
2 - Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido à cognição
2 - Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido à cognição
MAPA - NUT - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - 54_2024
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma área de conhecimento e ação que busca promover hábitos alimentares saudáveis, adequados e sustentáveis, por meio de princípios que valorizam a intersetorialidade, a transdisciplinaridade e o trabalho multiprofissional. Segundo o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, a prática de EAN deve ser contínua, utilizando bases educacionais fundamentais para a formação do comportamento alimentar de indivíduos e grupos populacionais, e deve ir além dos aspectos nutricionais, incorporando também uma perspectiva sustentável. Promover uma alimentação saudável, associada a práticas sustentáveis, é essencial para desenvolver sistemas alimentares que respeitem o meio ambiente. O Guia Alimentar para a População Brasileira incentiva o consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar e locais, além de valorizar a cultura regional e fortalecer a economia local.
Fonte: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55670. Acesso em: 16 set. 2024.
A promoção da saúde, por meio da alimentação, é essencial para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabete. Entender os contextos social e cultural da comunidade é crucial para desenvolver um programa eficaz de EAN. A educação alimentar vai além da mera transmissão de informações; é preciso transformar comportamentos alimentares, considerando os desafios locais.
A cidade de "X" possui uma população carente com altos índices de sobrepeso e obesidade, além de grande consumo de alimentos ultraprocessados. O acesso a alimentos frescos, como frutas e vegetais, é limitado, e muitos moradores relatam dificuldades econômicas para melhorar sua alimentação. Você foi convidado a realizar uma imersão na comunidade, realizando entrevistas com os moradores, mapeando os principais hábitos alimentares e as barreiras econômicas e culturais para uma alimentação saudável e desenvolver um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para essa comunidade.
Você terá que estruturar um projeto de educação alimentar e nutricional que respeite as particularidades culturais e econômicas da comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis de forma sustentável.
Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, você consegue identificar em quais etapas e conceitos você precisa se aprofundar para realizar esse trabalho?
Depois das informações citadas, é hora de iniciarmos nosso projeto.
Enquanto Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso.
1 - Pensando em processo de educação e comunicação em saúde, sugira alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a teoria seja colocada da melhor forma e entendimento para o grupo citado.
2 - Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido à cognição ser de extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar e nutricional na comunidade, justificando sua resposta.
3 - Vamos para seu primeiro treinamento. Após ter aplicado um questionário para conhecer questões de hábitos alimentares do grupo a ser trabalhado, você encontrou relatos de que alguns moradores pretendem fazer algumas mudanças em seu comportamento alimentar durante a aplicação do projeto. Eles até descreveram que a forma que fazem atualmente pode trazer malefícios a saúde deles, mas ainda sentem alguns obstáculos para a mudança. Pensando no modelo transteórico, cite e explique por qual estágio de mudança esse grupo está passando.
4 - Agora, chegou o momento de relatar à equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo de moradores da comunidade. Lembre de levar em consideração as particularidades culturais e econômicas da comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis de forma sustentável. Quais são os maiores desafios enfrentados por essa comunidade em termos de alimentação saudável? Como as ações do nutricionista podem impactar positivamente a qualidade de vida dessas pessoas? Quais estratégias você poderia adotar para garantir que as mudanças sejam sustentáveis a longo prazo? Enumere três temas que você acha de grande relevância e realize o planejamento de um deles de forma detalhada, utilizando o quadro a seguir. Utilize sua criatividade e o material extra para auxiliar na construção dessa ação.
Título da atividade |
|
Público-alvo |
|
Objetivo geral da atividade |
|
Materiais de apoio necessários |
|
Descrição da atividade |
Para realizar essa atividade, você deverá realizar a leitura dos Temas 1, 2, 3, 4 e 5 do livro didático.
Para responder aos itens apresentados, você pesquisará e analisará a teoria do livro, além de utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial no campo de respostas em seu Formulário MAPA, disponível em Material da Disciplina. Salvar no formato PDF, conforme as instruções, e anexar no campo de resposta da Atividade MAPA.
Material Complementar para respostas disponíveis na Sala do Café.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


