A avaliação escolar é um meio utilizado pelos profissionais da educação que objetiva averiguar o aprendizado dos estudantes, analisar a eficácia dos métodos aplicados e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.

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DESCRIÇÃO

A avaliação escolar é um meio utilizado pelos profissionais da educação que objetiva averiguar o aprendizado dos estudantes, analisar a eficácia dos métodos aplicados e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação escolar é um meio utilizado pelos profissionais da educação que objetiva averiguar o aprendizado dos estudantes, analisar a eficácia dos métodos aplicados e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. Envolve os alunos, os professores e a própria escola. O processo avaliativo não deve apenas valorizar respostas corretas, mas também utilizar as atividades diárias dos alunos como meio de verificar o processo de ensino. Assim, o professor deve incorporar possíveis mudanças em sua metodologia para que os alunos tenham uma melhor aprendizagem. “Educar é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente” (GADOTTI, 1984, p. 40). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) apresenta uma ruptura da avaliação tradicional que possui um caráter quantitativo, classificatório e baseado em notas. A LDB também permitiu a inclusão de um processo avaliativo de caráter nacional, tanto a nível institucional quanto acadêmico, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. É imprescindível que todos os profissionais da educação conheçam os detalhes do processo avaliativo, já que um docente que não sabe avaliar, não consegue rever sua própria prática, dificultando o alcance das necessidades dos estudantes.

Fonte: JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

Sobre a Avaliação Escolar, leia as assertivas a seguir 
I. A avaliação escolar deve se concentrar na mensuração quantitativa do desempenho dos estudantes, valorizando apenas as respostas corretas nas provas e testes.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) promoveu uma ruptura com a avaliação tradicional, introduzindo um enfoque mais qualitativo e abrangente no processo avaliativo.
III. A função formativa da avaliação visa monitorar o progresso dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem, permitindo ajustes na metodologia do professor.
IV. A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as dificuldades dos estudantes antes do início de um novo conteúdo, ajudando a planejar estratégias pedagógicas adequadas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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