
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme).
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme).
MAPA - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2024
Leia o trecho:
As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade no reconhecimento de letras; conflito de letras na grafia; conflito na distinção de sons parecidos; complicações durante o processo de aprendizagem, relacionados à letra-som, invertendo sílabas ou palavras; diminuição do léxico; troca de palavras parecidas; supressão ou adição de letras ou sílabas; repetição de sílabas ou palavras; separação incorreta de sílabas; falta de maturidade fonológica; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou transtorno de aprendizagem (CAPELLINI; MARTINS, 2011; FUKUDA; CAPELLINI, 2012).
CAPELLINI, S.A.; MARTINS, M.A. Intervenção precoce em escolares de risco para a dislexia: revisão da literatura. Revista CEFAC, v. 4, n. 13, p. 749-755, 2011. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em 22 jun. 2024.
FUKUDA, M. T. M; CAPELLINI, S. A. Programa de Intervenção Fonológica Associado à Correspondência Grafema-Fonema em Escolares de Risco para a Dislexia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 25, n.4, p. 783-790, 2012. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 13 jun. 2024.
Considerando as características da dislexia, assista ao filme "Como estrelas na terra toda criança é especial", do autor Amole Guptee, que conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente.
O filme está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ql1lexvIkcc (link do vídeo também disponível na Sala do Café).
Faça a leitura do tópico 2 da Unidade 4 do livro didático: "Recomendações para o Trabalho Educacional e Inclusivo dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Aula Comum".
Agora, vamos aos passos do MAPA:
Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações:
- a) Cite duas dificuldades apresentadas pelo personagem Ishaan do filme, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.
- b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme).
- c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre as especificidades de seus alunos para realizar adaptações curriculares adequadas para atendê-los.
Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.
- Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.
- Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
- O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.
- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
- Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta "Fale com o Mediador"

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


