AE3 - BEDU - LUTAS - 51/2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

AE3 - BEDU - LUTAS - 51/2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - LUTAS - 51/2024

 

QUESTÃO 1

A diferenciação entre as diversas artes marciais está na sistematização corporal de cada uma e em sua função específica em relação às outras. Em determinadas modalidades, o objetivo do golpe pode ser imobilizar ou projetar o adversário. Em outras, o foco é na aplicação de golpes com diferentes partes do corpo, com a intenção de nocaute ou enfraquecer o oponente (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

De acordo com seu material, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. A adesão à violência é figurativa no contexto marcial.

PORQUE

  1. Existe uma linha tênue que separa a violência e a brutalidade, contradizendo a intenção e o aprimoramento natural dos praticantes.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

A preparação física e técnica é um componente essencial para o desempenho e sucesso dos atletas de diversas modalidades de lutas. Nesse contexto, o treinador desempenha um papel fundamental na elaboração e implementação de estratégias de treinamento e competição eficazes. A combinação de preparação física e técnica adequadas permite que os atletas alcancem seu máximo potencial no esporte (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

A preparação física pode desenvolver capacidades para os atletas. Sobre isso, assinale a alternativa que dita quais são as capacidades cruciais para realizar movimentos técnicos com eficiência e resistir ao estresse físico durante os combates:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Força muscular, técnica, pensamento crítico e golpes.

 Alternativa 2 - Força muscular, quedas, golpes, memorização e flexibilidade.

 Alternativa 3 - Força muscular, resistência cardiovascular, explosão e flexibilidade.

 Alternativa 4 - Força muscular, memorização, pensamento rápido e resolução de problemas.

 Alternativa 5 - Força muscular, resistência cardiovascular, explosão, agilidade e flexibilidade.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Antes da Olimpíada de Londres, em 2012, os atletas profissionais não podiam participar do boxe nos Jogos Olímpicos. No entanto, a partir da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, a Federação Internacional de Boxe (AIBA) aprovou uma mudança na regra que permitiu a participação de lutadores profissionais nos Jogos pela primeira vez. Os juízes atribuem 10 pontos ao vencedor de cada round, enquanto o perdedor recebe entre seis e nove pontos, dependendo de seu desempenho (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Existem três formas de vitória no boxe, além do sistema de pontuação, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Nocaute, desistência do combate e Ippon.

 Alternativa 2 - Nocaute técnico e desistência do combate.

 Alternativa 3 - Por pontuação, nocaute e nocaute técnico.

 Alternativa 4 - Nocaute, nocaute técnico e pontuação dos rounds.

 Alternativa 5 - Nocaute, nocaute técnico e desistência do combate.

VOTAR

RESULTADOS

 

QUESTÃO 4

O modelo convencional de instrução em artes marciais, demonstra eficácia na promoção do desenvolvimento de habilidades técnicas e disciplina. No entanto, alguns alunos podem se sentir desmotivados com essa abordagem, por isso a escolha entre métodos tradicionais e contemporâneos de ensino de lutas deve ser baseada nas necessidades e preferências individuais dos alunos.

Fonte: ROSA, Jean Lucas. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Sobre os tipos de métodos, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Os métodos tradicionais não são mais utilizados atualmente.

 Alternativa 2 - Os métodos devem ser rígidos e não podem se ajustar individualmente para cada praticante.

 Alternativa 3 - Os métodos contemporâneos servem para apresentar a disciplina e a tradição aos novos praticantes.

 Alternativa 4 - Os métodos tradicionais são eficazes para alunos dinâmicos e que valorizam os desafios de cada modalidade.

 Alternativa 5 - Os métodos contemporâneos são mais utilizados para alunos que buscam uma experiência mais dinâmica e desafiadora.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

Gonzáles, Darido e Oliveira (2014 apud ROSA, 2023) desenvolveram um quadro de orientações que aborda as atividades de lutas em diferentes faixas etárias. Suas orientações contribuem sobre como adaptar e planejar estrategicamente essas práticas, levando em consideração as necessidades de desenvolvimento de cada grupo etário. Com essa base teórica, é possível conceber abordagens mais eficazes e envolventes, garantindo que as experiências de aprendizado sejam pertinentes e estimulantes para todos os alunos.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

De acordo com a tabela disponível em seu livro didático, analise as afirmativas a seguir:

  1. Ampliação dos movimentos e combinações, aprendizagem da lógica das diferentes modalidades são parte da fase do movimento especializado no estágio de utilização ao longo da vida.
  2. Brincadeiras de oposição, movimentos de distância curta, média e longa, diversidade de jogos de oposição em duplas e grupos, são parte da Fase do movimento especializado no estágio de transição.

III. Atividades básicas como brincadeiras gerais, atividades de empurrar, rolar, correr e pegar de modo lúdico, indo do abstrato para o concreto, são parte da fase do movimento fundamental, que é o estágio de proficiência.

  1. Movimentos mais avançados como combinação de socos e chutes, aprendizagem de esquivas, movimentos de defesa e contragolpes e aplicação de movimentos são parte da fase do movimento especializado no estágio de aplicação.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III apenas.

 Alternativa 3 - II e IV apenas.

 Alternativa 4 - III e IV apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

As diferentes formas de ensino e treinamento de lutas oferecem amplas oportunidades profissionais para aqueles que desejam seguir carreira nesse campo. O professor de Educação Física poderá realizar diversas atividades dentro desse campo de atuação. A escolha do ambiente profissional dependerá dos objetivos e da especialização de cada pessoa interessada em seguir carreira nas artes marciais (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Sobre as funções desempenhadas pelo professor de Educação Física, dentro do campo de atuação das artes marciais, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Não são necessárias habilidades de liderança para atuar nesse campo.

 Alternativa 2 - Os profissionais devem realizar a preparação física específica para cada tipo de modalidade.

 Alternativa 3 - Os profissionais podem trabalhar com atletas de alto rendimento, tratando da saúde mental desse atleta.

 Alternativa 4 - Não é necessário ter conhecimento profundo sobre a modalidade, apenas passar o treino para os atletas.

 Alternativa 5 - Trabalhar a parte técnica de cada modalidade de artes marciais, não é função do profissional de educação física.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

No campo das lutas, além das oportunidades profissionais, a pesquisa também tem se expandido, contribuindo para o avanço do conhecimento e o aprimoramento das práticas de ensino e treinamento. As investigações científicas têm explorado os benefícios físicos, cognitivos e sociais das lutas, além de examinar os efeitos de diferentes abordagens pedagógicas e estratégias de treinamento (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Sabendo da importância da pesquisa também nessa área de atuação, analise as asserções a seguir:

 

  1. A pesquisa científica desempenha um papel fundamental no avanço do conhecimento nessa área.

PORQUE

 

  1. Fornece evidências para embasar práticas de ensino e treinamento mais eficazes.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

A regulamentação da profissão do instrutor/professor de lutas O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF, 2002, on-line), em sua Resolução nº 46 de 18/2/2002, define as atividades de Educação Física, bem como as prerrogativas dos profissionais de Educação Física, incluindo as lutas e artes marciais. Entretanto, “as artes marciais não são fiscalizadas pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais. A regulamentação da profissão do instrutor/professor de lutas é um tema relevante e em discussão na área da Educação Física.

 

Fonte: ROSA, Jean Lucas. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

Fonte: Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/conteudo/471#:~:text=9.696%2C%20de%2001%20de%20setembro,suas%20respectivas%20%C3%A1reas%20de%20abrang%C3%AAncia. Acesso em: Jan. de 2024.

 

Qual é o projeto de lei que busca estabelecer critérios e diretrizes para Propostas legislativas no campo das lutas e artes marciais:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Projeto de Lei 3649/2020

 Alternativa 2 - Projeto de Lei 9696/1998

 Alternativa 3 - Projeto de Lei 3125/2020

 Alternativa 4 - Projeto de lei 3694/2020

 Alternativa 5 - Projeto de Lei 3688/2020

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

As artes marciais são práticas físicas e mentais, derivadas de técnicas de guerra, dividida em diferentes graus, com o objetivo de desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se atacando ou submetendo o adversário à diversas técnicas. Nas artes marciais a função do mestre é crucial para o bom desenvolvimento dentro do esporte (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Sobre as artes marciais, em um contexto geral, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Nas artes marciais, corpo e mente trabalham em conjunto.
  2. O papel do professor é incentivar e estimular os praticantes.

III. A relação entre professor e aluno garante a continuidade dos ensinamentos acumulados.

  1. O mestre é um ditador, onde apenas repassa os ensinamentos aos praticantes, sem se preocupar com as consequências.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

QUESTÃO 10

Dentro das lutas, a arbitragem desempenha um papel fundamental, pois garante que as regras sejam cumpridas e as disputas sejam justas e seguras. Os árbitros são responsáveis por aplicar as regras específicas de cada modalidade de luta, avaliar o desempenho dos lutadores e tomar decisões imparciais durante as competições (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Os árbitros têm diversas responsabilidades e competências durante as competições de lutas. Tendo isso em mente, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. O árbitro não precisa ter conhecimento das regras de cada modalidade, afinal ele está lá só para garantir a segurança dos atletas.
  2. O árbitro pode parar uma luta em casos específicos. Quando houver risco de lesões graves, por exemplo.

III. O árbitro deve monitorar a conduta dos atletas e identificar infrações.

  1. O árbitro pode aplicar penalidades caso seja necessário.

 

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - II, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho