDADE 1 – PSICO – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

 A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil e o papel do psicopedagogo

Na Educação Infantil, o desenvolvimento integral da criança exige um olhar atento para além dos aspectos cognitivos. É na primeira infância que se formam as bases da inteligência emocional, da convivência e da construção da identidade. As experiências vividas nesse período, especialmente no ambiente escolar, contribuem diretamente para a formação de vínculos, para a expressão das emoções e para a capacidade de lidar com o outro. O psicopedagogo, ao atuar nesse contexto, desempenha papel essencial ao compreender que dificuldades de aprendizagem podem estar profundamente ligadas a aspectos emocionais e relacionais. Assim, suas intervenções devem estar voltadas para criar ambientes seguros, promover interações saudáveis e colaborar com os professores e famílias na construção de práticas pedagógicas sensíveis ao desenvolvimento socioemocional.

Indicação de leitura:
Artigo: O currículo escolar, práticas pedagógicas e a aprendizagem socioemocional da criança na Educação Infantil. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5114_TB224_24102024194951.pdf

Com base nos seus estudos da disciplina, no texto de apoio e na leitura do artigo, elabore uma dissertação argumentativa, com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, respondendo à seguinte questão: “Por que o desenvolvimento das competências socioemocionais é fundamental na Educação Infantil e como o psicopedagogo pode contribuir com esse processo?”

Tópicos a serem considerados:
Conceito de competências socioemocionais na infância.
Papel do psicopedagogo no contexto da Educação Infantil.
Relação entre emoções, vínculo e aprendizagem.
A importância das práticas pedagógicas afetivas e acolhedoras.
A contribuição do psicopedagogo na mediação de conflitos e expressão emocional.
Colaboração com professores e famílias.
Prevenção de dificuldades de aprendizagem por meio do olhar emocional.
A influência do ambiente escolar nas relações e no bem-estar infantil.
A infância como fase sensível para o desenvolvimento humano.
Conclusão com proposta prática e crítica do papel do psicopedagogo.

Orientações:
– Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente o problema identificado.
– Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

 

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