AE3 - BEDU - ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE3 - BEDU - ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA - 51/2024

QUESTÃO 1

A aptidão aeróbia ou capacidade cardiorrespiratória é um dos componentes físicos mais estudados atualmente por influenciar de maneira significativa nos sistemas corporais. Portanto, avaliar e prescrever exercícios físicos com foco na capacidade cardiorrespiratória, é de suma importância.

SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C.  Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.

Considerando as informações acima e o seu livro didático, avalie as afirmativas.

I. A capacidade cardiorrespiratória pode ser avaliada por meio do consumo máximo de oxigênio.

II. O teste de Cooper é um dos testes que podem ser utilizados para avaliar a capacidade cardiorrespiratória.

III. Ao avaliar a capacidade cardiorrespiratória, não é possível observar anormalidades associadas ao sistema cardíaco.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 2

O diabetes é uma doença crônica que é caracterizada por glicose sanguínea acima dos níveis normais, resultante de defeitos na secreção ou ação do hormônio da insulina, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.

SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C.  Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.

Considere as informações acima e assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico de diabetes.

Alternativas

Alternativa 1:

O diabetes só pode ser diagnosticado com exame sanguíneo em jejum.

Alternativa 2:

Hemoglobina glicada igual ou acima de 7,5% é diagnóstico de diabetes.

Alternativa 3:

Hemoglobina glicada igual ou acima de 6,5% é diagnóstico de diabetes.

Alternativa 4:

O diabetes pode ser diagnosticado por meio da aferição da pressão arterial.

Alternativa 5:

Glicose plasmática de jejum acima ou igual a 226 mg/dL é diagnóstico de diabetes.

QUESTÃO 3

Um senhor de 50 anos, sedentário e sem nenhuma limitação física iniciou um programa de treinamento físico orientado por seu personal trainer. Este programa foi elaborado com uma frequência semanal de 5 vezes e duração de aproximadamente 60 minutos por sessão de treinamento. Após 6 meses de intervenção profissional alguns benefícios ligados a aptidão física relacionada a saúde foram identificados nas avaliações físicas.

SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2018.

Analisando a situação hipotética acima, assinale quais os componentes da aptidão física relacionado a saúde melhorar após os seis meses de treinamento.

I. Condicionamento neuro motor.

II. Aptidão cardiorrespiratória.

III. Progressão Sinovial.

IV. Força muscular.

A alternativa correta é.

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 4

O índice de massa corporal, comumente conhecido como "IMC", é um indicador de saúde importante, muito utilizado em pesquisas epidemiológicas da área da saúde, pois possibilita identificar o estado nutricional dos indivíduos utilizando o peso e a altura.

SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C.  Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.

Considerando o conteúdo que você aprendeu sobre IMC, assinale a resposta correta sobre este indicador de saúde.

Alternativas

Alternativa 1:

O IMC possibilita identificar a massa gorda e a massa magra dos indivíduos.

Alternativa 2:

O IMC é calculado por meio da divisão do perímetro da cintura e da estatura.

Alternativa 3:

Por meio do resultado do IMC é possível saber se uma pessoa está obesa.

Alternativa 4:

O IMC possibilita identificar a massa magra, mas não a massa gorda dos indivíduos.

Alternativa 5:

Por meio do resultado do IMC é possível saber se uma pessoa está praticando atividade física suficientemente.

QUESTÃO 5

O cenário epidemiológico está concentrado nos problemas decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis. Neste contexto, a aptidão física relacionada a saúde tem, como um dos seus objetivos, reduzir o desenvolvimento dessas doenças. Para esta finalidade cada componente da aptidão física pode ser avaliado isoladamente por testes específicos.

.

SMIRMAUL, B. P. C; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade Física e Qualidade de Vida. Maringá: Unicesumar, 2018.

A partir dos aspectos citados que foram discutidos no material da disciplina. Avalie quais são os testes/ instrumentos utilizados para cada componente da aptidão física abaixo, associando as duas colunas.

(1) “Aptidão cardiorrespiratória”           (          ) teste ergoespirométrico

(2) “Composição corporal”                   (          ) Teste de 1RM

(3) “Aptidão musculoesquelética”        (          ) teste de banco do Queen’s College

(4) “Flexibilidade”                                 (          ) pletismografia

                                                             (          ) DEXA

                                                             (          ) dinamômetro

                                                             (         ) teste de sentar e alcançar

                                                             (                                                                       ) goniômetro

A sequência correta desta classificação é:

Alternativas

Alternativa 1:

(1), (3), (1), (2), (2), (3), (4), (4).

Alternativa 2:

(2), (3), (4), (1), (1), (3), (1), (2).

Alternativa 3:

(2), (3), (1), (4), (2), (4), (1), (3).

Alternativa 4:

(1), (2), (3), (4), (2), (3), (2), (1).

Alternativa 5:

(3), (2), (4), (1), 2), (3), (4), (1).

QUESTÃO 6

A atividade física pode ser avaliada por meio de métodos diretos e indiretos. Um dos questionários mais utilizados para estimar o nível de atividade física dos indivíduos é o Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ.

SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C.  Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.

Considerando o exposto e o seu material didático, avalie as afirmativas abaixo:

I. A classificação do IPAQ é dividida em ativo, irregularmente ativo e sedentário.

II. Se você realizar pelo menos 15 minutos de atividade física contínua durante a semana você é considerado irregularmente ativo.

III. Você deve, obrigatóriamente, praticar pelo menos 150 minutos de atividade física vigorosa durante a semana, com no mínimo 30 minutos em cada sessão para ser considerado muito ativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 7

O diabetes é uma doença crônica que é caracterizada pelo nível glicêmico no sangue, ser acima do considerado "aceitável", resultante de defeitos na secreção ou ação do hormônio insulina. Essa doença pode estar associada à obesidade e hipertensão.

SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C.  Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.

Considere as informações acima e assinale a alternativa correta sobre a prescrição de exercícios físicos para diabéticos.

Alternativas

Alternativa 1:

Os diabéticos devem enfatizar atividades que utilizem grandes grupos musculares.

Alternativa 2:

Pessoas diabéticas devem praticar no mínimo 60 minutos de atividade física todos os dias da semana.

Alternativa 3:

Os diabéticos devem praticar o mínimo possível de atividade física devido a possibilidade de aumentar o grau da doença.

Alternativa 4:

A atividade física para diabéticos deve ser prescrita com intensidade vigorosa, ou seja, acima de 80% do VO2 de reserva.

Alternativa 5:

A atividade física para diabéticos deve ser prescrita com intensidade vigorosa, ou seja, acima de 90% do VO2 de reserva.

QUESTÃO 8

Os exercícios de fortalecimento muscular fazem parte de uma recomendação geral para a realização de atividades físicas para crianças e adolescentes. Contudo sabe-se que esse tipo de treinamento pode ocorrer de diferentes formas e isso pode acarretar em diferentes resultados. Além disso, a recomendação para esse tipo de atividade é que ocorra em mais de 3 dias por semana para essa classe da população.

SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2019.

Analisando as informações acima, avalie as alternativas a seguir e assinale qual corresponde a prescrição correta para os exercícios de fortalecimento muscular para crianças e adolescentes.

Alternativas

Alternativa 1:

Esse tipo de treinamento deve ser aplicado apenas de forma lúdica e sem desgaste da criança.

Alternativa 2:

Essas atividades devem ser apenas estruturadas, com controle de carga para estimular o máximo da força.

Alternativa 3:

As atividades não estruturadas devem ser recomendadas todos os dias e atividades estruturadas as três vezes semanais com carga máxima.

Alternativa 4:

Essas atividades podem ser estruturadas ( levantar peso ou trabalho com bandas elásticas) e/ou não estruturadas ( cabo de guerra, escalar árvores, entre outros).

Alternativa 5:

Os treinamento de fortalecimento muscular para crianças devem ser periodizados com cargas a partir do teste de 1 RM e utilização de cargas entre 80 e 90% da carga máxima encontrada, respeitando sempre a característica da criança.

QUESTÃO 9

A prescrição de exercícios para os idosos deve incluir exercícios de resistência muscular localizada, de fortalecimento muscular, de flexibilidade e exercícios aeróbios. Para garantir benefícios para a saúde, os  idosos devem aderir a prescrição de exercícios recomendada pela ACSM (2016). Os exercícios aeróbios devem ser realizados na frequência ≥  _______ dias/sem de atividades físicas de intensidade moderada ou ≥___________  dias/semana de atividade física de intensidade vigorosa, acumulando pelo menos  ___________  minutos ou até  ___________ min/dia, respectivamente. Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser realizados na frequência  ≥  _______ dias/sem, realizando pelo menos uma série de _________ repetições cada.

SMIRMAUL, B. P. C; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade Física e Qualidade de Vida. Maringá: Unicesumar, 2018.

De acordo com o exposto e do conteúdo abordado no material da disciplina sobre a prescrição de exercícios, assinale na sequência a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas

Alternativa 1:

5, 3, 30, 60, 2, 10.

Alternativa 2:

3, 5, 20, 30, 1, 20.

Alternativa 3:

1, 2, 10, 45, 3, 30.

Alternativa 4:

4, 4, 40, 15, 4, 5.

Alternativa 5:

2, 1, 30, 60, 5, 25.

QUESTÃO 10

A possibilidade de quantificar estes aspectos subjetivos de percepção levou ao desenvolvimento de métodos que pudessem ser aplicáveis, independentemente de sexo, idade e condição física. A maioria dos estudos desta área têm empregado a escala de percepção de esforço (EPE) desenvolvida por Borg (1982) por apresentar um boa associação com marcadores de intensidade de exercício.

SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2019.

Analisando as mais diversas possibilidades que podemos identificar com a utilização da EPE, avalie as alternativas a seguir e assinale as que melhor descrevem esse instrumento.

I. A classificação de intensidade do treinamento no instrumento é descrito como treino fraco e forte.

II. Na escala de 15 pontos, a intensidade moderada é considerada entre 12-14 pontos.

III. Em ambas as escalas, pode-se identificar quando o esforço máximo foi atingido.

IV. Na escala de 10 pontos, a intensidade leve varia de 0 à 2.

É correto o que se afirme em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

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