
ATIVIDADE 1 - PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - 52_2025
ATIVIDADE 1 - PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - 52_2025
ATIVIDADE 1 - PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - 52_2025
"À medida que os desenvolvedores aprimoram suas habilidades em Kotlin e aprofundam seu conhecimento em desenvolvimento Android, enfrentam desafios mais complexos e exploram práticas avançadas. A implementação de padrões de design, como injeção de dependência com Dagger Hilt, proporciona uma arquitetura mais modular e flexível. Além disso, a integração de APIs externas, gerenciamento de permissões e a consideração de padrões de segurança tornam-se aspectos cruciais na criação de aplicativos robustos e seguros" (Senne, 2025, p. 34).
Fonte: SENNE, E. A. Programação para dispositivos móveis. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com o avanço dos estudos em Kotlin e no desenvolvimento de aplicativos Android, espera-se que o desenvolvedor domine não apenas os fundamentos da linguagem, mas também práticas avançadas que garantam a qualidade, a segurança e a escalabilidade dos projetos. Entre essas práticas estão a utilização de padrões de projeto, como a injeção de dependência com Dagger Hilt, que contribui para uma arquitetura mais organizada e modular.
Além disso, o desenvolvimento de aplicativos robustos exige atenção ao gerenciamento de permissões, à integração com API externas e ao uso de ferramentas de testes automatizados, como JUnit e Espresso. Esses elementos são fundamentais para garantir que o aplicativo seja confiável, seguro e funcione adequadamente em diferentes dispositivos e situações de uso. Nessa atividade, você será convidado a refletir de forma objetiva sobre esses temas e demonstrar sua compreensão sobre práticas essenciais para o desenvolvimento profissional em Android com Kotlin.
Com base no texto sobre práticas avançadas no desenvolvimento Android, explique como o domínio de práticas avançadas, como o uso de Dagger Hilt, a integração de API externas e a aplicação de testes com JUnit e Espresso, contribui para o desenvolvimento de aplicativos Android com Kotlin voltados às demandas do mercado atual.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento no fórum "Explicação de atividades".
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto.
- Após responder e revisar sua resposta, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação após a finalização.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e de que não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio, não são permitidas alterações.
Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


