
ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "É consenso na literatura que o marketing exista desde os primórdios da humanidade. Como ciência, entretanto, nasceu por volta de 1900. Desde então, grandes debates teóricos têm emergido. Dúvidas e questionamentos acerca da abordagem do marketing têm sido levantados, notadamente a partir da década de 60, gerando divergência em nível conceitual, no que concerne aos impactos negativos do marketing na sociedade, nas empresas e nos consumidores e, posteriormente, relativos à relevância da aplicabilidade da teoria. O corpo doutrinário, acumulado ao longo do século XX, tem gerado escolas com características próprias e concentração em um agente de relacionamento. Um dos pontos fracos no desenvolvimento do pensamento de marketing é a ausência de avaliação e análise das teorias propostas. Teóricos da área não atentam para a necessidade de criticar consistentemente outras teorias, a fim de identificar forças e fraquezas antes de formular seus próprios modelos. Observa-se, frequentemente, um desconhecimento da existência e conteúdo das principais escolas desenvolvidas no passado. Ademais, mesmo conhecendo tais princípios, aceitam-se como valiosos, sem questioná-los, através de estudo cuidadoso". MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. M. de O. A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 3, n. 1, p. 40–57, 2017. p. 41. A respeito da história do Marketing, a literatura traz a seguinte informação: em 1954, Peter Drucker citou Marketing, pela primeira vez, como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores e, em 1960, Theodore Levitt lança Miopia de Marketing, em que mostra a importância da satisfação dos clientes, mudando o mundo dos negócios. Por sua vez, em 1967, Philip Kotler lança o livro Administração de Marketing, que consolida as bases de Marketing. Já no Brasil, os primeiros contatos com esse conceito ocorreram na década de 1960, mas só se fortalecem nos anos de 1990, após a abertura do País ao mercado internacional. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, descreva as três fases que caracterizaram o processo evolutivo do Marketing.
ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "É consenso na literatura que o marketing exista desde os primórdios da humanidade. Como ciência, entretanto, nasceu por volta de 1900. Desde então, grandes debates teóricos têm emergido. Dúvidas e questionamentos acerca da abordagem do marketing têm sido levantados, notadamente a partir da década de 60, gerando divergência em nível conceitual, no que concerne aos impactos negativos do marketing na sociedade, nas empresas e nos consumidores e, posteriormente, relativos à relevância da aplicabilidade da teoria. O corpo doutrinário, acumulado ao longo do século XX, tem gerado escolas com características próprias e concentração em um agente de relacionamento. Um dos pontos fracos no desenvolvimento do pensamento de marketing é a ausência de avaliação e análise das teorias propostas. Teóricos da área não atentam para a necessidade de criticar consistentemente outras teorias, a fim de identificar forças e fraquezas antes de formular seus próprios modelos. Observa-se, frequentemente, um desconhecimento da existência e conteúdo das principais escolas desenvolvidas no passado. Ademais, mesmo conhecendo tais princípios, aceitam-se como valiosos, sem questioná-los, através de estudo cuidadoso". MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. M. de O. A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 3, n. 1, p. 40–57, 2017. p. 41. A respeito da história do Marketing, a literatura traz a seguinte informação: em 1954, Peter Drucker citou Marketing, pela primeira vez, como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores e, em 1960, Theodore Levitt lança Miopia de Marketing, em que mostra a importância da satisfação dos clientes, mudando o mundo dos negócios. Por sua vez, em 1967, Philip Kotler lança o livro Administração de Marketing, que consolida as bases de Marketing. Já no Brasil, os primeiros contatos com esse conceito ocorreram na década de 1960, mas só se fortalecem nos anos de 1990, após a abertura do País ao mercado internacional. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, descreva as três fases que caracterizaram o processo evolutivo do Marketing.
MAPA - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2024
O Marketing envolve um conjunto de ações de relacionamento por parte das organizações, com vista à obtenção de benefícios à empresa e aos seus clientes. Cabe complementar que o Marketing busca atender e satisfazer as necessidades de consumidores, na medida em que se responsabilizam pela conexão entre organizações, ambiente, clientes e possíveis clientes, contribuindo, dessa forma, para a identificação de comportamentos, percepções e anseios. Sua aplicação em saúde é de extrema importância, já que os serviços de saúde são vistos como intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Nesse cenário, o Marketing contribui para adequada orientação em diferentes organizações, sejam elas privadas ou públicas, facilitando e ampliando horizontes dos serviços.
O uso do Marketing em saúde assume, então, grande importância, tendo em vista que os serviços de saúde apresentam características como intangibilidade — não podem ser vistos, sentidos, cheirados, ouvidos e nem provados —, inseparabilidade — são produzidos, entregues e consumidos ao mesmo tempo —, variabilidade — nunca serão exatamente iguais — e perecibilidade — não podem ser estocados. Cabe destacar ainda que o Marketing faz parte da evolução da vida em sociedade. Hoje, pode ser definido como uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor para clientes e para gerenciar as relações com clientes, de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos.
Fonte: SAGAZ, S. M.; LUCIETTO, D. A. Marketing Social Aplicado à Saúde Coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo de Administração, v. 10, n. 3, p. 16–30, 2016.
Perceba que, diante dos conceitos expostos, o Marketing voltado para o mercado de serviços é mais complexo em comparação com os produtos, já que, em serviços, existe a influência da intangibilidade. Nesta atividade, você, como futuro(a) profissional da área da saúde, precisa entender que o Marketing ocorrerá como um conjunto de estratégias que permitirá identificar as necessidades do seu público-alvo. Portanto, com base no texto apresentado e no conteúdo do livro da disciplina, responda a seguir:
- a) Cite os seis elementos do “Composto Promocional”.
- b) Discorra sobre o “Marketing direto", segundo Kotler e Armstrong (KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.).
- c) Descreva a essência e a importância do elemento “Promoção” do Composto de Marketing.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade.Link: https://www.youtube.com/watch?v=_gdakOdr89k (copie e cole o link no seu navegador de internet).
- Baixe o "Modelo de Entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
*Esta atividade faz parte da composição de notas para a recuperação de sua média na disciplina. Sua realização é muito importante.

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