
ATIVIDADE 1 - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025
ATIVIDADE 1 - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025
ATIVIDADE 1 - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes culturas e contextos históricos” (BNCC, 2018, p. 298), estimulando uma abordagem mais significativa e contextualizada dos conteúdos matemáticos.
No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso didático, mas uma estratégia que valoriza a diversidade cultural, promove o pensamento crítico e humaniza a aprendizagem.
Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
Objetivo:
Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.
O que você deve fazer:
Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.).
Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).
Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.
- Introdução: apresente brevemente a importância da História da Matemática na formação de professores.
- Desenvolvimento: descreva as contribuições matemáticas de duas civilizações antigas, contextualizando historicamente.
- Explique como esses conceitos evoluíram até aparecerem na Matemática moderna ou escolar.
- Analise como a abordagem histórica pode enriquecer o ensino, citando pelo menos uma possibilidade prática de aplicação em sala de aula (ex: uma proposta de atividade, discussão, contextualização etc.).
- Conclusão: reflita sobre os benefícios e os limites de integrar a História da Matemática nas aulas hoje.
- Aponte o que essa perspectiva agrega à sua formação como educador.
Formato da resposta:
Texto entre 20 e 30 linhas, com estrutura argumentativa.
Linguagem formal, clara e objetiva.
Uso de citações e referências bibliográficas conforme as normas ABNT.
Pode usar o material da disciplina, livros e artigos científicos.

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