
ATIVIDADE 1 - EESP - TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - 54_2024
ATIVIDADE 1 - EESP - TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - 54_2024
Excerto 1:
Uma crítica comum aos cursos de formação docente é que eles se restringem muito às discussões no campo teórico, de forma que os conhecimentos práticos são pouco trabalhados e desenvolvidos. Assim, por vezes, os debates e estudos acerca dos aspectos teóricos permanecem muito distantes da realidade escolar, de forma que os professores se formam sem a devida preparação para lidar com a diversidade presente no ambiente escolar (Santos; Reis, 2016). Inclusive, existem importantes autores na literatura que apontam o despreparo dos professores como um dos elementos determinantes para a dificuldade de aprendizagem de muitos estudantes (Vitalino, 2007).
Excerto 2:
Na perspectiva da formação docente, a formação continuada auxilia o profissional, principalmente o professor, a refletir sobre seu trabalho, ajudando-o a problematizar suas dificuldades, que poderão ser diagnosticadas e posteriormente resolvidas com consciência e método. Consequentemente, transforma-se, assim, a relação do profissional professor perante o problema. Corroborando com o exposto, Lippe e Camargo (2009) afirmam que a formação continuada é uma possibilidade de ampliação dos conhecimentos sobre a inclusão, pois como os professores de biologia e ciências não saem de suas graduações com uma bagagem de conteúdos e conhecimentos sobre inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, para tentar suprir a falta de conhecimento na área da educação inclusiva, eles recorrem a cursos de formação continuada que permitirão uma permanente reflexão sobre o fazer pedagógico e o enfrentamento dos desafios constantemente colocados para a superação das dificuldades do cotidiano escolar.
Com base nos excertos, a respeito das formações inicial e continuada de professores, abordadas no livro didático, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta:
* O que você sugere enquanto futuro profissional da educação, a respeito da articulação das formações inicial e continuada para a atuação prática docente, levando em consideração a legislação e a literatura apresentada no livro didático? Justifique a sua resposta.
Sua resposta deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
Orientações para elaboração:
Elabore de forma dissertativa-argumentativa seu posicionamento frente às questões.
Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

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