ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51_2025

 

Na disciplina, compreendemos que a História da Matemática oferece uma visão valiosa sobre a natureza da Matemática, destacando seu papel central no avanço do conhecimento humano. A Matemática é percebida como uma construção humana, sujeita a erros, acertos e evoluções. Mendes (2006) destaca a importância da investigação histórica como um modelo teórico essencial para apoiar a elaboração de atividades didáticas no ensino da Matemática.

 

A concepção da investigação histórica não apenas contextualiza o desenvolvimento da matemática escolar, mas também atua como um agente que promove o ato cognitivo em sala de aula. Isso proporciona aos alunos uma conexão significativa entre o passado e o presente, estimulando assim o engajamento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. A abordagem ancorada na investigação histórica, conforme destacado por Mendes (2006), contribui para uma educação matemática mais significativa e estimulante.

 

"Nossa visão sobre a investigação histórica como um modelo teórico para apoiar a elaboração de atividades didáticas baseia-se na história e na investigação como fontes fundamentais para a matemática escolar. Além disso, compreendemos a história como um agente fomentador do ato cognitivo em sala de aula" (Mendes, 2006, p. 99-100).

 

Fonte: MENDES, I. A. A história como um agente de cognição na educação matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

 

Diante de tais ponderamentos, redija um texto discorrendo sobre a importância da História da Matemática em sua formação e trate sobre possibilidades de seu uso em sala de aula, apresentando ao menos uma aplicação concreta.

 

Nesse caso, é importante que você:

  1. Reflita sobre a importância da História da Matemática em sua formação como futuro professor.
  2. Apresente ao menos uma possibilidade concreta de como você pode utilizar a História da Matemática em suas futuras aulas.

III. Explique como essa possibilidade pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos seus alunos.

 

Atenção:

- Para a realização dessa atividade, você pode se basear nas aulas da disciplina, no livro didático ou em outras fontes confiáveis. Procure redigir o texto com suas palavras, expressando a sua opinião, lembrando que o uso de trechos de outros autores, sem as devidas citações, é considerado plágio; e, nesse caso, sua atividade será zerada.

- Sua resposta deve conter de 15 a 30 linhas (use um documento de texto como base, como o Word). Insira no campo a seguir e confira todo seu texto antes de "Finalizar" a atividade, pois não será possível o reenvio.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a mediação, por meio do Fale com o Mediador.

 

Bons estudos!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho