A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de contextualizar o ensino da Matemática, relacionando os conteúdos com situações práticas e cotidianas dos alunos. Essa abordagem visa não apenas a memorização de conceitos

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de contextualizar o ensino da Matemática, relacionando os conteúdos com situações práticas e cotidianas dos alunos. Essa abordagem visa não apenas a memorização de conceitos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de contextualizar o ensino da Matemática, relacionando os conteúdos com situações práticas e cotidianas dos alunos. Essa abordagem visa não apenas a memorização de conceitos, mas o desenvolvimento de competências críticas e analíticas que permitam a aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
Segundo Brasil (2017), "a Matemática deve ser compreendida como uma linguagem que possibilita a leitura e a interpretação do mundo, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios da vida cotidiana e do mundo do trabalho”.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.


Com base nas informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I - A BNCC recomenda que o ensino de Matemática na Educação Básica seja contextualizado, integrando os conteúdos matemáticos com situações do dia a dia dos estudantes.

PORQUE

II - Isso ocorre porque o objetivo central do ensino de Matemática é promover a memorização de fórmulas e algoritmos, garantindo que os alunos sejam capazes de reproduzir conhecimentos abstratos em avaliações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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