AE2 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE2 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

ATIVIDADE 2 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Zimerman (1999 apud TOMAZIN, 2012, p. 523) "Freud empregou o nome aparelho para caracterizar uma organização psíquica dividida em sistemas ou instancias psíquicas e suas funções de cada uma delas, ocupando certo lugar na mente. Há dois modelos topográficos onde o primeiro seria o consciente, pré‐consciente e inconsciente (percepção consciente). E o modelo topográfico 2 seria o ego, id, e superego".

 

TOMAZIN, S. S. O aparelho psiquico de Freud: nos tres mundos de popper, uma inteiração possível? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, UNOESTE, v. 9, n. Especial, jul–dez, 2012.

 

A partir dessa afirmação, leia e assinale a alternativa correta.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Os impulsos biológicos estão presentes no Ego.

 Alternativa 2 - O Superego é a sede de todo processo intelectual.

 Alternativa 3 - O Ego nos fornece imagens do que gostaríamos de ser, nossos modelos internos.

 Alternativa 4 - O Superego é o representante interno das regras e restrições familiares e sociais, emergindo do ID.

 Alternativa 5 - O Ego é responsável pela unidade da personalidade e está em contato com o mundo real, ele atua no princípio da realidade

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QUESTÃO 2

A epistemologia genética estuda os mecanismos e processos que levam o sujeito de um estado menor de conhecimento para estados de conhecimentos mais avançados.

 

Observe a imagem:

Fonte: https://cursocompletodepedagogia.com/epistemologia-genetica-de-jean-piaget-1896-1980/. Acesso em: 23 set. 2022.

 

Sobre a epistemologia genética, analise as afirmativas e assinale a correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - A epistemologia genética fez estudos teológicos sobre como ocorre o processo de desenvolvimento da inteligência.

 Alternativa 2 - Buscar como se dá o processo de desenvolvimento da inteligência não possui relações com as estratégias de aprendizado, por isso não é importante para educadores.

 Alternativa 3 - A aprendizagem, para a epistemologia genética Piagetiana, sempre será desencadeada por uma situação de desequilíbrio, em que o sujeito resgata seus esquemas existentes, assimila e acomoda novos conhecimentos.

 Alternativa 4 - De acordo com Piaget, o conhecimento é uma herança hereditária, física ou social.

 Alternativa 5 - Para a epistemologia genética, o conhecimento é prefixado nas relações estabelecidas entre sujeito e objeto.

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QUESTÃO 3

As inquietações de Vygotsky sobre o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento perpassavam pela produção da cultura, como resultado das relações humanas. Por conta disso, ele procurou entender o desenvolvimento intelectual a partir das relações histórico-sociais, ou seja, buscou demonstrar que o conhecimento é socialmente construído pelas e nas relações humanas (p. 204).

 

LEITE, C. A. R.; LEITE, E. C. R.; PRANDI, L. R. A aprendizagem na concepção histórico cultural. Akrópolis, Umuarama, UNIPAR, v. 17, n. 4, p. 203-210, out./dez. 2009.

 

Considerando os princípios da teoria desenvolvida por Vygotsky, analise as afirmativas, a seguir, e considere V para verdadeiras e F para falsas.

 

  1. Desenvolvimento e aprendizagem não acontecem no mesmo ritmo, compreendendo que a aprendizagem acontece de maneira mais rápida do que o desenvolvimento.
  2. O processo de desenvolvimento da inteligência depende que suas capacidades sejam compartilhada, por meio da interação e trocas entre o sujeito e o ambiente.

III. As funções psicológicas elementares, como a atenção não-consciente, sensações e memória natural são características tipicamente humanas.

  1. No processo de organização das funções psicológicas superiores deve-se considerar a transladação da regulação intermental para a intramental.
  2. A formação das capacidades do sujeito antes de se desenvolverem individualmente, estão disponíveis na sociedade - na cultura.Todos os fatores podem influir diretamente no processo de desenvolvimento do indivíduo no decorrer da vida.

 

As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V, F, F.

 Alternativa 2 - V, F, V, F, V.

 Alternativa 3 - V, F, V, V, V.

 Alternativa 4 - F, F, V, V, V.

 Alternativa 5 - V, V, F, V, V.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

O estudo de Cristovam et al. (2010 apud OLIVEIRA-MENEGOTTO et al, 2013, p. 207) utilizou questionários com estudantes do ensino fundamental para identificar a frequência com que ocorrem as situações de bullying, os locais de maior ocorrência, os motivos que levam à violência, a aceitação, os pedidos de ajuda e o conhecimento sobre a punição. Os resultados revelaram que 78,8% dos alunos participantes estiveram envolvidos em atos de bullying e que as vítimas de bullying apresentam mais problemas de saúde e uma tendência quatro vezes maior para o suicídio em comparação a outros escolares.

 

OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M.et al. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 15, n. 2, p. 203-215, ago. 2013 . Disponível em https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 nov. 2021.

 

Sobre a temática apresentada, leia e assinale a alternativa correta.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Ocorre em ocasiões específicas e isoladas.

 Alternativa 2 - A indiferença dos adultos em relação as agressões favorecem para minimizar os conflitos.

 Alternativa 3 - Apenas as discussões e maus tratos no cotidiano familiar são os geradores do bullying.

 Alternativa 4 - A escola tem como compromisso na elaboração, estruturação e transmissão de conteúdos científicos, cabe a família o processo de formação do sujeito.

 Alternativa 5 - Apresenta inúmeras e variadas causas, tratando-se de atitudes hostis, que violam o direito à integridade física, psicológica e à dignidade humana, ameaça o direito à educação e o desenvolvimento.

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QUESTÃO 5

Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e sim uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências filogenéticas, e indivíduos com uma história passada semelhante podem partilhar de contingências semelhantes e, portanto, para certas variáveis é possível descrever funções semelhantes para diferentes indivíduos (MATOS, 1995, p.7).

MATOS, M. A. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. In: Bernard Rangé (org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva: prática, aplicações e problemas. Campinas, Editorial Psy, 1995.

 

Observe a imagem:

Fonte: adaptado de: https://universodapsicologia.com/behaviorismo/. Acesso em: 03 nov. 2022.

 

De acordo com seus estudos sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas:

 

  1. O objetivo dos behavioristas era compreender o que influencia ou não o comportamento humano.
  2. O Behaviorismo não pode ser utilizado para compreender a educação, pois foca apenas no funcionamento do organismo.

III. O Behaviorismo nos demonstra, na área educacional, a importância do plano de aula e planejamento.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a "mente", a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e uma certa dimensão "intrapsíquica", das emoções, do desejo, do inconsciente o "reino da subjetividade". Implica, portanto, enunciar o "psicológico" objetivando tais instâncias: construindo-as como "realidades psíquicas", universalizando-as, substancializando-as e naturalizando-as, ancorando-as nas objetividades do corpo e da natureza, bem ao estilo do modelo de ciência da época (PRADO FILHO, MARTINS, 2007, p.14).

 

PRADO FILHO, K.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade., Recife, CFCH – UFPE, v.19, n. 3, dez., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NJYycJNvX58WS7RHRssSjjH/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2021.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.

 

I – A prática pedagógica invoca o professor ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e, com isso, promove por meio da mediação, a apropriação dos instrumentos e signos culturais que vão proporcionar o desenvolvimento do aluno em sua totalidade.

 

PORQUE

 

II – O conhecimento científico possibilita ao sujeito satisfazer necessidades que até então não foram identificadas por ele, levando aos outros níveis, no entanto o desenvolvimento alcançado é apenas social.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a primeira.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), [...] a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança [...] que ocorrem nas pessoas em consequência de sua participação em uma ampla gama de situações ou atividades educacionais.

 

AMARAL, V. L. Psicologia da educação. Natal: EDUFRN, 2007. Disponível em: https://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Psicologia_Educacao/Psi_Ed_A01_J_GR_20112007.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

 

Diante disso e considerando a contribuições de diferentes áreas da psicologia para a Psicologia da Educação, analise as afirmativas.

 

  1. O foco da psicologia experimental é na observação e experimentação.
  2. Os indivíduos podem apresentar diferenças, que podem ser verificadas desde o nascimento.

III. Os testes de inteligência auxiliam o campo teórico da Psicologia da Educação, pois permitiram a medição da inteligência.

  1. O movimento psicanalítico também contribuiu com o conceito de estágios do desenvolvimento, destacando as peculiaridades da infância, adolescência, vida adulta e velhice.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - I e II apenas.

 Alternativa 3 - I, II e III apenas.

 Alternativa 4 - II, III, e IV apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

Em 1974, o conceito de burnout surgiu para nomear o esgotamento típico das profissões de cuidado. É geralmente definido como síndrome psicológica decorrente do estresse crônico laboral, composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização/cinismo e baixa realização pessoal.

 

VIEIRA, I.; RUSSO, J. A. Burnout e estresse: entre medicalização e psicologização. Physis: Revista de Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, IMS-UERJ, v. 29, n. 02, Ago., 2019. Disponível em: https://scielosp.org/article/physis/2019.v29n2/e290206/. Acesso em: 19 nov. 2021.

Com base nas dimensões da Síndrome de Burnout, assinale a afirmativa a qual se caracteriza por essa síndrome.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - A Síndrome de Burnout não interfere no processo de ensino-aprendizagem e na relação com o aluno.

 Alternativa 2 - A professora Mariana chega todo dia exausta da escola, reclama que os alunos não pararam um minuto.

 Alternativa 3 - A reclamação da professora Rosemary durante o intervalo é constante, sempre destacando a baixa valorização do trabalho e o salário baixo.

 Alternativa 4 - Professor Mário ligou para a escola novamente, não consegue vir lecionar, isto tem sido uma constante, fala que não vê sentido no seu trabalho.

 Alternativa 5 - Os pais da turma da professora Rudenildes comentam seu comportamento alienado, fala de assuntos que fogem ao contexto escolar.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

"A assimilação não se reduz (...) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas" (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.

 

Fonte: PÁDUA, G. L. D. de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [s. l.], n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:

  1. Piaget possibilitou a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como os seus comportamentos, descrevendo cada estágio do desenvolvimento – da infância à adolescência.

PORQUE

 

  1. Segundo a teoria de Piaget, a escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação da criança e partir deles.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46).

Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação.

Maringá: Unicesumar, 2021.

O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa e indevida e, muito dessas críticas são, na verdade, críticas à psicologia de Watson e não ao behaviorismo radical de Skinner. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o behaviorismo radical.

Fonte: adaptado de: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n3/v23n3a09.pdf.

Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:

 

  1. O Manifesto Behaviorista, de John Broadus Watson, é de grande importância para a teoria, pois pode ser considerado uma de suas bases.

PORQUE

  1. Muito da teoria desenvolvida por Watson pode ser encontrada ainda no que se conhece por Behaviorismo Radical, apresentado por Skinner, que defende que o comportamento é construído por meio dos processos de variação e seleção.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

 

 

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