
A ação reuniu o Comando de Missões Especiais (CME), o Corpo de Bombeiros, e as equipes de segurança dos seis principais
A ação reuniu o Comando de Missões Especiais (CME), o Corpo de Bombeiros, e as equipes de segurança dos seis principais
A ação reuniu o Comando de Missões Especiais (CME), o Corpo de Bombeiros, e as equipes de segurança dos seis principais shoppings da Região Metropolitana de Belém.
Simulações práticas e alinhamento de protocolos
Durante o treinamento, foram realizadas simulações realistas com o objetivo de testar protocolos e oferecer subsídios técnicos às equipes de segurança. O foco é alinhar os procedimentos adotados pelos estabelecimentos privados com os da Polícia Militar, sem interferir nos seus fluxos internos.
Segundo o coronel Mariuba, comandante do CME, a iniciativa busca fortalecer a cooperação entre a PM e os estabelecimentos comerciais. “Cada shopping possui seu próprio protocolo de atendimento, mas muitas ocorrências acabam sendo atendidas pela PM. Nosso objetivo é orientar sobre os melhores procedimentos para que a crise não se agrave e o atendimento seja eficiente”, explicou.
Ele destacou que ações simples, como acionar corretamente o 190, podem evitar desdobramentos mais graves. Em casos mais complexos, entra em ação a tropa especializada.
Parceria estratégica com empreendimentos privados
De acordo com o major Rocha, comandante do BOPE, a solicitação para o treinamento partiu dos próprios shoppings. “Eles pediram esse apoio junto ao Comando-Geral, e estamos oferecendo instruções teóricas e práticas sobre gerenciamento de crise. Hoje, por exemplo, a simulação envolveu uma ocorrência com uma pessoa com transtorno psicológico”, relatou.
Segurança privada reconhece importância da capacitação
O supervisor de segurança do shopping participante, Isaías Santabrisda, destacou que o treinamento trouxe novas ferramentas para lidar com situações delicadas. “Já gerenciei algumas ocorrências, mas sempre de forma empírica. Agora, com esse treinamento, entendo a importância de ter preparo técnico. Foi essencial para toda a equipe”, afirmou.
Ações continuam nos próximos dias
A PM informou que novas capacitações já estão previstas, contemplando diferentes cenários de risco. Entre os temas a serem abordados nas próximas semanas estão: gerenciamento de crise com risco de artefatos explosivos e gerenciamento de crise em manifestações e protestos.
A iniciativa segue as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reforça a integração entre as forças públicas e privadas com foco na prevenção e resposta qualificada a eventos críticos.
Fonte: https://www.agenciapara.com.br/noticia/67515/policia-militar-realiza-treinamento-de-gerenciamento-de-crise-em-shopping-em-belem. Acesso em: 24 jun. 2025.
Analisando este caso da Polícia Militar do Pará que realiza treinamento de gerenciamento de crise em shopping centers, podemos ver que muitos agentes de segurança privada ainda desconhecem aspectos básicos sobre o gerenciamento de crises, citando expressamente o conhecimento empírico como único recurso para lidar com um evento de crise em um shopping, ambiente de grande circulação e tido como espaço seguro para muitas pessoas, ressaltando a necessidade de difundir o conhecimento técnico para profissionais de segurança como um todo.
Com base em seus conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso e das leituras realizadas, discorra sobre quais são os principais pontos vulneráveis em um shopping center no contexto da segurança pública e da gestão de crises. Cite ao menos três exemplos de situações críticas que podem ocorrer nesse tipo de ambiente. Para cada exemplo, justifique por que se trata de um ponto vulnerável e quais estratégias e protocolos devem ser adotados para o gerenciamento eficaz da crise.
Bons estudos!
