ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2024

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2024

 

Construção de Estrutura de Classes com Herança em Java

 

Objetivo:

Desenvolver uma estrutura de classes em Java utilizando o conceito de herança. O exercício planeja praticar a criação de uma hierarquia de classes, onde uma classe pai (superclasse) compartilha atributos e métodos comuns com suas subclasses (classes filhas).

 

Descrição da Atividade:

Você deverá criar uma estrutura de classes que represente diferentes tipos de veículos. Especificamente, crie uma classe pai chamada Veiculo e duas classes filhas chamadas Carro e Moto. A classe Veiculo deve conter atributos e métodos comuns a todos os veículos, enquanto as classes Carro e Moto devem herdar essas características e incluir atributos ou métodos específicos.

 

Instruções:

Classe Pai: Veículo

Atributos:

- String marca: representa a marca do veículo.

- String modelo: representa o modelo do veículo.

- int ano: representa o ano de fabricação do veículo.

Métodos:

- void exibirDetalhes(): Método para exibir detalhes do veículo.

- Construtor que inicializa os atributos marca, modelo, e ano.

 

Classe Filha: Carro

Atributos Específicos:

- int numeroDePortas: representa o número de portas do carro.

Métodos Específicos:

- void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição do número de portas.

- Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo numeroDePortas.

 

Classe Filha: Moto

Atributos Específicos:

- boolean temSidecar: indica se a moto possui um sidecar.

Métodos Específicos:

- void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição da presença de sidecar.

- Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo temSidecar.

 

Nesta atividade você deve: 

  1. Implementar as classes Veiculo, Carro e Moto conforme descrito.
  2. Criar uma classe principal (Main) para instanciar objetos de Carro e Moto e demonstrar o funcionamento dos métodos, especialmente o método exibirDetalhes().

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