
Amaro: marca brasileira lançada em 2012 que comercializa acessórios e roupas para o público feminino.
Amaro: marca brasileira lançada em 2012 que comercializa acessórios e roupas para o público feminino.
MAPA - EMP - NEGÓCIOS DIGITAIS - 54_2024
Empresas digitais ou negócios digitais podem receber outras denominações, tais como comércio digital, negócios eletrônicos, negócios on-line e negócios baseados na internet. Uma empresa digital usa tecnologias digitais e redes nas atividades de compra e venda de bens e serviços, tem foco na tecnologia, que propicia e melhora a informação e a comunicação de transações. O uso da tecnologia para negócios pode reduzir os custos do serviço, melhorando a qualidade e velocidade do serviço. Também pode propiciar aprendizagem e colaboração (XU, 2014).
Fonte: XU, J. Managing digital enterprises – Ten essential topics. Atlantis Press: Golden Coast, 2014.
A partir disso, vamos ao exemplo de duas empresas digitais brasileiras:
Amaro: marca brasileira lançada em 2012 que comercializa acessórios e roupas para o público feminino. Entre os diferentes estão ser um e-commerce monomarca e o investimento no mercado omnichannel. Possui cerca de 400 funcionários atualmente e tem planos de dobrar as receitas.
Evino: e-commerce brasileiro que atua com vinhos, comercializando os produtos com preços mais acessíveis e vendas especiais com descontos. Trabalha ainda com um setor de vinho premium. Em 2017, a empresa faturou 265 milhões de reais. Atualmente, apostam em sua manutenção no mercado a partir da popularização de vinhos mais caros.
Fonte: https://www.mariaaugusta.com.br/empresas-digitais/ Acesso em: 16 set. 2024.
Partindo desse entendimento, vamos compreender como as redes sociais podem influenciar empresas digitais?
A pesquisa Jornada de Compra do Shopper, realizada pela NIQ Ebit em Dezembro/2023, mostra que 50% dos consumidores brasileiros são influenciados por propagandas veiculadas em redes sociais na hora de decidir sobre comprar algum produto online, com destaque para Instagram e Facebook.
Em um cenário onde a influência digital desempenha um papel crucial nas decisões de compra, a pesquisa destaca que metade dos entrevistados identifica as redes sociais como um fator determinante em suas escolhas de compra online. O Instagram e o Facebook destacam-se como as plataformas mais impactantes, consolidando-se como os principais canais para estratégias publicitárias direcionadas. Outras plataformas menos exploradas incluem o Pinterest e o X (Twitter). Enquanto 73% dos entrevistados indicam não usar o Pinterest, 27% afirmam gastar pelo menos mais de uma hora diária na plataforma. Quanto ao X, 69% dos consumidores relatam não utilizar a rede, mas 31% revelam dedicar mais de uma hora diária, sinalizando uma presença significativa de consumidores ativos nessa plataforma de microblogs.
A participação ativa dos consumidores em transmissões ao vivo também é um ponto de destaque com influência nas compras online. A pesquisa revela que 38% dos shoppers acompanham lives de divulgação de produtos, evidenciando a preferência por experiências interativas e em tempo real.
A pesquisa mostrou ainda que apenas 19% afirmam não serem influenciados por tais estratégias digitais para realizar suas compras online. A predisposição para a compra influenciada por redes sociais varia em diferentes categorias, com destaque para: moda e acessórios (44%), eletrônicos (41%) e perfumaria e cosméticos (35%).
Através dessas plataformas, as empresas têm a oportunidade de não apenas alcançar, mas também engajar o público-alvo de maneira eficaz e relevante, construindo conexões genuínas que impulsionam o sucesso nos ambientes virtuais e, por consequência, no mercado na totalidade.
Fonte: https://nielseniq.com/global/pt/insights/education/2024/a-trajetoria-ascendente-do-e-commerce-brasileiro/ Acesso em: 16 set. 2024.
Esses dados demonstram a importância estratégica das redes sociais para as empresas digitais atingirem o público-alvo de maneira eficaz e relevante.
Partindo dessa descrição, você consegue identificar como redes sociais podem influenciar negócios digitais? Nesse sentido, para entender o conteúdo sobre marketing digital você pode acessar o conteúdo de Marketing aplicado aos meios digitais, que consta nas páginas 201 a 206 do seu livro texto.
Você, como futuro profissional em negócios digitais será responsável por desenvolver campanhas em redes sociais, visando a difusão e aceitação de seus produtos no mercado. Para tanto:
- a) Escolha um setor de atividades para estruturar um empreendimento digital e escolha as redes sociais que utilizaria para fazer essa divulgação.
- b) Descreva o perfil dos prováveis consumidores dessa empresa digital e justifique a escolha da rede social.
- c) Descreva o conteúdo que você utilizaria para fazer a divulgação.
- d) Quais são os concorrentes que você identifica atuando na rede que escolheu? Quantos seguidores eles têm? Com que frequência eles postam produtos?
- e) Quais estratégias você utilizaria para sua campanha de marketing digital e ser mais competitivo?
Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para seu(a) professor(a) mediador(a) por meio do "fale com o mediador".

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


