
ATIVIDADE 1 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2024
ATIVIDADE 1 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2024
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise sobre a importância da Tecnologia de Informação para a Gestão da Qualidade. Iniciaremos a atividade com a leitura do fragmento do artigo, a seguir:
TEXTO I
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE
Por: Fábio Campos Aguiara e Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes
Em uma organização hospitalar são muitos os canais por meio dos quais pode ocorrer a troca de informações e, cada um deles, necessita ser atentamente analisado, de modo a assegurar a manutenção da qualidade da informação, sob pena da criação de barreiras ou restrições à organização e, até mesmo, a ocorrência de erros na administração de medicações, nos sítios cirúrgicos, ou falhas de diagnóstico que, além de comprometer a segurança do paciente, põem em risco a sua vida e podem resultar em processos judiciais.O simples contato com a recepcionista ou telefonista já é um processo que pode facilitar ou dificultar o relacionamento do público com os profissionais da organização. A falta de Comunicação entre as várias unidades de um hospital é um fator negativo atualmente observável nessas organizações. Isso se contrapõe ao desafio de operacionalizar um modelo de gestão aberto e flexível, que incorpore a dimensão comunicativa e uma distribuição mais homogênea do poder. Portanto, seria possível pensar em Acreditação em uma organização incapaz de promover uma Comunicação eficiente entre os diferentes membros das equipes profissionais e as diversas unidades de produção? Como um hospital, cujo ambiente informacional é confuso e fragmentado, pode prestar real esclarecimento ao usuário e aos seus familiares sobre a assistência prestada?
Fonte: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2676/1826. Acesso em: 10 ago. 2024.
ATIVIDADE:
1. Com base nas informações inseridas no livro da disciplina sobre a importância da Tecnologia de Informação para a Gestão da Qualidade, bem como nos dados publicados no artigo científico sobre Comunicação e Informação em serviços de saúde, pontue 3 (três) contribuições da Tecnologia de Informação para a Comunicação efetiva nos serviços de saúde.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Ler a atividade com atenção.
- Assistir ao vídeo explicativo gravado pela Professora Andressa (disponível na sala do café e fórum interativo da disciplina).
- Sua resposta deverá conter de 05 a 15 linhas
- Discorra no texto com suas próprias palavras — não serão permitidas cópias da internet ou de livros.
- Não esquecer de apresentar referência, caso utilize fontes de pesquisa.
- Responder à Atividade de Estudo 1 dentro do próprio ambiente/na caixa de texto — no local indicado para resposta. Não é necessário anexar arquivo/formulário, não precisa colocar nome e RA, pois o sistema já relaciona sua resposta ao usuário.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada e enviada ao sistema, e você não poderá respondê-la novamente.
Bons Estudos!

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