
3. Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento.
3. Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento.
MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 54_2024
Os avanços nos estudos e tecnologias têm sido fundamentais para o progresso da ciência do treinamento esportivo. Nesse contexto, é imperativo que os profissionais da área de Educação Física compreendam profundamente essas evoluções para poderem aplicá-las de forma eficaz, proporcionando benefícios significativos tanto a atletas quanto a indivíduos não atletas.
PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.
Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de alto rendimento do futebol adulo. Para testar seus conhecimentos, o preparador físico lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.
Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO, que se encontra no Material da Disciplina;
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO;
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
- Cópias parcial ou total serão zeradas (caso não forem feitas as devidas citações e referências, de acordo com as normas da ABNT).
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA.
TAREFA 01
Os ciclos clássicos de estresse (estímulo), recuperação e supercompensação frequentemente são baseados na depleção de glicogênio induzida pelo exercício físico. No entanto, é crucial considerar outros aspectos, como a recuperação muscular que envolve não apenas a reposição de glicogênio, mas também a reparação de microlesões nas fibras musculares, a restauração do equilíbrio eletrolítico e a otimização dos processos anabólicos.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- A figura 01 abaixo apresenta um clássico ciclo de supercompensação de uma sessão de treinamento.
Figura 01 – Representação da supercompensação.
Após analisar a figura 01, explique, de maneira simples, o que acontece em cada uma das fases. Em complemento, fale também o que acontece quando o programa de treinamento intenso não varia os estímulos e as sessões.
- É de conhecimento que o aumento da carga de treino não deve ser linear sempre, pois é preciso fornecer um tempo hábil para que os indivíduos se adaptem às demandas de esforço. Um exemplo prático de uma progressão ideal é visto na figura 02 abaixo.
Figura 02 – Exemplo de progressão de carga em um mesociclo.
Após analisar a figura 02, explique, como acontece a progressão de carga no mesocilco apresentado. Além disso, fale também quais são possibilidades que os treinadores têm, para controlar a carga de treinamento, citadas no livro da disciplina.
TAREFA 2
No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, parâmetros como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são ajustados para determinar e regular o volume total do treinamento, por exemplo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
- Os treinos físicos visando aprimorar a aptidão cardiorrespiratória são essenciais para jogadores de futebol. Entre as abordagens para desenvolver este aspecto da aptidão física, destaca-se o treinamento intervalado de corrida, caracterizado pela alternância entre períodos de estímulo e recuperação.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para organizar o volume de treinamento de um microciclo com treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação passiva. Para tanto, considere as seguintes informações:
- O microciclo é composto por 4 sessões;
- Cada sessão será composta por uma série de corrida, em máxima velocidade, para uma distância de 60m;
- Na primeira sessão serão realizadas 6 repetições da corrida, com um intervalo (recuperação passiva) de 2 minutos entre elas;
- Como forma de progressão da carga, a cada sessão deverá ser adicionada duas (2) repetições da corrida.
MICROCICLO 2 | ||||
Repetições | Distância | Volume total da sessão
(distância total) |
||
Segunda-feira | Sessão 1 | 6x | 60m | |
Terça-feira | Sessão 2 | |||
Quarta-feira | Jogo | --- | --- | --- |
Quinta-feira | Sessão 3 | |||
Sexta-feira | Sessão 4 | |||
Sábado | Descanso | --- | --- | --- |
Domingo | Jogo | --- | --- | --- |
Volume total do microciclo
(distância total) |
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I - O volume total do microciclo é de 240 metros;
II - A sessão 1 possui um volume total de 360 metros;
III - A diferença do volume total entre a sessão de terça-feira e de sexta-feira é de 340 metros;
IV - A diferença entre o volume total do microciclo e o volume total da sessão de segunda-feira é de 1800 metros.
Assinale a alternativa correta.
- I e II apenas.
- I e III apenas.
- II e IV, apenas.
- I, II e III, apenas.
- I, II, III e IV.
- Para jogadores de futebol, os treinos destinados a aumentar a força muscular são essenciais. Entre as estratégias para desenvolver essa capacidade, o treinamento resistido se destaca, especialmente por meio do exercício de agachamento livre com pesos.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para planejar um mesociclo de base com 400 repetições totais e composto por 5 microciclos, sendo 2 sessões (quarta-feira e sábado) em cada microciclo. Além disso, esse mesociclo deverá ser planejado com a seguinte progressão de volume 10%, 20%, 40%, 20%, 10% entre os microciclos. Por fim, em cada microciclo as repetições devem ser divididas igualmente entre as sessões.
Mesociclo de Base: 400 repetições totais de agachamento livre | |||||
Microciclo 1 (10%) | Microciclo 2 (20%) | Microciclo 3 (40%) | Microciclo 4 (20%) | Microciclo 5 (10%) | |
Repetições do microciclo | |||||
Repetições da Quarta-feira | |||||
Repetições da Sábado |
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I - O volume do microciclo 1 e 5 é de 44 repetições;
II - O volume de cada sessão dos microciclos 2 e 5 são respectivamente 40 e 20;
III - O volume da sessão de sábado do microciclo 3 é 2x maior que a sessão de quarta-feira do microciclo 5;
IV - O volume da sessão de quarta-feira do microciclo 1 é a metade da sessão de sábado do microciclo 2.
Assinale a alternativa correta.
- I e III, apenas.
- II e IV, apenas.
- I, II e III, apenas.
- I, III e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
TAREFA 3
A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão. Este método, validado cientificamente, não apenas assegura a eficiência dos treinamentos e a prevenção de lesões, mas também permite a individualização dos programas de treinamento, adaptando-os às capacidades e limitações de cada pessoa, otimizando os resultados e promovendo a saúde dos praticantes. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
Dia | Sessão
(treino) |
Duração
(volume) |
PSE | PSE da sessão | |
Segunda-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 60 | 5 | |
Tarde | Treino tático | 180 | 3 | ||
Terça-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 75 | 6 | |
Tarde | Treino tático | 90 | 3 | ||
Quarta-feira | Manhã | Treinamento resistido | 90 | 5 | |
Tarde | --- | --- | --- | --- | |
Quinta-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 80 | 7 | |
Tarde | Treino tático | 180 | 3 | ||
Sexta-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 85 | 8 | |
Tarde | Treino tático | 90 | 3 | ||
Sábado | Manhã | Treinamento resistido | 90 | 6 | |
Tarde | --- | --- | --- | --- |
Quadro - Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?
- Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido?
- Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.

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