
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Marketing de Eventos.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Marketing de Eventos.
MAPA - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 54_2024
Olá, estudante!
Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Tópicos Contemporâneos em Marketing.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo.
Atividade: Marketing de Eventos.
Os eventos devem ser vistos e pensados como uma ação mercadológica capaz de auxiliar na propagação de uma marca, e na venda de produtos e/ou serviços existentes no mercado. Assim, é preciso compreender: “[...] o papel dos eventos é atingir um público-alvo por meio de um planejamento que visa alcançar resultados positivos. Assim, para o desenvolvimento de um evento, é preciso ter em mente estes conceitos, a fim de atender, dentro das características do ambiente, as expectativas do público-alvo para o qual ele se destina”. (Quincoses; Calvi; Struett; Cancian, 2021, p. 158).
Fonte: QUINCOSES, L. M.; CALVI, J. L.; STRUETT, T. S.; CANCIAN, N. M. Marketing político e campanhas eleitorais: estratégias e processos de personalização. Curitiba: Editora Appris, 2021.
E, para isso, o evento deve ser planejado, com análises e estudos não apenas de seu público, mas também de mercado, para que sua viabilidade seja verificada. Vamos a um exemplo de um evento que envolve a participação de diversas marcas.
A preparação do Rock in Rio começa muito antes de sua realização, afinal, não devemos pensar apenas no dia do evento, mas antes, durante e após a sua realização.
Fonte: https://sampacomfamilia.com.br/rock-in-rio-2024-organizacao-conta-bastidores-do-festival/. Acesso em: 5 set. 2024.
São cerca de 270 pessoas dedicadas diretamente à organização do festival, além de mais de 500 envolvidos na construção e ajustes da infraestrutura neste momento. Com um time tão grande, a coordenação entre diferentes departamentos é crucial para garantir que as peças do quebra-cabeça se encaixem. Desde a Logística, Acessibilidade e Produção até o Credenciamento e Curadoria Artística, cada aspecto é planejado para garantir que tudo corra perfeitamente.
São dois anos de organização para que o evento aconteça, havendo equipes responsáveis pelo Marketing, Departamento Artístico, Parcerias, Produção, Engenharia, entre outros.
O Rock in Rio acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival, e que exige muita organização, para que tudo ocorra como o esperado.
Agora é a sua vez de pensar no nos Eventos como uma estratégia de marketing. Vamos começar?
Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
1) Antes de realizar qualquer evento, é preciso organizar, por meio de um planejamento, para que as ações ocorram da maneira esperada e tragam resultados satisfatórios as empresas e marcas. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando as características dos eventos quanto a Data de Realização, o Perfil dos participantes e os Objetivos.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Marketing de Eventos.
Assim, escolha e pesquise 1 (um) evento real, podendo ser esse local, nacional e/ou internacional, e que será usado para responder à questão 2 e 3 da atividade MAPA.
Utilize as informações que coletou, e preencha a tabela a seguir:
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Evento |
(Apresente, brevemente, o evento, determinando sua data, local de realização, público alvo e apresentando quem o está realizando – empresa, marca, produto e/ou serviço. Elabore um texto entre 10 e 15 linhas).
|
Marketing e Comunicação do Evento |
(Apresente 1 (um) material de divulgação do evento, podendo ser print de uma ação de comunicação ou um vídeo. Não se esqueça de citar a fonte de onde o material pode ser visualizado).
|
3) Agora é hora de analisar o evento escolhido. No material da disciplina, na Unidade 5, você encontrará informações que devem ser apresentadas no planejamento de um evento, bem como, seus pontos que devem ser trabalhados. Essas informações devem servir de apoio para que você possa preencher a planilha a seguir com as informações do evento que você escolheu.
Vamos lá? Utilize as informações que você já coletou, e apresentou anteriormente, e, caso necessário, pesquise novos dados e conteúdos sobre o evento escolhido anteriormente. Em seguida, preencha a planilha a seguir:
EVENTO | Apresente aqui o nome do evento |
PORTE DO EVENTO | Defina o porte/tamanho do evento (pequeno, médio, grande, macro ou mega evento). Apresenta dados que confirmem sua resposta, citando a fonte de coleta da informação.
Fonte: |
PERFIL DOS PARTICIPANTES | Defina se o perfil dos participantes é geral, dirigido ou especifico, e, justifique sua resposta. |
OBJETIVOS | Determine o objetivo do evento (científico e cultural; de caráter comercial; social), justificando sua resposta. |
NATUREZA DO EVENTO | Defina se este é um evento aberto ou fechado, e justifique sua escolha. |
Bons Estudos!

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


