A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico.

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DESCRIÇÃO

A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico.

MAPA - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2024

 

Texto 1

 

PPP deve ser elaborado coletivamente partindo do diagnóstico do contexto escolar, por meio do qual se dará a definição das ações. Contudo, no cotidiano escolar, o principal desafio na elaboração desse documento é o envolvimento e a participação da comunidade educativa. Vale ressaltar que, por meio da participação, as pessoas avaliam as ações realizadas, propõem novos caminhos, partilham seus saberes e experiências, por isso, a importância de que haja realmente a participação de todos e que por essa razão é um processo inconcluso, ou seja, está sempre em construção (FILIPIM; PASQUINI, SOUZA, 2018, p. 82).

Fonte: FILIPIM, Priscila Viviane de Souza; PASQUINI, Adriana Salvaterra; SOUZA, Marcia Maria Previato de. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

 

 

Texto 2

 

A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico.

A gestão democrática favorece o exercício da cidadania, e a escola o possibilita ao abrir espaços de participação e diálogo. A LDB normatiza o PPP como uma ação coletiva para a conquista da Educação de qualidade. Ela concretiza as normas que regulamentam os meios necessários para a garantia ao direito de aprendizagem de todos e cada um dos alunos, como o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula, a recuperação para aqueles de menor rendimento e a participação nos horários de planejamento para desenvolver planos de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Não existe lei federal que define a obrigatoriedade da elaboração do PPP, mas indicam a autonomia das escolas terem seus planos e construírem mecanismos de participação dos profissionais e da comunidade no processo de elaboração. De qualquer forma, nenhum gestor escolar deveria se sentir bem sem ter um planejamento para sua escola. É direito dos pais e familiares conhecer o PPP da escola onde irão matricular seus filhos (CEDAC, 2016, p. 17-18).

 

Fonte: Comunidade Educativa CEDAC. Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar. São Paulo : Fundação Santillana, 2016. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/_uploads/_posts/50.pdf?157483332. Acesso em 16 de agosto de 2024.

 

Texto 3

 

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a uma determinada ruptura. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (GADOTTI, 1994, p. 579).

Fonte: GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Anais. Brasília, 1994.

 

Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico - PPP, podemos identificar sua importância e necessidade no contexto escolar. Pensando neste documento, a proposta para você aluno, é desenvolver o PPP, em especial o Capítulo I – Marco Situacional, como proposta do MAPA, conforme os critérios expressos a seguir.

 

Você deve fazer o preenchimento seguindo as informações expostas e preenchendo apenas o que for solicitado.

As informações apresentadas não podem ser de dados já existentes em estabelecimentos oficiais.

 

A instituição de ensino deverá ser Ensino Fundamental.

 

Nome do Estabelecimento:

Endereço:

Município:

Estado:

Telefone:

e-mail:

Dependência administrativa:

Núcleo Regional de Educação:

Entidade Mantenedora:

Localização:

CAPÍTULO I – MARCO SITUACIONAL

Observação: os itens abaixo deverão ser descritos em forma de texto

1. Organização da entidade escolar

1.1. Oferta de Ensino.

O estabelecimento Oferta:

Qual a idade dos alunos atendidos?

O Atendimento é parcial ou integral? Há atendimento intermediário?

Qual(is) o turno(s) de funcionamento?

Oferta a Educação Especial? Em quais modalidades?

1.2. Histórico do Estabelecimento

Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções.

Justificar a escolha do nome do estabelecimento e incluir breve biografia do patrono, caso a escolha tenha sido feita em homenagem a alguém.

1.3. Recursos Físicos Materiais e Humanos

Qual o número de:

• Turmas:

• Alunos:

• Professores:

• Pedagogos/Coordenadores:

• Funcionários:

• Diretor Auxiliar:

OBSERVAÇÃO: Apenas quantificar.

Qual o número dos Ambientes Pedagógicos e seus Recursos Materiais (o que tem em que cada ambiente):

• Salas de aula;

• Sala de Recursos;

• Salas de contraturno;

• Sala de Apoio Pedagógico;

• Sala de Multimídia;

• Laboratório de Ciências, Química e Biologia;

• Biblioteca;

• Laboratório de Informática;

• Classe Especial;

• Auditório;

• Parques;

• Pátios;

• Outros: Quais?

1.4. Regime Escolar: (  ) Anual (   ) Semestral

1.5. Organização Escolar: ciclo, série, etapa ou outras formas de organização?

1.6. Organização Curricular: 

Desenvolver as competências e habilidades, Promover, Fomentar.

A organização curricular no PPP é o planejamento detalhado de “o quê”, “quando” e “como” ensinar, de modo a alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pela escola.

1.7. Considerações sobre o Calendário Escolar:

O que está previsto no calendário? (Descrever).

1.8. Caracterização da Comunidade Escolar:

Qual a renda média dos pais (salário mínimo)?

 

​Atenção:

 

​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.​

​- ​A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.

- Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café). Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o Mediador.

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